Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Venda de Piscos, Melros etc..!

+17
ribeiroa
Lcrespo
paulo dias
Milas Santos
DavidSantos
Tissot
JMorgado
Miguelito
Jacinto Roque
Jorge Saraiva
Luís Venâncio
Inocêncio Oliveira
pedro121
José Frade
Telmo Ribeiro
Gonçalo Elias
Simon Wates
21 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Venda de Piscos, Melros etc..! Empty Venda de Piscos, Melros etc..!

Mensagem por Simon Wates Seg Dez 10, 2012 3:42 pm

Suponho que há mais desorientados (para não dizer outra coisa) que vendam aves selvagens.

http://santoantaodotojal.olx.pt/vendo-troco-lugres-e-outros-iid-434246950

Se calhar "alguém" deve fazer-lhe uma visita?

A OLX têm alguma responsabilidade?
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Ir para o topo Ir para baixo

Venda de Piscos, Melros etc..! Empty Re: Venda de Piscos, Melros etc..!

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 10, 2012 4:09 pm

Não é a primeira vez que vejo anúncios destes... mas não creio que a OLX tenha responsabilidade, talvez o melhor seja alertares as autoridades competentes (ICNF? SEPNA?) para eles averiguarem a situação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Dez 10, 2012 4:31 pm

Embora não veja com bons olhos este tipo de comercio, ainda vejo com piores olhos esta cultura de bufismo e delacção que aqui estou a ver. Epá é mau, já percebi, mas dai a andar a denunciar? Epá não, esse tipo de atitude abre precedentes que para mim são bastante assustadores partindo da historia familiar que tenho. E ainda mais quando o nosso "regime" actual está tão empenhado em cultivar novamente esta cultura da delacção e do bufismo...
É mau, e nâo se deve fazer, não questiono nem disputo, mas se devemos ser nós a fazer o trabalho das entidades fiscalizadoras e policiais? Não obrigado, de informadores do regime já tivemos demasiadas decadas, por isso não obrigado, e as ditas entidades são pagas para investigar, não para que nós façamos o trabalho por elas...

Para além disso não sabemos de que forma os exemplares foram obtidos, poderão ser legitimos, e ter sido adquiridos legalmente no estrangeiro... Sou da opinião que todos somos inocentes até ser provado o contrário... Á e tal ele tem chamarizas e pintassilgos! É para ABATER! Não vamos por ai... Há crimes contra a fauna ornitologica e não ornitologica bem mais graves que não são punidos e carecem de intervenção imediata em relação a esse "flagelo" que são os passarinheiros.
Não nos esqueçamos também que a cultura de ir aos ninhos, dos passarinheiros é algo incluso e normal nas nossas culturas rurais, todos nós que fomos criados em meio rural o fizemos na nossa infancia, e actualmente ainda acontece (embora esteja já a desaparecer, com todos os pontos positivos e negativos que isso acarrete) não que isso o desculpe, mas é algo que dificilmente se erradica do dia para a noite.

Quanto a mim, volto a dizer, péssimo que isto exista, mas ainda pior é andarmos por aí a fazer de bufos por meia duzia de passaros... Começa por ser por causa de passaros, depois começamos a delatar por outras coisas aparentemente inocuas e aparentemente nobres, e em breve estaremos novamente a delatar os nossos vizinhos por serem politicamente activos e ter ideias subversivas, com direito a prisão pela pide e "exilio" imposto ou autoinflingido como tinhamos há 40 anos atrás... Mas isto sou eu que tenho exemplos na familia do preço pago pela nobreza de um bom delactor da legião portuguesa...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo

Mensagem por José Frade Seg Dez 10, 2012 5:06 pm

Telmo, acho que é o dever de cada um denunciar algo que esteja mal, seja os passarinheiros, seja outra ilegalidade. Tenho a certeza que se alguém bater no teu carro e tu não vires, vais gostar que te digam quem foi, ora isso também é "bufar"...
As autoridades não podem estar em todo o lado e é nosso dever como cidadãos de uma sociedade livre e democrática denunciar estes e outros crimes. Não digo que seja para abater, mas se tem tudo legal de certeza que não terá problemas.
Eu próprio já denunciei uma situação que achei ilegal e as autoridades competentes foram averiguar, terei sido "bufo"? talvez, mas continuarei a se-lo sempre que se justifique.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Simon Wates Seg Dez 10, 2012 7:57 pm

Caro Telmo,

Tem calma meu amigo.

Bufo não sou - só acho que empresas como OLX não devem permitir vendas ilegais. Quer dizer, em quanto menos existem possibilidades da venda - melhor.

A nível das nossos vizinhos que tem aves em gaiolas da espécies interditas não estou surgir chamadas para os autoridades - meramente uma visita de alguém que vive lá próximo para averiguar a situação. Na minha opinião um pouco de educação - ética e técnica seria um percurso adequado.

Neste caso, no-entanto, como trate de venda não hesito em contactar as autoridades porque estas praticas podem potencialmente atrai mais pessoas com vista de ganhar algum dinheiro após caçadas ilegais.

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 2:14 am

Num aparte é hoje em dia perfeitamente legal vender aves como Pintassilgos, Lugres e afins, a legalidade das mesmas é que é a questão já que algumas são aves capturadas e ilegais, e outras são aves criadas em cativeiro, devidamente legalizadas junto ao ICNF por criadores devidamente inscritos no ICNF e portanto totalmente legal perante a lei actual.

Portanto existem duas questões completamente distintas, se virem situações de captura de aves ou anúncios em que as aves anunciadas são todas normais estamos perante uma situação provavelmente ilegal, no entanto se o anuncio referir que são pintassilgos da mutação y, z, x e lugres da mutação x é provável que o criador que colocou esses anúncios esteja legal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Inocêncio Oliveira Ter Dez 11, 2012 3:31 am

Telmo Ribeiro escreveu: esse "flagelo" que são os passarinheiros.
Não nos esqueçamos também que a cultura de ir aos ninhos, dos passarinheiros é algo incluso e normal ...

A cultura também é desculpa para um individuo matar a própria irmã só porque fala para uma pessoa de etnia diferente, e vamos achar isso normal?

Os touros de morte também é cultura? Para muita gente sim!

Acha natural e lícito que as aves sofram no visgo, para não falar das que morrem?

O que para si pode ser normal, para mim é analfabetismo e muitas vezes miséria, o que infelizmente ainda graça no nosso País. Embora se veja pessoas ditas instruídas a cometer as maiores barbaridades! É da natureza do ser humano, mas não vou achar “normal”.

O que chama de “bufismo” para mim é uma questão de cidadania! Essa mesma (a liberdade também trouxe obrigações) que foi conquistada no 25 de Abril de 1974 á custa do sofrimento de muitos, durante largos anos!

Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Local : Vila do Conde

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 3:45 am

Telmo Ribeiro escreveu:
Não nos esqueçamos também que a cultura de ir aos ninhos, dos passarinheiros é algo incluso e normal nas nossas culturas rurais, todos nós que fomos criados em meio rural o fizemos na nossa infancia, e actualmente ainda acontece (embora esteja já a desaparecer, com todos os pontos positivos e negativos que isso acarrete) não que isso o desculpe, mas é algo que dificilmente se erradica do dia para a noite.

Embora eu tenha uma posição ambígua em relação a quem vai ao passarinho, neste caso é uma questão profundamente diferente e que nada tem a ver com o miúdo/graudo que vai aos pássaros para ter um pintassilgo na gaiola, estamos a falar de captura sistemática para VENDA de passeriformes, captura essa que é ilegal e que tem por objectivo a venda das aves capturadas para a obtenção de €€€.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 3:50 am

Inocêncio Oliveira escreveu:
O que chama de “bufismo” para mim é uma questão de cidadania! Essa mesma (a liberdade também trouxe obrigações) que foi conquistada no 25 de Abril de 1974 á custa do sofrimento de muitos, durante largos anos!

Inteiramente de acordo, importa separar as aguas, a denuncia ás autoridades competentes será sempre uma faca de dois gumes e pode ser utilizada pelas razões erradas, quantas vezes á denuncias em que o único objectivo é "tramar" o vizinho, familiar ou concorrente, no entanto em DEMOCRACIA é uma ferramenta importante para o cidadão participar de actos ilícitos e deve ser encarada com normalidade.
pedro121
pedro121

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter Dez 11, 2012 4:17 am

pedro121 escreveu:
Inocêncio Oliveira escreveu:

Inteiramente de acordo, importa separar as aguas, a denuncia ás autoridades competentes será sempre uma faca de dois gumes e pode ser utilizada pelas razões erradas, quantas vezes á denuncias em que o único objectivo é "tramar" o vizinho, familiar ou concorrente, no entanto em DEMOCRACIA é uma ferramenta importante para o cidadão participar de actos ilícitos e deve ser encarada com normalidade.

Nem mais Pedro, esse é mesmo o problema do que eu chamo bufismo, começamos por fazer denuncias por coisas que consideramos más, e em breve estamos a denunciar só porque sim. É um fenomeno conhecido, em que apenas custa quebrar aquela barreira que inibe o comportamento, sendo que esse comportamento uma vez reforçado se torna mais e mais regular... Esse é o problema do bufismo...Começamos a denunciar coisas sob a desculpa da cidadania e dos bons valores e em breve estamos a bufar pelas razões mais banais e por vezes mais perfidas... Mas quem sou eu, um reles cidadão para não ver isso com bons olhos, afinal de contas temos tantos cidadãos de primeira com passados tão nojentos de bufismo... Até elegemos um bufo da PIDE para Presidente da Republica...

Quanto á questão da venda de aves apanhadas em liberdade, é algo que sempre existiu e vai acontecer, especialmente enquanto for rentavel para um desempregado sem oportunidades(não estou a dizer que este senhor em questão o seja, mas o grupo dos desempregados irão começar a surgir mais e mais). E isto vai acontecer mais e mais...Bater nestes zé-ninguéms não nos vai valer de muito, pois assim que esse cessar actividade, outro lhe vai tomar o lugar, é na procura que temos que intervir e não apenas no tipo que provavelmente não tem dinheiro para alimentar a familia, e está a tentar juntar uns cobres... Pois não sejamos pudicos, este chico esperto a vender aves por 10 euros não vai enriquecer...

Querem denunciar alguma coisa, denunciem coisas graves como o envenenamento sistemático de abutres, o abate de rapinas, corvideos e até de maritimas, ou então o abate indescriminado das populações de coelho, raposa e mamiferos predadores sob a "desculpa" de controlo de predadores, isso talvez seja importante actualmente...Digo eu.

Como vocês também não vou concordar com este tipo de negocio, mas dai a ir estragar a vida de alguém só por causa de uma imagem vã de cidadania e dever, não me parece. Fosse um tipo a vender rapinas não homologadas, ou outras aves de reprodução mais lenta e ameaçada ai poderiamos falar diferente, mas para as especies referidas, não me parece passar de ser um mal menor.

Bem vou estudar que tenho exame da faculdade amanha.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Mensagem por Luís Venâncio Ter Dez 11, 2012 4:41 am

Não sei qual é o castigo adequado aos bufos, mas é óbvio que o Simon tem que ser responsabilizado...

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 5:11 am

Luís Venâncio escreveu:Não sei qual é o castigo adequado aos bufos, mas é óbvio que o Simon tem que ser responsabilizado...

Peço desculpa, não percebi nada da frase acima...
pedro121
pedro121

Mensagem por Luís Venâncio Ter Dez 11, 2012 5:25 am

Parece-me claro que estava a ironizar. Se estivesse a falar a sério estaria a dizer uma tontaria quase tão grande como algumas que se podem ler mais acima.

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 5:27 am

Luís Venâncio escreveu:Parece-me claro que estava a ironizar. Se estivesse a falar a sério estaria a dizer uma tontaria quase tão grande como algumas que se podem ler mais acima.

Ahhh, ok, sabes que é algo difícil as vezes transmitir subtilezas no discurso escrito, especialmente em forums.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2012 5:30 am

Sobre este assunto gostaria de deixar duas notas:

A primeira é uma questão semântica. Em minha opinião, aqui não estamos a falar de delações. Uma denúncia ou delação ("bufismo") acontece se eu for, por exemplo, comunicar às autoridades que o meu vizinho tem em casa pássaros não licenciados.

No caso apresentado neste tópico estamos a falar de um anúncio que se encontra exposto na net e que, por isso, é publicamente visível, daí que eu na minha anterior intervenção tenha usado o termo alertar, pois trata-se apenas de chamar a atenção para algo que de qualquer forma é visível para qualquer pessoa (e não de comunicar algo de que as autoridades não poderiam ter conhecimento de outro modo). Portanto não concordo de todo que aqui se trate de bufaria.

A segunda nota tem a ver com isto:

Telmo Ribeiro escreveu:Querem denunciar alguma coisa, denunciem coisas graves como o envenenamento sistemático de abutres, o abate de rapinas, corvideos e até de maritimas, ou então o abate indescriminado das populações de coelho, raposa e mamiferos predadores sob a "desculpa" de controlo de predadores, isso talvez seja importante actualmente...Digo eu.

Então mas nesses casos já é justificável a bufaria?

Não sei se te dás conta mas o teu raciocínio abre margem para toda e qualquer arbitrariedade. Tu achas que o comércio de pintassilgos e lugres não é grave mas que o envenenamento de abutres e o abate de rapinas e corvídeos ou até de coelhos é grave, e por isso nesses casos já não te opões à denúncia.

Das tuas palavras fica a sensação que afinal o problema não é o "bufismo", mas sim a gravidade do acto denunciado.

Se é este o caso, gostaria de saber qual é exactamente o teu critério para decidir o que é grave e o que não é, ou seja, para decidir quais os casos em que é aceitável "bufar"?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 5:36 am

Gonçalo Elias escreveu:Sobre este assunto gostaria de deixar duas notas:

A primeira é uma questão semântica. Em minha opinião, aqui não estamos a falar de delações. Uma denúncia ou delação ("bufismo") acontece se eu for, por exemplo, comunicar às autoridades que o meu vizinho tem em casa pássaros não licenciados.

Sim, não tinha visto as coisas por esse prisma, mas repara que mesmo nesse caso a fronteira entre uma e outra situação é cinzenta, as aves podem estar visíveis da rua por exemplo, o que é equivalente a ter um anuncio já que qualquer pessoa ao passar as vê.

pedro121
pedro121

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter Dez 11, 2012 5:38 am

Para alguns também é tontaria andar a fazer uma tempestade num copo de agua por causa de um tipo a vender passaros no olx...Nem me parece ser este o ambito deste forum, andarmos para aqui feito umas marias arrependidas por causa de tais anuncios...

E sim continuo na minha de que a cultura da delacção, especialmente com o nosso historico nacional, e com a actual conjuntura politica é um tema quente e delicado, e que não deve ser tratado ás três pancadas e com a leviandade como aqui é defendido. Como disse anteriormente se fazemos denuncia por coisas destas, o que nos pára de o fazer por coisas mesquinhas só para lixar este ou aquele? Daqui a bocado já andamos outra vez a delactar os comunistas que comem criancinhas e a fazer com que eles sejam corridos do pais como antigamente... E olha que já estivemos mais longe...

Que tal se em vês de andarmos a ralhar por causa de um tonhó a vender pintassilgos, nos concentrassemos em debater algo mais constructivo?

Gonçalo,

Para mim, e na minha opinião, existe realmente uma divisória em termos de gravidade, pode não vos fazer sentido, mas vejo com muito maior gravidade um tipo que anda ao ninhos de coruja e de águia de asa redonda para vender, que aqui na area há um chico esperto desses, do que um passarinheiro que ande a apanhar pintassilgos, lugres, ou chamarizas para vender ás escondidas na terrinha, não só pela abundancia dos mesmos, como pelo ritmo de reprodução das especies em questão, assim como pelos valores envolvidos. Se cria uma zona cinzenta entre bem e mal, talvez, mas também não estou a planear nem apanhar nem vender ou comprar passaros, a não ser canários de raça=P

Última edição por Telmo Ribeiro em Ter Dez 11, 2012 5:46 am, editado 1 vez(es)
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2012 5:41 am

Telmo Ribeiro escreveu:Que tal se em vês de andarmos a ralhar por causa de um tonhó a vender pintassilgos, nos concentrassemos em debater algo mais constructivo?

Não respondeste à minha pergunta... qual é o teu critério para decidir o que é grave e o que não é?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 5:45 am

Telmo Ribeiro escreveu:Para alguns também é tontaria andar a fazer uma tempestade num copo de agua por causa de um tipo a vender passaros no olx...Nem me parece ser este o ambito deste forum, andarmos para aqui feito umas marias arrependidas por causa de tais anuncios...
?

Quem fez uma tempestade num copo de agua parece-me que foste tu Telmo, as intervenções a seguir á tua nada tem a ver com o caso inicialmente referido mas sim com questões relacionadas com a tua intervenção.

pedro121
pedro121

Mensagem por Simon Wates Ter Dez 11, 2012 5:47 am

Luís Venâncio escreveu:Não sei qual é o castigo adequado aos bufos, mas é óbvio que o Simon tem que ser responsabilizado...

Wink Wink Wink

Tive contas atrasados nas Finanças - sou uma pessoa mau! Agora só devo os juros (400) e eles ainda querem tirar um pequeno pedaço da terra que tenho e o meu carro. Justiça para todos! Alem disso o estado deve a mim mais de que 20 mil euros (acordo com os leis Europeias) desde 1997 - claro, neste caso o custoso processo foi arquivado!

Então, alguém que vende aves insectívoras selvagens num foro público deve ir para prisão não?

A ironia - tão doce. Wink

É assim - eu duvido que os melros e piscos do anunciante foram criados em gaiolas então fico bastante perplexo - é só isso. E outra coisa, um jovem que têm muito menos anos de que eu a trabalhar em Portugal me vá chamar bufo? Não não!

Acho que o Telmo deve pedir-me desculpa - realmente!

PS: Eu não anda a denunciar ninguém OK
Simon Wates
Simon Wates

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter Dez 11, 2012 5:47 am

Goncalo já te respondi no edit=P
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Mensagem por pedro121 Ter Dez 11, 2012 5:48 am

Telmo Ribeiro escreveu:
Que tal se em vês de andarmos a ralhar por causa de um tonhó a vender pintassilgos, nos concentrassemos em debater algo mais constructivo?

O que está neste momento a ser debatido pode nada ter a ver com a temática do Forum, mas são questões de cidadania, que são importantes para todos, para mais o tema foi levantado por ti, e parece-me que é um tema importante para ti, não percebo porque é que lançando o tema, queres a meio da discussão acabar com ela, os fóruns servem acima de tudo para trocar ideias, que é o que estamos a fazer.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2012 5:49 am

Telmo Ribeiro escreveu:
Gonçalo,

Para mim, e na minha opinião, existe realmente uma divisória em termos de gravidade, pode não vos fazer sentido, mas vejo com muito maior gravidade um tipo que anda ao ninhos de coruja e de águia de asa redonda para vender, que aqui na area há um chico esperto desses, do que um passarinheiro que ande a apanhar pintassilgos, lugres, ou chamarizas para vender ás escondidas na terrinha, não só pela abundancia dos mesmos, como pelo ritmo de reprodução das especies em questão, assim como pelos valores envolvidos. Se cria uma zona cinzenta entre bem e mal, talvez, mas também não estou a planear nem apanhar nem vender ou comprar passaros, a não ser canários de raça=P

Mas nesse caso não vale a pena haver leis, não é? Fica ao critério de cada um tá resolvido... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter Dez 11, 2012 5:59 am

Não é bem isso que quis dizer Gonçalo, não disse que a actividade dos passarinheiros era ok, apenas disse que a meu ver é menos grave do que andar por ai a apanhar outras especies.
As leis existem para regular a nossa acção e penso não ter questionado a sua necessidade, mas a nossa percepção das mesmas é sempre individual.

Quanto á questão que levanto relatvivamente á nobre arte da delacção, volto a sublinhar qe pelos antecedentes familiares que tenho, com familiares que foram obrigados a deixar o pais por terem visões politicas diferentes do regime de então, com prejuizo patrimonial inerente, estou bastante mais sensibilizado para a pratica da delacção só por que sim, do que provavelmente deveria. Simplesmente não o vejo com bons olhos nos moldes e no contexto do anuncio em questão, ora se fosse algo mais grave dentro do meu referencial que vos expliquei anteriormente, não estaria a qeustionar.

Pode não vos fazer sentido, mas somos todos diferentes, temos percepções diferentes da realidade, e logo as nossas reacções serão diferentes. Se vos chocou as minhas declarações peço desculpa.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 11, 2012 6:05 am

Telmo Ribeiro escreveu:
As leis existem para regular a nossa acção e penso não ter questionado a sua necessidade, mas a nossa percepção das mesmas é sempre individual.

Entendo o raciocínio, mas a ideia que passaste é que há leis que são para cumprir, mesmo que para isso seja necessário "bufar" (como o caso das rapinas e dos coelhos) e outros casos em que é melhor deixar prevalecer a ilegalidade.

Ao introduzires um elemento de arbitrariedade na aplicação da lei, estás a afastar-te do conceito de estado de direito.

Sobre este assunto gostaria de frisar que a introdução de elementos de arbitrariedade e "flexibilidade", chamemos-lhe assim, na aplicação da lei abre a porta à corrupção, que como imagino que saibas é um grave problema neste país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo