Ajuda ID - Cotovia
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda ID - Cotovia
Viva,
Gostaria de saber se são G. cristata ou G. theklae. Não serão as melhores fotos para o efeito mas ainda assim agradecia a ajuda!
1ª e 2ª foto são de uma ave, a 3ª é outra.
Gostaria de saber se são G. cristata ou G. theklae. Não serão as melhores fotos para o efeito mas ainda assim agradecia a ajuda!
1ª e 2ª foto são de uma ave, a 3ª é outra.
tiago_sa- Número de Mensagens : 114
Local : Faro
Re: Ajuda ID - Cotovia
A segunda parece-me theklae... pois para além do peito ser muito malhado, as malhas são muito carregadas! A primeira deixa-me mais dúvidas, mas creio ser também uma theklae!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Todas são theklae para mim
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Obrigado aos dois pela vossa ajuda.
De facto, tinha ideia que pudessem ser G. theklae principalmente pelo peito muito marcado. A ave das duas primeiras fotos ainda esvoaçou um pouco quando a observava e pareceu-me ver um tom mais escuro, mais "arruivado" na zona caudal...
Quanto à questão do bico continuo com muitas dúvidas pois por mais que olhe não consigo ver a tal convexidade na mandíbula inferior!
Acho que o próximo passo é treinar o ouvido e habituar-me às vocalizações de ambas as espécies!
De facto, tinha ideia que pudessem ser G. theklae principalmente pelo peito muito marcado. A ave das duas primeiras fotos ainda esvoaçou um pouco quando a observava e pareceu-me ver um tom mais escuro, mais "arruivado" na zona caudal...
Quanto à questão do bico continuo com muitas dúvidas pois por mais que olhe não consigo ver a tal convexidade na mandíbula inferior!
Acho que o próximo passo é treinar o ouvido e habituar-me às vocalizações de ambas as espécies!
tiago_sa- Número de Mensagens : 114
Local : Faro
Tiago e todos,
O bico é só muito ligeiramente convexo - na metade extremo do bico. No-entanto o bico curto é notório comparado com a maioria das cristatas. Alem de que mencionas, a coloração geral é uma boa pista, a estrutura mais compacta e a falta da ruivo na parte inferior das asas (não tão difícil de ver se procuras). Na minha opinião o pleno canto (quando subam em voo da forma prolongada) é diferente da cristata, mas algumas chamamentos são muito parecidas - até indistinguíveis.
Alem disso, pelo menos nos habitats no sul do Portugal a presença da pedras maior de mais ou menos 1cm (ou uma ervilha) exclui cristata, que prefere terrenos arenosas ou soltas/finas - especialmente em terrenos agrícolas e costeiros. Terrenos muito rochosas ou com muitos matos acho que é sempre theklae. Se calhar estes preferências tem que ver com a adaptação do bico - cristata para espetar a terra e theklae para mexer pedrinhas....?
Sempre penso na possibilidades de híbridos entre estes duas aves e as vezes vejo aves que suscitam este suspeita, mas nada confirmada. Não encontro algum referência sólido neste respeito - alguém sabe alguma coisa?
Simon
O bico é só muito ligeiramente convexo - na metade extremo do bico. No-entanto o bico curto é notório comparado com a maioria das cristatas. Alem de que mencionas, a coloração geral é uma boa pista, a estrutura mais compacta e a falta da ruivo na parte inferior das asas (não tão difícil de ver se procuras). Na minha opinião o pleno canto (quando subam em voo da forma prolongada) é diferente da cristata, mas algumas chamamentos são muito parecidas - até indistinguíveis.
Alem disso, pelo menos nos habitats no sul do Portugal a presença da pedras maior de mais ou menos 1cm (ou uma ervilha) exclui cristata, que prefere terrenos arenosas ou soltas/finas - especialmente em terrenos agrícolas e costeiros. Terrenos muito rochosas ou com muitos matos acho que é sempre theklae. Se calhar estes preferências tem que ver com a adaptação do bico - cristata para espetar a terra e theklae para mexer pedrinhas....?
Sempre penso na possibilidades de híbridos entre estes duas aves e as vezes vejo aves que suscitam este suspeita, mas nada confirmada. Não encontro algum referência sólido neste respeito - alguém sabe alguma coisa?
Simon
Simon Wates escreveu:Tiago e todos,
... Alem disso, pelo menos nos habitats no sul do Portugal a presença da pedras maior de mais ou menos 1cm (ou uma ervilha) exclui cristata, que prefere terrenos arenosas ou soltas/finas - especialmente em terrenos agrícolas e costeiros. Terrenos muito rochosas ou com muitos matos acho que é sempre theklae. Se calhar estes preferências tem que ver com a adaptação do bico - cristata para espetar a terra e theklae para mexer pedrinhas....?...
Simon
Interessante Simon , parece-me algo a ter em conta sempre que houver duvidas na Id . Thanks
António Beira Alta- Número de Mensagens : 1618
Local : Guarda e arredores
Simon isso que referes em relação ao habitat é tendencialmente verdade mas não é um critério absoluto. Há excepções.
Por exemplo, no cabo Espichel o terreno é um bocado pedregoso e no entanto só há cristata...
Por outro lado nas dunas da Comporta e de outros pontos do litoral alentejano, apesar de ser um solo arenoso tem sobretudo theklae.
Por exemplo, no cabo Espichel o terreno é um bocado pedregoso e no entanto só há cristata...
Por outro lado nas dunas da Comporta e de outros pontos do litoral alentejano, apesar de ser um solo arenoso tem sobretudo theklae.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
António - eu dever ter dito "em principio" relativamente a presença!
Por-ex; tenho encontrado cristata em terras de theklae no Baixo Alentejo, mas em quintas e aldeias onde existem pedaços de terreno gastados por veículos/animais
Por-ex; tenho encontrado cristata em terras de theklae no Baixo Alentejo, mas em quintas e aldeias onde existem pedaços de terreno gastados por veículos/animais
Gonçalo Elias escreveu:Simon isso que referes em relação ao habitat é tendencialmente verdade mas não é um critério absoluto. Há excepções.
Pois Gonçalo - ainda bem que comentas! Fala-se pouco sobre as tendências destas espécies. Pensando - o caso de Cabo de Espichel eles não ocupam terras gastas e nuas? No caso das dunas - em áreas com muita vegetação? Ou a cristata ocupa áreas com muita rocha e matos?
Eu não sei, mas aqui no Algarve parece que a minha ideia e + ou -valido.
Na zona de Cuba - Vidiguera - São Manços (400 km quad) tomei durante 7 semanas de censo apontamentos adicionais (foi uma iniciativa pessoal)sobre o tamanho das pedras nos campos relativa as duas aves. A minha conclusão era mesmo - pedras do tamanho acima uma ervilha eram theklae quase sem exceção. Quase, quer dizer salvo os poucos casos que não consegui a confirma identificação 100%.
Obrigado aos dois , eu percebi o ponto de vista do Simon , aquilo que eu estava a tentar era estabeler um habitat que pudesse ser tipico , e isto na minha área de obsrvação , para poder perceber por onde andam as cristata , pois penso que na minha zona há maioritriamente theklae .
Embora que não estou a insistir que o meu ponto da vista é certo, estou convicto que existem componentes da habitat que exclui uma ou outra - mesmo sendo elementos subtis e não sempre claros.
Em zonas com maior impacto humana (incluindo zonas industriais) parece-mim claro que é sempre cristata.
Em zonas com maior impacto humana (incluindo zonas industriais) parece-mim claro que é sempre cristata.
Simon Wates escreveu:
Pois Gonçalo - ainda bem que comentas! Fala-se pouco sobre as tendências destas espécies. Pensando - o caso de Cabo de Espichel eles não ocupam terras gastas e nuas? No caso das dunas - em áreas com muita vegetação? Ou a cristata ocupa áreas com muita rocha e matos?
Confesso que nunca fiz anotações sobre o tamanho das pedras, por isso neste momento não consigo quantificar.
No entanto, estarei atento da próxima vez que for ao local
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Simon Wates escreveu:Embora que não estou a insistir que o meu ponto da vista é certo, estou convicto que existem componentes da habitat que exclui uma ou outra - mesmo sendo elementos subtis e não sempre claros.
Sim Simon eu entendo , a minha ideia passa por tentar associar a especie a um determinado habitat e habitos , para poder estar mais atento nesses pontos especificos e tentar conseguir distinguir as duas especies .