Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID pardela

4 participantes

Ir para baixo

ID pardela Empty ID pardela

Mensagem por Araújo da Silva Seg Fev 11, 2013 6:12 am


Viva caríssimos!

Como não está fácil para ir espreitar as petinhas, pus-me para aqui a arrumar algumas pastas antigas do computador e numa secção de fotos às quais não dei importância abri uma que nomeei de ”Aves mortas na praia”, onde mantinha guardadas estas imagens:

ID pardela Idpardela1



ID pardela Idpardela2



ID pardela Idpardela3



obtidas ao pôr do sol em 13 de julho de 2009 entre as praias da Bonança e das Pedrinhas em Fão – Esposende.

Recordo-me que naquela data, para lá do facto de ter contado cerca de 10 indivíduos arrojados num percurso não superior a uns 300 metros, não atribuí qualquer outro interesse àquelas aves em virtude de se encontrarem mortas, apesar de “frescas”. Assim, limitei a assinalar o episódio em meia dúzia de imagens sem qualquer cuidado em registar outros detalhes da plumagem que agora me pudessem ser úteis na identificação das aves.

Venho, assim, pedir a vossa ajuda na identificação destas pardelas e questionar-vos se consideram normal tal concentração destas aves mortas (eu nunca tal vi e considero-me pessoa atenta a estas coisas).

Grato

Cumprimentos

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID pardela Empty Re: ID pardela

Mensagem por Helder Vieira Seg Fev 11, 2013 6:42 am

Eu diria Puffinus mauretanicus.
Peito e abdómen branco sujo (embora dadas as circunstâncias Suspect ), zona da cauda escura, formato do bico...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pardela Empty Re: ID pardela

Mensagem por trataruga Seg Fev 11, 2013 8:01 am

Araújo da Silva escreveu:

Venho, assim, pedir a vossa ajuda na identificação destas pardelas e questionar-vos se consideram normal tal concentração destas aves mortas (eu nunca tal vi e considero-me pessoa atenta a estas coisas).




http://www.nature.com/hdy/journal/v109/n1/pdf/hdy20124a.pdf
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID pardela Empty Re: ID pardela

Mensagem por Simon Wates Seg Fev 11, 2013 10:01 am

Helder Vieira escreveu:Eu diria Puffinus mauretanicus.
Peito e abdómen branco sujo (embora dadas as circunstâncias Suspect ), zona da cauda escura, formato do bico...
Concordo
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID pardela Empty Re: ID pardela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos