Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oenanthe leucura

5 participantes

Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Oenanthe leucura

Mensagem por Paulo Alves Ter Set 30, 2008 5:40 pm

Aqui vai um "fresquinho" como o Marco diz... Razz

Oenanthe leucura Digita10

Espero que gostem..o fundo está muito simples, mas achei que daria mais ênfase à ave. Espero comentários, observações, críticas!! Surprised

O desenho foi feito a Aguarela, com alguns retoques a lápis de cor (nas patas).
Na rocha usei ainda um pouco de Guache branco.

Abraço!
Paulo Alves cheers
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Correia Qui Out 02, 2008 6:54 pm

Olá Paulo,

Acho que a ave apresenta alguns problemas a nivel anatómico. Não sei se te baseaste em alguma foto ou se fizeste de memória!?

Se foi a partir de uma foto, o que te aconteceu foi aquilo de que falámos... uma boa foto não dará necessáriamente uma boa ilustração!

É imprescindível tomar como referência várias fotos. Grosso modo cada foto servirá de referência para cada parte do corpo da ave. Não sei se me estou a fazer entender!?

Acho que seria mais fácil mostrar-te o que alteraria ( por manipulação em photoshop). Mas só o farei caso concordes que eu poste aqui essas alterações, ou então dás-me o teu e-mail e eu envio-te!?


1 Abraço
Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Out 03, 2008 6:43 am

Alo Paulo,

gosto muito do olho, esta muito vivo e da-lhe logo o ar de rabirruivo. De resto concordo com o Marco, acho que ha ai alguns problemas na anatomia do bitcho.

Abraco,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Paulo Alves Sex Out 03, 2008 7:11 am

Olá Pedro e Marco!

Têm razão Embarassed . Marco dou-te autorização para postares aqui as alterações. Obrigado! cheers

Eu percebo o que queres dizer em relação às várias fotos, neste caso em concreto baseei-me em apenas uma foto e uma ilustração.

Espero pelas alterações!
Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 03, 2008 8:20 am

Olá,

Eu não sei desenhar e por isso sinto-me pouco habilitado a fazer quaisquer comentários sobre desenhos de qualquer pessoa, uma vez que eu serei incapaz de fazer melhor.

De qualquer forma gostaria de deixar os meus comentários. Gosto do enquadramento e das cores e apenas quero deixar uma achega sobre a estrutura da ave. Para isso quero referir aqui alguns antecedentes que me parecem interessantes.

Quando o Lineu inventou o sistema binomial, havia poucos géneros de aves. Mais tarde é que alguns géneros vieram a ser divididos. No caso dos pequenos turdídeos, eles eram todos corridos a Motacillas:

o pisco-de-peito-ruivo era Motacilla rubecula
o rabirruivo-de-testa-branca era Motacilla phoenicurus
o cartaxo era Motacilla torquata
o chasco-cinzento era Motacilla oenanthe
e por aí adiante.

Na época (1758) os conhecimentos sobre a morfologia das aves eram reduzidos e por qualquer motivo o amigo Lineu achava que estes cartaxitos e afins eram parecidos com as alvéolas, daí a sua inclusão no género Motacilla.

Contudo, no caso do chasco-preto o nome escolhido foi Turdus leucurus (traduzido à letra significa tordo-de-cauda-branca). Também o melro-azul foi colocado no género Turdus com o nome Turdus solitarius. Ou seja, ele achava que estas duas espécies já tinham estrutura de tordo, contrariamente às espécies mais pequenas que já referi. Efectivamente, de todas as vezes que vi o chasco-preto no campo fiquei com a sensação de que tem um ar de pequeno tordo (pelo maior tamanho e pela estrutura mais pesada que os seus congéneres).

Isto leva-me ao comentário que eu pretendia fazer: acho que a estrutura desta ave me faz lembrar mais um rabirruivo que um tordo. Não percebo o suficiente de desenho para poder sugerir o que é necessário fazer para mexer na estrutura, mas fica aqui a sugestão.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25641
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Out 03, 2008 8:39 am

Bem visto! Alias, quando pus ali "fica com ar de rabirruivo", ate me esqueci que este gajo e um chasco! Assim sendo o ar de rabirruivo nao e desejavel... Smile
Pessoalmente nunca vi chasco-preto (mas dos outros chascos que vi concordo com o Goncalo), mas agora que as sinapses foram reactivadas e na minha cabeca houve mudanca de Phoenicurus para Oenanthe, ja me parece que o desenho esta mais para um rabirruivo que para um chasco, o que alias tinha sido a interpretacao inicial da minha cabeca - ah, e um rabirruivo-preto-de-cauda-branca.
Paulo, acho que uma "tosquia" nas penas da cabeca desse bicho ajudava e muito a passar de bolinha de penas que e o rabirruivo a forma mais esguia de um tordinho.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Correia Sex Out 03, 2008 9:39 am

Aqui vai Paulo,

a perspectiva que o Gonçalo apresenta parece-me extremamente importante!...

As alterções que fiz incidiram sobretudo na forma e não noutros pormenores anatómicos como cor (escurecer mais), "escamas" das patas e distribuição das penas da asa (muito importante tb Wink).

Parece-me, mesmo assim que as patas talvez ficassem melhor posicionadas um pouco mais para traz... talvez! Rolling Eyes

Não sei qual a tua metodologia, mas tens de ter em mente que não deverás partir para uma ilustração final sem fazeres um ou mais desenhos preliminares, onde posicionas todas as estruturas nos seus devidos lugares (principal preocupação na interpretação de todas as penas ou grupos de penas das asas - esta é a parte mais complicada, pelo menos para mim!), só depois de concluída esta fase é que transferes o desenho para o suporte final da ilustração! Wink

Bom trabalho!

1 Abraço

Marco


Oenanthe leucura Ilustp10
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Correia Sex Out 03, 2008 9:59 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá,

Eu não sei desenhar e por isso sinto-me pouco habilitado a fazer quaisquer comentários sobre desenhos de qualquer pessoa, uma vez que eu serei incapaz de fazer melhor.

Olá Gonçalo,

muito pelo contrário... és um expert na matéria como tantos outros deste forum, estando por isso naturalmente habilitados a fazer quaisquer comentários que as ilustrações vos possam suscitar. Muitas vezes é isso que nos falta do lado do cliente, alguém que saiba do que está a falar.

Por vezes tentamos ter um comentário do cliente no sentido de analisar os nossos desenhos preliminares (... aqueles de que falei ao Paulo...) de modo a identificar eventuais erros, para os corrigir-mos antes de partirmos para a ilustração final e a resposta em geral é "... Isso tá bom... tá óptimo!"... Mas quando visto por quem conhece... os erros aparecem e depois só o Photoshop é que os poderá resolver e nunca mais poderemos expor originais nestas circunstâncias!

Por isso... "digam o que sentem"! Se assim o desejarem!

1 Abraço

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Paulo Alves Sex Out 03, 2008 3:23 pm

Olá a todos.

Primeiro que tudo quero agradecer a todos pelos comentários.
Agora ponto a ponto:

Gonçalo, como o Marco diz é muito importante haver feed-back por parte das pessoas a quem é mostrado um desenho. Nós, que fazemos os desenhos, temos tendência a ficarmos viciados nele, não dando conta dos erros que fazemos, e eles existem, Oh se existem! Twisted Evil

Pedro consegui enganar-te hein?! Cool
Paulo, acho que uma "tosquia" nas penas da cabeca desse bicho ajudava e muito a passar de bolinha de penas que e o rabirruivo a forma mais esguia de um tordinho.
vê o resultado, depois do Marco tratar o desenho no Photoshop.

Marco realmente a diferença é notória.
Eu procuro fazer sempre o esboço antes do desenho final, mas tenho tendência a ignorar certos pormenores da ave (penas das asas, escamas das patas), pormenores esses que fazem toda a diferença!
Obrigado mais uma vez! cheers

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por RicardoLima Dom Out 05, 2008 11:05 pm

Só para complementar os comentários do Gonçalo Elias.

Segundo um estudo que saiu na Ibis em 2007 (Kaboli et al.), o chasco preto parece ser mesmo o mais cheinho do grupo...

Oenanthe leucura Kaboli10

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe leucura Empty Re: Oenanthe leucura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos