Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus contesta proposta de plano de ordenamento do Tejo Internacional

Ir para baixo

Quercus contesta proposta de plano de ordenamento do Tejo Internacional Empty Quercus contesta proposta de plano de ordenamento do Tejo Internacional

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 17, 2013 5:38 pm

Quercus contesta proposta de plano de ordenamento do Tejo Internacional
Data: 17 Abr, 2013
Fonte: rtp.pt / Lusa

A associação ambientalista Quercus vai contestar a possibilidade de navegação durante todo o ano nos rios no Parque Natural do Tejo Internacional, medida prevista na proposta de plano de ordenamento que está em consulta pública.
Samuel Infante, dirigente da Quercus em Castelo Branco, disse hoje à agência Lusa que a navegação deve continuar interdita entre os meses de março e julho, como hoje acontece, para não prejudicar a nidificação de aves protegidas: Cegonha Preta, Abutre Negro e Abutre do Egito.

Aquele responsável lamenta que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já tenha aberto uma exceção, ao autorizar desde 2011 a navegação durante todo o ano de um barco turístico entre Espanha e Castelo Branco e refere que a Quercus vai lutar contra quaisquer outras medidas no mesmo sentido.

Hoje mesmo deve ser enviado ao ICNF o parecer da Quercus no âmbito da consulta pública da proposta de plano de ordenamento, que termina na quinta-feira.

Segundo Samuel Infante, pode estar em causa "uma violação da lei relativa às espécies protegidas e à diretiva europeia sobre aves", que levou à criação do parque que faz parte da Rede Natura 2000 - rede de áreas a proteger com habitats e espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia.

Em causa, estão os ninhos nas encostas do Rio Tejo, Rio Ponsul e de outros afluentes, sendo que alguns desses ninhos são construídos pelas aves à beira da água e graças aos quais se reproduzem entre março e julho.

"Ao contrário do que acontece no Douro Internacional, é fácil passar junto dos ninhos e assustar as aves", tanto mais porque se a proposta de plano de ordenamento avançar, também permite a navegação com canoas, barcos a remo e outros, alerta Samuel Infante.

"Na prática, basta a presença nestes locais, neste período, para prejudicar a nidificação" e poder acabar naqueles locais com o bem de biodiversidade que levou à sua classificação e que pode servir de atrativo turístico.

Samuel Infante avisa: "Podemos estar a matar a galinha dos ovos de ouro por causa de querer navegar durante cinco meses do ano".

O dirigente não admite que haja justificações do ponto de vista turístico que sustentem tal sacrifício ambiental.

"A navegação traz receitas e é bom que o faça, mas sem por em causa a biodiversidade", sublinha.

A propósito de interesse turístico, Samuel Infante sugere ao ICNF que seja instalada a sinalética básica do parque e que o centro interpretativo instalado em Castelo Branco abra portas ao fim de semana.

No parecer a entregar, a Quercus vai ainda pedir informações sobre um estudo que sustenta a possibilidade de navegação ao longo de todo o ano, com base na experiência do lado espanhol.

"Vamos pedir esse estudo", referiu, recordando, no entanto, que, devido ao relevo, "a maioria dos bens relacionados com a biodiversidade estão do lado português do parque".

Segundo Samuel Infante, a Quercus pretende usar "todos os meios ao dispor", inclusive "uma providência cautelar", se necessário, para impedir mais formas de navegação do Parque Natural do Tejo Internacional durante o período de nidificação de aves protegidas.

A associação ambientalista estima que existam 12 casais de Cegonha Preta, quatro de Abutre Preto e entre 10 a 15 de Abutre do Egito na área portuguesa do parque.

O Parque Natural do Tejo Internacional abrange uma área em que o Rio Tejo constitui a fronteira entre Portugal e Espanha e a área portuguesa engloba partes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=644594&tm=8&layout=121&visual=49
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos