Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tejo Internacional vai ter embarcações turísticas

Ir para baixo

Tejo Internacional vai ter embarcações turísticas Empty Tejo Internacional vai ter embarcações turísticas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 31, 2013 8:11 am

Tejo Internacional vai ter embarcações turísticas
Data: 28 de Outubro, 2013
Fonte: sol.pt

Tejo Internacional vai ter embarcações turísticas Ng1414569_435x282

O Tejo Internacional vai ter, pelo menos, mais uma embarcação turística a motor nos seus rios. A alteração ao Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) foi aprovada em Conselho de Ministros na semana passada, a 17 de Outubro, e prevê a “possibilidade de realizar algumas utilizações do plano de água da albufeira de Monte Fidalgo [no Rio Tejo e perto da foz do Rio Ponsul], nomeadamente nas áreas do turismo de natureza e da pesca profissional”.

Ao que o SOL apurou, já há uma empresa portuguesa interessada em explorar turisticamente e durante todo o ano as águas da albufeira de Monte Fidalgo com um catamarã a motor – a Ponsulativo. A empresa construiu em 2012 um ancoradouro em Lentiscais, na freguesia de Malpica do Tejo, e transporta, desde Agosto desse ano, turistas entre as margens espanhola e portuguesa numa pequena embarcação de sete lugares, a Moura Encantada. “No ano passado, transportámos em parceria com a Balcón del Tajo [embarcação da freguesia de Cáceres] 5. 800 turistas espanhóis e 1. 800 portugueses, entre Cedilho e Lentiscais”, contabiliza Domingos Leitão, da Ponsulativo. Este ano, o negócio também está a correr a bom ritmo, diz o empresário: “Estamos a transportar cerca de 120 pessoas por fim-de-semana”. Domingos Leitão espera agora a publicação em Diário da República da alteração ao Plano de Ordenamento do PNTI para investir numa embarcação maior, um catamarã com 18 lugares. O investimento previsto é de 18 mil euros e o empresário espera conseguir parte através dos fundos do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional.

Quercus prepara queixa

Os ambientalistas da Quercus acusam, porém, o Governo de estar, com esta alteração ao plano de ordenamento, a colocar em risco espécies sensíveis do ponto de vista da conservação. E preparam-se para apresentar uma queixa nos tribunais e junto da Comissão Europeia. “Há uma clara violação da Directiva Aves. Naquela zona nidificam os casais de abutres Egipto e também cegonhas pretas [o símbolo do PNTI]”, diz o responsável da Quercus em Castelo Branco, Samuel Infante.

As duas alterações agora aprovadas estiveram em consulta pública até Abril e foram contestadas na altura por proprietários da região e pela Quercus. O novo plano teve ainda o parecer desfavorável da Câmara Municipal de Castelo Branco que pretendia duas embarcações turísticas a motor em vez de apenas uma. Os resultados da consulta pública não foram, porém, divulgados até agora.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos