Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prémio vai distinguir freguesia do país com melhores práticas ambientais

Ir em baixo

Prémio vai distinguir freguesia do país com melhores práticas ambientais  Empty Prémio vai distinguir freguesia do país com melhores práticas ambientais

Mensagem por jheitor Sex Maio 03, 2013 1:52 pm

Prémio vai distinguir freguesia do país com melhores práticas ambientais

3 Mai 2013,

fonte:omirante.pt

Prémio vai distinguir freguesia do país com melhores práticas ambientais


Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos


A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou hoje a criação do projecto Ecofreguesias XXI, que culminará com a atribuição de um prémio à freguesia do país com melhores práticas ambientais.

A responsável da ABAE pelo Ecofreguesias XXI, Margarida Gomes, explicou à agência Lusa que se trata de um projecto que visa “envolver as freguesias na criação de programas de educação ambiental e políticas de sustentabilidade”.

“Queremos motivar os actores locais, em particular os dirigentes das juntas de freguesia, para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento. Queremos difundir o conceito de ecofreguesia, ecobairro, ecofamília e ecoescola”, afirmou.

A responsável explicou que, no final do projecto, vai ser atribuído um prémio monetário, de aproximadamente 5.000 euros à freguesia do país que demonstrar ter melhores práticas ambientais.

Segundo Margarida Gomes, a freguesia vencedora vai ser escolhida de acordo com um conjunto de indicadores que “possibilitam monitorizar a eficácia das medidas que implementam”.

“Os indicadores a utilizar irão abarcar várias dimensões, como a social, económica, política e ambiental, no entanto daremos ênfase à existência de processos de cidadania participativa e sensibilização para a mudança de atitudes”, referiu.

Margarida Gomes esclareceu que o concurso Ecofreguesias a nível nacional só terá condições de arrancar no próximo ano e que até lá haverá um projecto-piloto em quatro “freguesias tipo”, que serão ainda seleccionadas.

“Estas quatro freguesias servirão de território teste para recolhermos informação para o nosso projecto. As freguesias que estiverem interessadas podem manifestar essa vontade até ao final do mês”, apontou.

Paralelamente, a ABAE tem a funcionar, desde 2006, o programa Eco XXI, que pretende sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas suas políticas, contribuindo para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=59952&idSeccao=556&Action=noticia#.UYQVDUrz7Wc

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum