Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um phylloscopus collybita velhote

Ir para baixo

Um phylloscopus collybita velhote Empty Um phylloscopus collybita velhote

Mensagem por scirpaceus Sex Out 24, 2008 2:45 am

Caros anilhadores

No dia 21 de Outubro de 2004, pelas 9 horas anilhei um Phylloscopus collybita no meu quintal. No dia 23 de Outubro de 2008 à noite, ontem portanto, uma vizinha trouxe-me a casa uma pequena ave embrulhada num pano que segundo ela, não voava. Desembrulhei-a e verifiquei que as primárias, secundárias, terciárias, caudais e algumas penas do corpo estavam cheias de cola, tipo "cola para apanhar ratos". Telefonei ao novel Filipe Martinho a perguntar o que fazer.

Tentei retirar a cola com eter, mas não consegui, até utilizar diluente. Com um cotonete limpei as penas todas com auxilio da Isabel e da minha filha mais nova Daniela. Alimentei-o com um tenebrio e de manha, depois de pesar e medir a asa, libertei-o, tendo voado sem problemas.

Era a ave que tinha anilhado em 21 de Outubro de 2004. Um Phylloscopus collybita velhote, que espero consiga sobreviver, no minimo à estupidez humana.

Perto de 10 anos atrás, na minha casa nova, com o quintal a começar a ser alvo das minhas atenções ornitológicas, reparei ao anoitecer, que um vizinho entretinha-se a barrar de cola o meu limoeiro que está no fundo do quintal. Avisado para nunca mais repetir a façanha, depois de ter mostrado a sua contrariedade pelo facto de eu o impedir de capturar aves dessa maneira, apesar de prometer dividir o espólio comigo, verifico 15 dias dias mais tarde que estava de volta do meu limoeiro a colocar cola outra vez. Tive de ir buscar a caçadeira do meu avõ, carregá-la e mandar dois tiros na direcção do limoeiro. Sei que nunca mais lá vi cola alguma, nem por aqui perto. Parece que anda aí outro a precisar de um susto.

Abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos