Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torres Vedras produz mais de metade da energia que consome

Ir em baixo

Torres Vedras produz mais de metade da energia que consome Empty Torres Vedras produz mais de metade da energia que consome

Mensagem por jheitor Dom Maio 19, 2013 5:21 am

Torres Vedras produz mais de metade da energia que consome

2013-05-19

fonte:tvi24.iol.pt



O concelho de Torres Vedras, onde residem 80 mil pessoas, produz mais de metade da eletricidade que consome e pode tornar-se autossustentável em 2015, devido à existência de fontes de energia renováveis.

Dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), disponibilizados pela câmara municipal, revelam que as várias fontes renováveis existentes no concelho já contribuem com a produção de 250 gigawatts (GW) para as necessidades anuais de consumo, que são de 336 GW, informa a agência Lusa.

A entrada em funcionamento de uma central de gás natural, uma parceria da Galp Energia com uma empresa hortícola, para aquecimento de estufas e geração de energia, vai permitir tornar o concelho autossustentável até 2015.

Desde o início do ano, um sistema de cogeração com uma potência de 8,8 MW poderá produzir por ano cerca de 70 GW de eletricidade, números que poderão duplicar em 2015, com a ampliação prevista do projeto.

Em Torres Vedras, a força dos ventos permitiu a fixação de nove parques eólicos, com uma capacidade instalada de 116 megawatts (MW). A autarquia tem vindo também, nos últimos anos, «a adotar políticas de eficiência energética, como a instalação de 15 painéis fotovoltaicos nos edifícios públicos», disse à agência Lusa Carlos Bernardes, vice-presidente da câmara.

«Hoje conseguimos uma redução de 20% na fatura total da eletricidade consumida pelo município, que por ano para 1,2 milhões de euros», precisou Carlos Bernardes, também vereador com o pelouro do Ambiente.

A substituição da iluminação pública convencional por lâmpadas de baixo consumo, o incentivo aos particulares para aderirem à microgeração e ao veículo elétrico e a criação de uma rede de bicicletas públicas gratuitas na cidade, a inaugurar em junho, são outras das medidas levadas a cabo pelo município que tem o concelho com a maior área do distrito de Lisboa.

Em empresas e habitações, existem cerca de 330 sistemas instalados com uma potência equivalente a uma torre eólica de 1MW, capaz de abastecer um aglomerado populacional com 500 moradias.

As políticas municipais de eficiência energética contribuíram também para a instalação de empresas ligadas às renováveis no concelho, onde se localiza a única fábrica de produção de painéis fotovoltaicos do país, da multinacional espanhola Eurener, e uma outra empresa que fabrica componentes tecnológicos para transformar o hidrogénio em combustível.

A meta da eficiência energética deverá ser alcançada «tendo em conta as enormes potencialidades em energias renováveis» que existem na região, explicou à Lusa João Bernardo, diretor do departamento das renováveis da DGEG.

http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/torres-vedras-energia-tvi24/1451162-6377.html

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum