Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Hieraaetus pennatus?

+7
pedrocardia
João Paulo Duque
Gonçalo Elias
RuiCaratao
pedro121
Paulo Alves
Tiago Abreu
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ID Hieraaetus pennatus? Empty ID Hieraaetus pennatus?

Mensagem por Tiago Abreu Seg Jul 22, 2013 12:21 pm

ID Hieraaetus pennatus? Qrq6
ID Hieraaetus pennatus? R1up
ID Hieraaetus pennatus? 62uv
Tiago Abreu
Tiago Abreu

Número de Mensagens : 10
Local : Montijo

Ir para o topo Ir para baixo

ID Hieraaetus pennatus? Empty Re: ID Hieraaetus pennatus?

Mensagem por Paulo Alves Ter Jul 23, 2013 7:04 am

Chiça! Que é isto?!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Local : Concavada - Abrantes

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Mensagem por pedro121 Ter Jul 23, 2013 8:03 am

Paulo Alves escreveu:Chiça! Que é isto?!

pois, faço minhas as palavras do Paulo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 23, 2013 8:20 am

Sinceramente a primeira impressão que tive foi a de milhafre preto marado...mas as remiges pretas não encaixam, ou encaixam? Mas admito que qualquer coisa do tipo: calçada fase escura "leucistica", pudesse confundir-me completamente! Shocked
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 23, 2013 8:24 am

Não é concerteza a cauda que me leva a ver na ave um milhafre, mas não seria problemático porque migrans em muda de cauda redonda já vi muitos, mas sim o voo e a maneira como se torce em voo, cauda para um lado e asas para o outro, a proporção das asas parece tambem errada para calçada, mas estou aberto a sugestões.
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 23, 2013 8:36 am

Já alguém ouviu falar de uma "cena" chamada calçada fase intermédia? Isto é mito ou existe mesmo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 23, 2013 8:43 am

Oi Gonçalo...já vi bichos que podem ser considerados intermédios quando comparados com as aves mais escuras, mas nunca vi nada como isto, isto se falarmos apenas em padrão....nunca o vi em calçada.
A cauda não é demasiado comprida para calçada quando comparada com o corpo?? e o bico parece-me extramamente longo...mas posso apenas estar a ser levado em erro pelo aspecto pouco familiar do bicho.
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Ter Jul 23, 2013 9:36 am

Bom, eu não estou de todo a ver uma calçada nesta ave, no entanto, se não fosse pelas primarias internas tão claras, não estariamos com tantas questões, não sei, alguma especie exotica? Uma calçada com uma cor mesmo marada?

fotos da parte de cima da ave existem?
pedro121
pedro121

Mensagem por Paulo Alves Ter Jul 23, 2013 9:47 am

Juvenil de Milhafre-preto, marado? Mas tem muito peito...ou não?
Estou mesmo confuso...

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Local : Concavada - Abrantes

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Mensagem por João Paulo Duque Ter Jul 23, 2013 10:06 am

Já vi aves muito parecidas com esta e a meu ver é mesmo uma calçada.
Tiago, isto também tem um bocadinho de tratamento de imagem?

João Paulo Duque

Número de Mensagens : 24
Local : Macedo de Cavaleiros

Mensagem por pedrocardia Ter Jul 23, 2013 10:12 am

Olá a todos!

Em primeiro lugar quero apresentar a minha candidatura a sócio do CDBCEA (Clube Dos Baralhados Com Esta Fotografia).

Agora, mais a sério, como é que vamos tentar chegar a uma ID deste bicho?

Se, como hipótese de trabalho, assumir que se trata de uma espécie da nossa avifauna então é útil começar por excluir aquelas espécies à qual a ave da foto não pertence de certeza. Se assumir ainda que estamos perante uma ave de rapina diurna que é um Accipitriforme, posso excluir:

1) todos os abutres (Gyps, Aegypius, Neophron e Gypaetus);

2) Os dois Accipiter;

3) Elanus caeruleus;

4) Pandion haliaetus;

5) Circaetus gallicus

Esta primeira fase deixa-nos ainda com muitas alternativas, mas talvez possamos avançar mais um pouco no processo de exclusão:

5) As grandes águias do género Aquila (adalberti, chrysaetus, fasciata, clanga, pomarina);

6) Os Circus; Nota: este grupo não os incluí nos primeiros a serem excluídos pois pareceu-me imaginar uma sugestão de disco facial na ave enigmática, o que me levou a ponderar se conseguia encaixar o bicho num Circus aeruginosus ou Circus cyaneus anormal/marado; C. pygargus em princípio está excluído pela forma das asas;

Tendo posto já estas espécies de parte reparo que a ave tem 6 dedos nas primárias. Esta característica permite excluir o Milvus milvus e o Buteo buteo.

O que nos sobra? Se fiz bem as contas: Milvus migrans, Pernis apivorus e Aquila pennata. Nestas três espécies as primárias apresentam 6 "dedos" quando a ave voa e têm um tamanho compatível com o da ave nas fotos. Notem que esta avaliação do tamanho que faço pode estar muito errada. Não seria a primeira vez que uma foto de uma ave em voo sem pontos de referência visíveis me engane quanto ao tamanho.

Deste grupo, aquela espécie que estou mais convencido a excluir é o Pernis apivorus, pois não consigo detectar nenhum sinal das bandas escuras nas rectrizes típicas desta espécie e a fofma da cabeça também me parece demasiado robusta para Pernis.

Tal como o Rui Caratão escreveu não considero que a forma da cauda exclua, só por si, um Milvus migrans, mas e o resto da ave? Consigo "encaixar" a forma de um Milvus migrans na ave destas 3 fotos? Notem que estou mais a falar de forma do que de coloração das penas e partes nuas, pois considero que é bastante possível que a ave seja anómala/invulgar quanto a estes aspectos - se fosse "normal" e simultaneamente uma espécie da nossa fauna regular julgo que não estaríamos todos a discutir a sua ID.

Talvez um exercício útil fosse colorir a foto com a palete de cores que esperaríamos encontrar numa Aquila pennata normal, escura e clara (e intermédia), e repetir o processo para um Milvus migrans. Assim talvez se conseguisse apreciar melhor a forma sem estar com o olhar condicionado pela coloração da plumagem. Algum voluntário com habilidade no photoshop está disponível? (é claro que isto só seria feito com a concordância explícita e prévia do fotógrafo !)

Se alguém quiser complicar ainda mais o assunto, podemos também colocar a hipótese de a ave destas fotos ser um híbrido entre algo e algo. Por agora não vou por aí pois parece-me uma complicação desnecessária.

Um ponto que deixei para último, mas que talvez o devesse ter posto em primeiro lugar: onde e quando foi fotografada esta ave? Foi em Portugal ?
Confesso que já andei pela net à procura de imagens de rapinas para ver se encontrava alguma coisa que fosse compatível com esta ave. A primeira espécie que me lembrei quando abandonei a minha "zona de conforto" (= rapinas europeias) foi o "Brahminy kite" (Haliastur indicus) e a princípio até pensei que tinha encontrado a resposta, pois o aspecto de um juvenil desta espécie tem algumas semelhanças com a da ave destas três fotos, mas os detalhes não me convenceram.

Fico à aguardar mais ideias!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 23, 2013 10:24 am

o Marado seria tudo: leucisctico, albinistico, hibridado, de falcoria ou exibição Laughing 
Mas a sensação que me dá de Milhafre é apenas nas duas primeiras fotos, mas tenho de concordar que apenas uma calçada explica as secundárias pretas

Uma coisa é tratamento de imagem, que nunca consegue mudar o padrão de uma ave, outra coisa é transformar a imagem que penso que não seja o caso. Nunca vi uma calçada fase clara com grnades coberturas inferiores escuras, junto ao corpo nenhuma calçada fase clara normal tem tal quantidade de preto, embora haja bichos com as primarias interiores quase com este padrão.
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 23, 2013 10:25 am

Pedro Cardia escreveu:Talvez um exercício útil fosse colorir a foto com a palete de cores que esperaríamos encontrar numa Aquila pennata normal, escura e clara (e intermédia), e repetir o processo para um Milvus migrans. Assim talvez se conseguisse apreciar melhor a forma sem estar com o olhar condicionado pela coloração da plumagem. Algum voluntário com habilidade no photoshop está disponível? (é claro que isto só seria feito com a concordância explícita e prévia do fotógrafo !)

É uma boa ideia...
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Jul 23, 2013 11:21 am

Para mim é uma espécie exótica. Não estou a ver compatibilidade com nenhuma das "nossas" espécies na silhueta e nas proporções. Antes de atirar palpites já vou averiguar quando chegar a casa e olhar para uns livros que lá tenho. De momento a sugestão do Pedro Cardia é a que melhor encaixa (proporções, silhueta e plumagem - ave jovem) e se não encontrar melhor é para aí que também vou.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Jul 23, 2013 11:22 am

Tiago Abreu,

Onde e quando foi fotografada esta ave?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por Tiago Abreu Ter Jul 23, 2013 1:29 pm

Boa tarde,

Peço desculpa por ter criado um alarido tão grande sobre a rapina em causa, e de por lapso não ter referido inicialmente a origem do registo da foto.
Esta ave foi fotografada no dia 20 de Julho 2013, pelo meu irmão na Austrália (Brisbane), que pediu-me para a identificar Embarassed 
Inicialmente pensei que fosse uma Hieraaetus pennatus, mas como sou um curioso amador, fui pesquisar rapinas na austrália na internet e penso que poderá ser um juvenil Haliaeetus leucogaster Question 
Agradeço a todos os comentários de identificar a rapina.
Tiago Abreu
Tiago Abreu

Mensagem por pedro121 Ter Jul 23, 2013 2:02 pm

Tiago Abreu escreveu:Peço desculpa por ter criado um alarido tão grande sobre a rapina em causa, e de por lapso não ter referido inicialmente a origem do registo da foto.
Esta ave foi fotografada no dia 20 de Julho 2013, pelo meu irmão na Austrália (Brisbane), que pediu-me para a identificar Embarassed 
Inicialmente pensei que fosse uma Hieraaetus pennatus, mas como sou um curioso amador, fui pesquisar rapinas na austrália na internet e penso que poderá ser um juvenil Haliaeetus leucogaster Question 

Pois... como dizer, acho giro teres feito perder tempo a tanta gente e tal, e ainda bem que pedes desculpa por isso, mas as desculpas não se pedem, evitam-se, houve gente a perder hoje horas a pesquisar para te tentar ajudar, mas como também se costuma disser só se deve ajudar quem se ajuda a si próprio, espero que compreendas que para a próxima não o farei se não fizeres o trabalho de casa primeiro.

E já estou a dar de barato que não estas simplesmente a gozar com o pessoal...Evil or Very Mad Evil or Very Mad 
pedro121
pedro121

Mensagem por JFMeneses Ter Jul 23, 2013 3:27 pm

Pois é estamos no Forum Aves de Portugal:
Ponto de encontro da comunidade ornitológica, para partilha de informação e debate sobre a avifauna que ocorre em Portugal, Açores, Madeira e Selvagens, incluindo exóticas e raridades.

JFMeneses

Número de Mensagens : 228

Mensagem por João Paulo Duque Ter Jul 23, 2013 4:29 pm

A foto em questão pareceu-me , na realidade, uma calçada mas não é isso que está em questão.
Sou novo aqui no forum e acho que não se deve repetir esta palhaçada. Assim, na minha humilde opinião, propunha à administração do forum que nos pedidos de ID fosse obrigatória a data e o local dos mesmos.

João Paulo Duque

Número de Mensagens : 24
Local : Macedo de Cavaleiros

Mensagem por Helder Vieira Ter Jul 23, 2013 4:44 pm

Tiago Abreu escreveu:Boa tarde,

Peço desculpa por ter criado um alarido tão grande sobre a rapina em causa, e de por lapso não ter referido inicialmente a origem do registo da foto.

Come on!!!!!!!!!!!!!!!!!! Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad 
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Helder Vieira Ter Jul 23, 2013 4:47 pm

João Paulo Duque escreveu: propunha à administração do forum que nos pedidos de ID fosse obrigatória a data e o local dos mesmos.

Obrigatória não concordo, porque acima de tudo já sei que o pessoal não cumpre, mas concordo que a data e local deveria aparecer mais vezes, tanto nos "pedidos ID" como na galeria...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por PNicolau Ter Jul 23, 2013 4:48 pm

Concordo que todos os pedidos de ID deviam indicar local e data. São informações importantíssimas e em qualquer identificação menos óbvia são essenciais.

Não acho que aves fora de Portugal não possam ser discutidas/apresentadas de todo neste fórum, mas há que clarificá-lo bem.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jul 24, 2013 3:48 am

Também não vejo qualquer problema em que se tragam aqui aves de outras partes do mundo, no entanto convém referir isso logo à partida, pois já ficamos a saber o enquadramento.
A ave em questão creio tratar-se de um Whistling Kite (Haliastur sphenurus), que em português será um milhafre-assobiador. Há mais opiniões?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por Tiago Abreu Qua Jul 24, 2013 10:58 am

Mais uma vez, apresento as minhas sinceras desculpas por não ter referido logo a origem da foto e pela "perda de tempo" que muitos tiveram na identificação da ave. No entanto, penso que este constrangimento, permitiu alertar para as etapas prioritárias na identificação de aves (raras/exóticas ou fora de portugal), nomeadamente saber primeiro o local e data...
Concordo com o carlos Pacheco, de que a ave deve ser um Haliastur sphenurus.
Muito Obrigado.
Tiago Abreu
Tiago Abreu

Mensagem por RuiCaratao Qua Jul 24, 2013 12:52 pm

Carlos pacheco escreveu:A ave em questão creio tratar-se de um Whistling Kite (Haliastur sphenurus), que em português será um milhafre-assobiador. Há mais opiniões?

Bem me parecia que tinha algo Milhafressssco Very Happy
Concordo com a questão de se por sempre data e local.
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo