Ajuda na ID - Emberiza
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID - Emberiza
Boas,
O meu irmão anda pela mourolândia ( ), e ontem a caminho do algarve parou pelo alentejo, nomeadamente ficou por Castro Verde. Portanto suponho que esta foto tenha sido tirada nessa zona.
Parece-me um juvenil de Emberiza cirlus, pelos tons mais quentes do peito, riscas bem definidas e padrão da cabeça.
Opiniões sff.
Um gajo vai pra velho e esquece-se de meter a foto à primeira....
O meu irmão anda pela mourolândia ( ), e ontem a caminho do algarve parou pelo alentejo, nomeadamente ficou por Castro Verde. Portanto suponho que esta foto tenha sido tirada nessa zona.
Parece-me um juvenil de Emberiza cirlus, pelos tons mais quentes do peito, riscas bem definidas e padrão da cabeça.
Opiniões sff.
Um gajo vai pra velho e esquece-se de meter a foto à primeira....
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Re: Ajuda na ID - Emberiza
Porque não um trigueirão?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
A zona é mais propícia para tal, mas os putos de trigueirão não são mais clarinhos?! O bico também me parece mais pro cirlus... mais a idade da ave e a luz pode induzir em erro neste particular.PNicolau escreveu:Porque não um trigueirão?
O bico é realmente possante, além disso creio (não tenho aqui o atlas à mão) que não há E. cirlus nessa zona - claro que isto do "não há" é sempre relativo, mas E. cirlus é uma espécie bastante sedentária que raramente surge fora dos locais habituais de ocorrência...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Na realidade, a cabeça é o que mais me leva a pensar que se trata de um puto de trigueirão, está a faltar-me o padrão relativamente bem marcado da E. cirlus. e enquadra-se bastante bem com aquilo que tenho observado.
Mas alguém mais há-de dar a sua opinião e argumentos mais válidos do que os meus
Mas alguém mais há-de dar a sua opinião e argumentos mais válidos do que os meus
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Estás a ver Helder, esta é by the book aqui para os mouros !!!!
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
RuiCaratao escreveu:Estás a ver Helder, esta é by the book aqui para os mouros !!!!
Pensei que os putos da espécie não fossem com aquela cor mais quente, e na cabeça estava a vislumbrar (a inventar!) um padrão mais pro cirlus.
Uma família que gosto particularmente, e quando as vejo (à excepção da schoeniclus em salreu) é sinal que estou longe
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos