Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águas do Algarve inicia obra que diminui risco de seca da Lagoa dos Salgados

Ir para baixo

Águas do Algarve inicia obra que diminui risco de seca da Lagoa dos Salgados Empty Águas do Algarve inicia obra que diminui risco de seca da Lagoa dos Salgados

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 10, 2013 8:56 am

Águas do Algarve inicia obra que diminui risco de seca da Lagoa dos Salgados
Data: 22 de Agosto de 2013
Fonte: regiao-sul.pt

A Águas do Algarve iniciou hoje a construção de uma conduta elevatória perto da Lagoa dos Salgados, Albufeira, obra orçada em um milhão de euros, que permitirá minimizar os riscos de seca da lagoa, local de nidificação de aves.

Em declarações à Lusa, a porta voz da empresa adiantou que, com esta infraestrutura, será possível enviar os esgotos gerados na zona poente de Albufeira para tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local, que, depois de tratados, poderão ser lançados na lagoa, evitando a descida acentuada dos niveís de água.

Várias associações ambientalistas têm alertado para o perigo de seca da lagoa, o que já levou a que, em determinadas alturas do ano, as autoridades tivessem ordenado a libertação exclusiva de toda a água da ETAR de Albufeira Poente para a lagoa, como aconteceu em junho passado.

A água que alimenta a Lagoa dos Salgados já provém da ETAR daquela ETAR, mas é partilhada com o campo de golfe dos Salgados, o que significa que o aumento da quantidade de efluentes tratados permitirá libertar mais água para a lagoa, visitada por observadores de aves de todo o mundo.

Segundo Teresa Fernandes, os esgotos gerados naquela zona da cidade são atualmente lançados no mar através de um emissário submarino, sem comprometer a qualidade da água nas praias, situação que será modificada com a conclusão da obra que hoje arrancou.

Apesar de a empresa que gere o abastecimento e tratamento de águas residuais na região ser a responsável por esta obra, é a delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que gere e estipula a quantidade de água libertada para a lagoa, esclareceu aquela responsável.

Nesta fase será construída a conduta elevatória, com um comprimento de 2,5 quilómetros, entre a marina de Albufeira e a Galé, mas no final de setembro será iniciada a segunda fase de um projeto mais vasto, que envolve a requalificação do habitat lagunar dos Salgados.

Essa obra, da responsabilidade da APA, mas realizada em colaboração com a Águas do Algarve, só poderá ser executada após a época balnear e fora dos períodos de nifificação das aves.

O plano de gestão da lagoa inclui a construção de um dique, a criação de zonas com diferentes níveis de profundidade e vegetação aquática.

A seca afeta também outras áreas protegidas do Algarve, como a Ria Formosa e o Sapal de Castro Marim, mas os efeitos são menos devastadores para as aves ali residentes e migrantes por se tratarem de áreas são maiores e com mais zonas húmidas.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=138964
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos