Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Id Calidris (minuta)

+5
patriciaeluis
Gonçalo Elias
pedro121
Helder Vieira
Araújo da Silva
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 24, 2013 7:25 am

Se estiverem de acordo, toda a parte sobre fotógrafos vs. observadores, que nada tem a ver com a observação original, pode ser separada do resto do tópico e movido para a sala principal. Isto porque um debate destes não deve ficar "escondido" num tópico de identificação. O que vos parece?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Set 24, 2013 7:39 am

Parece-me bem, mas não entendo o sentido do "vs." Não me parece que se tenha posto a coisa nesses termos, que pode ser interpretado como uns contra os outros, visão que não partilho
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por pedro121 Ter Set 24, 2013 7:45 am

Gonçalo Elias escreveu:Se estiverem de acordo, toda a parte sobre fotógrafos vs. observadores, que nada tem a ver com a observação original, pode ser separada do resto do tópico e movido para a sala principal. Isto porque um debate destes não deve ficar "escondido" num tópico de identificação. O que vos parece?
Pois, não concordo particularmente, já que se vai perder a origem da conversa, e de resto foi só uma troca de ideias, que já parece ter chegado á sua conclusão...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 24, 2013 7:47 am

Carlos Pacheco escreveu:Parece-me bem, mas não entendo o sentido do "vs." Não me parece que se tenha posto a coisa nesses termos, que pode ser interpretado como uns contra os outros, visão que não partilho
Sim tens razão, o vs. foi uma escolha infezlia da minha parte. Não era minha intenção criar qualquer clivagem.

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Se estiverem de acordo, toda a parte sobre fotógrafos vs. observadores, que nada tem a ver com a observação original, pode ser separada do resto do tópico e movido para a sala principal. Isto porque um debate destes não deve ficar "escondido" num tópico de identificação. O que vos parece?
Pois, não concordo particularmente, já que se vai perder a origem da conversa, e de resto foi só uma troca de ideias, que já parece ter chegado á sua conclusão...
A ideia é que uma vez encerrado o tema o tópico perde-se no meio de centenas de pedidos de ID, mas como referi acima não quero estar a criar clivagens, por isso deixemos ficar como está Wink 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Set 24, 2013 8:10 am

Eu apenas referi que não deverá ser apresentado como uns contra os outros, mas por mim até vejo bem que seja puxado para outro tópico, com o tema fotografia e observação ou algo assim.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 24, 2013 9:05 am

bom, vamos esperar por mais opiniões...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Helder Vieira Ter Set 24, 2013 10:17 am

Gonçalo Elias escreveu:
Carlos Pacheco escreveu:Parece-me bem, mas não entendo o sentido do "vs." Não me parece que se tenha posto a coisa nesses termos, que pode ser interpretado como uns contra os outros, visão que não partilho
Sim tens razão, o vs. foi uma escolha infezlia da minha parte. Não era minha intenção criar qualquer clivagem.
 
Não acho que tenha sido infeliz Gonçalo, de todo. Essa "clivagem" existe, inclusive aqui no fórum já a li between the lines. Basta lembrar certas fotos, tanto aqui como em grupos no FB, e a celeuma que causaram.
No entanto fico satisfeito que estejamos todos (pelo menos neste tópico) a remar para o mesmo lado.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por PNicolau Qua Set 25, 2013 4:58 am

Concordo que a ideia de tornar isto um tópico único seja interessante. É um tema que periodicamente surge à baila, e ter um local para discuti-lo seria bom, para não ter de ser tudo between the lines como afirma, e bem, o Helder.

Eu considero-me um fotógrafo e observador de aves. Antes observador do que fotógrafo, mas como a única maneira que tinha de ver as aves mais perto quando iniciei esta actividade era através de uma câmara, o bico pegou.

Porque se por um lado ando a rastejar e a camuflar-me para tirar uma boa fotografia, também muitas vezes saio para o campo só de binóculos para ver o que por ali anda.

Portanto, entre fotógrafos e observadores, há também híbridos. Twisted Evil
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Set 25, 2013 5:06 am

Eu até me atrevo a dizer que devem ser poucos os observadores que não tem uma máquina fotográfica para obter os seus "registos". Eu tenho uma, mas fica muitas vezes no saco.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Araújo da Silva Qua Set 25, 2013 8:38 am

A minha máquina fotográfica passou (há muito) a ser o meu caderno de campo.

Para um observador de aves isto não é dispensável .
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por pedro121 Qua Set 25, 2013 8:49 am

Araújo da Silva escreveu:A minha máquina fotográfica passou (há muito) a ser o meu caderno de campo.

Para um observador de aves isto não é dispensável .
Sim, não é de facto, mas no entanto não é por uma pessoa andar com uma máquina fotográfica que uma pessoa é um fotografo.Smile 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Set 25, 2013 9:04 am

Eu sou um mero aspirante, sem intenções de subir na carreira Very Happy Isto porque para ser um fotografo a sério é preciso muito tempo, dedicação, preparação e equipamento. Eu geralmente só tenho a dedicação e por vezes entretenho-me com a preparação, mas essencialmente para outros fotografarem.
Agora que gosto de dar uns "tiros", isso gosto, mas sempre com cuidado e com as aves como prioridade, nunca as fotos
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por patriciaeluis Qua Set 25, 2013 10:50 am

Nós também não nos consideramos fotógrafos, nem sequer amadores, por isso encaixamos no termo “gente que faz fotografia” .

Também gostamos de registar num caderninho o que vimos, mamíferos, anfíbios, repteis e as aves também.

Acho que isto faz de nós um bocadinho de Observadores da Natureza...
Este anos decidimos investir um bocadinho mais nas Aves já que a variedade é tanta que o justifica.

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 25, 2013 11:21 am

patriciaeluis escreveu:Também gostamos de registar num caderninho o que vimos, mamíferos, anfíbios, repteis  e as aves também.
Isso é excelente, com a passagem dos anos e a acumulação de registos, é fácil começarmos a esquecer-nos dos pormenores, nomeadamente as datas e as circunstâncias de cada observação; se for tudo registado, ficará disponível para consulta posterior, sempre que necessário.

Eu também registo sempre tudo o que vi, desde que comecei a ver aves.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Id Calidris (minuta) - Página 2 Empty Re: Id Calidris (minuta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos