pato de rabo alcada
+4
fmorais
pedro121
jheitor
nuno dosantos
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: pato de rabo alcada
É preciso não esquecer que a não aceitação de um registo pelo CPR não significa obrigatoriamente que o observador se equivocou na identificação da espécie que submeteu. Pode simplesmente querer dizer que quem avaliou não considerou a ID segura com base nos elementos disponíveis (sejam eles descrição, fotos, desenhos). O papel do CPR é validar ou não os registos com base na informação que tem e que obviamente se torna mais fácil com fotos (quantas mais melhor), com o número de observadores que viram a ave e outros aspecto, como referiu o Pedro Ramalho
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Voltando só ao pato por momentos, parece que ontem não foi reencontrado apesar de vários observadores o terem procurado durante a tarde, pode portanto ter dado já á sola...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim, perfeitamente compreensível, a 1ª vez é sempre assim:D , bom, adiante, sempre que encontres uma ave rara existem alguns passos que a meu ver são importantes de serem tomados, mas que são adaptáveis ás situações:nuno dosantos escreveu:Pedro so estava a perguntar para uma proxima vez que registe uma ave nova tenha a noção de como o fazer bem, pois nesta a ansiedade tomou conta de mim, como ja deves ter reparado o pouco que sei neste ano e picos foi daqui que aprendi, é aqui que exponho sempre as minhas duvidas, o que desde ja agradeço aqueles que por vezes devem ficar com os olhos em bico tal nao é a qualidade das fotos que apresento, pois nem conheço ninguem pessoalmente que tenha este mesmo gosto que eu.
1º tirar muitas fotografias, enche o cartão, especialmente se a ave estiver activa, em passeriformes que estejam a vocalizar tambem é importante fazer video com as vocalizações
2º se tiveres certeza da id, divulgar o registo o mais rapidamente possível é a próxima coisa a fazer, para isso a melhor maneira é usar a lista de mails raridades, se não tiveres certeza da id colocas aqui as fotos para ver se o pessoal dá uma ajuda
3º Enviar o registo para o CPR, essa parte é importante mas não urgente, o CPR, está neste momento a avaliar os registos de 2011, portanto podem esperar uns dias pelos de 2013...
Já houve aqui muitas trocas de palavras sobre muitas aves, é mesmo para isso que o forum serve, e já houve até troca acesas de palavras sobre registos submetidos ao CPR, não me lembro é de nenhuma sobre um registo rejeitado pelo CPR, mas não quer dizer que não tenha acontecido, o inverso também é possível que é questionar alguns dos registos aceites, coisa que eu por exemplo já fiz.nuno dosantos escreveu:Quanto ão "queixarem-se" simplesmente ocorreu-me de uma única vez haver aqui uma troca de palavras sobre uma ave.
Certo, certo, é sempre importante frisar isso.Carlos Pacheco escreveu: O papel do CPR é validar ou não os registos com base na informação que tem e que obviamente se torna mais fácil com fotos (quantas mais melhor), com o número de observadores que viram a ave e outros aspecto, como referiu o Pedro Ramalho
No entanto nos 4 registos rejeitados no ultimo anuario 3 deles estavam mesmo errados já que as fotos mostravam outras especies que a proposta, e só 1 deles foi rejeitado porque as provas eram inconclusivas, note-se no entanto que 4 rejeitados em mais de 60 é uma percentagem muito boa de aceitação.
Benditas fotos!
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Carlos Pacheco escreveu: Benditas fotos!
Tornam tudo tão mais facil.... só é pena que para marítimas não seja assim tão simples.
Página 2 de 2 • 1, 2