Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ICNF prepara bolsa de voluntários para ajuda na conservação da natureza

Ir para baixo

ICNF prepara bolsa de voluntários para ajuda na conservação da natureza Empty ICNF prepara bolsa de voluntários para ajuda na conservação da natureza

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 13, 2013 7:04 am

ICNF prepara bolsa de voluntários para ajuda na conservação da natureza
Data: 11 outubro 2013
Fonte: regiao-sul.pt

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)está a preparar uma bolsa de voluntariado ambiental para organizar quem quer ajudar a contar aves, plantar árvores ou arranjar caminhos, disse hoje fonte da entidade.

"Estamos a dar os primeiros passos para nos organizarmos internamente e podermos ter mais gente a recorrer à nossa bolsa de voluntariado que gostaríamos de desenvolver no princípio do próximo ano", referiu o responsável pela Divisão da Valorização de Áreas Classificadas do ICNF.

João Carlos Farinha falava à agência Lusa a propósito da ObservaNatura, uma feira de natureza que se realiza em Setúbal, no sábado e no domingo, para mostrar as atividades disponíveis na área do turismo natureza e que integra várias iniciativas como contacto com investigadores e esclarecimento sobre voluntariado.

"As pessoas contactam cada vez mais [o ICNF] devido a estas nossas ações em todo o país e têm cada vez mais o espírito de querer participar de alguma forma, além de se associarem a organizações não governamentais na área do ambiente", por exemplo, explicou.

No voluntariado, "a questão é ter as coisas preparadas para eles, há muitas pessoas que pedem para ser voluntários, de forma avulsa e nós estamos a pensar, eventualmente, nos próximos tempos preparar umas pequenas bolsas de voluntariado que seriam anunciadas na nossa página de internet e as pessoas inscreviam-se", acrescentou João Carlos Farinha.

Atualmente, o ICNF já tem algumas ações de voluntariado com a participação em trabalhos científicos, mas são localizadas, por exemplo no Alentejo, em Castro Verde e Mértola.

Em Castro Verde, os voluntários contam abetardas, uma ave "bastante interessante, mais ainda para quem gosta de fotografia", e em Mértola o objetivo é ajudar na recolha de pequenos peixes que estão protegidos e que têm de ser retirados do rio para que evitar a sua morte, quando seca.

Por outro lado, "este ano, vamos ter um projeto muito grande com os escuteiros em todo o país para plantação de árvores, com cerca de 50 mil miúdos", realçou.

João Carlos Farinha aponta ainda o projeto de voluntariado internacional, no norte do país, com jovens estrangeiros que pagam para vir a Portugal e são acompanhados nas aldeias onde fazem várias atividades, desde pintar muros a arranjar estradas, durante duas a três semanas.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=140280
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos