Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parque regional em Almourão

Ir para baixo

Parque regional em Almourão Empty Parque regional em Almourão

Mensagem por Hugo Albuquerque Qui Out 24, 2013 6:04 am

Parque regional em Almourão

Data: 24/10/2013
Fonte: sol.sapo.pt

Parque regional em Almourão Ng1412573_435x200

Vai chamar-se Parque Natural Regional de Almourão, ganhando o nome das ‘portas’ de quartzito que emolduram o rio Ocreza entre Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, e deverá abranger cerca de quatro mil hectares. Os dois concelhos querem “proteger o património geológico, cultural e faunístico” da zona, segundo a proposta que será submetida em breve ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“Percebemos que a classificação das Portas de Ródão como monumento natural não era suficiente para proteger a área, que tem muito mais biodiversidade”, explica Samuel Infante, da Quercus de Castelo Branco, que está a promover o projecto com as duas autarquias. Por outro lado, acrescenta, o ICNF, organismo que gere as áreas classificadas do país, está “sem capacidade de actuação e de resposta para o território”. Daí que a solução passe “pelo poder local”: “Há uma maior proximidade às zonas que precisam de ser protegidas e há interesse em fazê-lo, até em termos económicos”.

Esta visão é partilhada pelo autarca de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino. “A ideia é preservar o património da região, mas também enquanto espaço de intervenção humana. Queremos criar melhores condições de habitabilidades nos lugares abrangidos, unidades de alojamento e outras infra-estruturas para atrair turistas. Uma classificação abre imensas possibilidades”, explica.

Na área em causa, que se estende de Nisa a Portas de Ródão, “é necessário proteger a avifauna (grifos, cegonhas pretas e bufos reais) e a flora. Ali existe o único zimbral [bosque de zimbro] do país”, esclarece Samuel Infante. A proposta é justificada ainda pelos aspectos geológicos da zona, como as cristas quartzíticas que compõem as portas de Almourão e os fósseis que, aliás, levaram o Geopark Naturtejo e a Associação de Estudos Alto Tejo a apoiarem a iniciativa.

E estão já previstas sessões de esclarecimento nas várias localidades a abranger: “A ideia é que o parque seja um motor de desenvolvimento local”, diz o responsável da Quercus. O objectivo será integrar a nova área protegida na Rede Natura 2000 e concorrer a linhas de financiamento comunitário para projectos sustentáveis, como o INTERREG e o Life.
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 47
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos