Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

informação em tempo real

+3
patriciaeluis
Gonçalo Elias
jheitor
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

informação  em tempo real - Página 2 Empty Re: informação em tempo real

Mensagem por pedro121 Qui Nov 14, 2013 5:48 am

Gonçalo Elias escreveu:Pedro as percentagens indicadas referem-se apenas a observações realizadas em Portugal, certo?
Passou-me esta, sim, apenas as observadas em Portugal continental, pelo menos supostamente, algumas pessoas incluem observações feitas na Madeira e Açores mas penso que não é significativo e que não altera grandemente as %.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qui Nov 14, 2013 6:51 am

No site Reservoir Birds está disponível uma lista preparada pelo Luis Gordinho e Magnus Robb designada 'Scarce birds in continental Portugal whose records are not subject to validation by the rarities committee' que inclui muitas das espécies que têm sido mencionadas nas últimas mensagens. Creio que o intuito dessa lista é estimular a divulgação das observações dessas espécies junto do Reservoir Birds. Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 14, 2013 7:17 am

Pedro Lopes Moreira escreveu:Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.
O objectivo dessa lista sempre foi - e continua a ser - o de permitir a rápida circulação de informação sobre espécies pouco frequentes, de modo a permitir que os interessados possam deslocar-se ao local para ver a espécie, se assim o entenderem. A lista é flexível no que se refere ao elenco de espécie abrangidas (foi feita uma votação sobre isso há uns anos) e de facto já são partilhadas muitas informações non-CPR, também há muitas que não o são; o envio da informação fica geralmente ao critério de quem observou.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25660

Mensagem por pedro121 Qui Nov 14, 2013 7:22 am

Pedro Lopes Moreira escreveu:No site Reservoir Birds está disponível uma lista preparada pelo Luis Gordinho e Magnus Robb designada 'Scarce birds in continental Portugal whose records are not subject to validation by the rarities committee' que inclui muitas das espécies que têm sido mencionadas nas últimas mensagens. Creio que o intuito dessa lista é estimular a divulgação das observações dessas espécies junto do Reservoir Birds. Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.
Smile Smile  Bem, algumas das espécies incluídas na lista L&M não são propriamente escassas, e os critérios seguidos são debativeis, como qualquer critério, diga-se que a lista inclui entre outras estas espécies:

Puffinus gravis
Puffinus puffinus
Oceanites oceanicus
Egretta alba
Prunella collaris
Pyrrhula pyrrhula

Ora estar a receber emails sempre que alguém vê um dom-fafe ou uma garça-branca-grande é dispensável para mim...Very Happy Very Happy 

E quantas as espécies marítimas... se alguém as quiser ver é fazer uma pelagica na altura adequada, não é propriamente dificil, ou ir observar maritimas num dos cabos principais em condições adequadas, pelo menos Puf puf é de caras.Very Happy Very Happy 

notem que normalmente não se introduz as espécies escassas no RB porque sendo o sistema um pincel para introduzir uma raridade, estar a ter o trabalho por causa de um Dom-fafe seria um ato de masoquismo, e claro que se fosse fácil as espécies escassas ocupariam todo o espaço do mapa portanto teriam que ser retiradas, ou seja a única razão porque é possível introduzir espécies que são escassas localmente é porque o RB é demasiado agressivo com o utilizador, se não fosse deixaria de ser possivel porque perderia a utilidade.Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo