informação em tempo real
+3
patriciaeluis
Gonçalo Elias
jheitor
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: informação em tempo real
Passou-me esta, sim, apenas as observadas em Portugal continental, pelo menos supostamente, algumas pessoas incluem observações feitas na Madeira e Açores mas penso que não é significativo e que não altera grandemente as %.Gonçalo Elias escreveu:Pedro as percentagens indicadas referem-se apenas a observações realizadas em Portugal, certo?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008
Re: informação em tempo real
No site Reservoir Birds está disponível uma lista preparada pelo Luis Gordinho e Magnus Robb designada 'Scarce birds in continental Portugal whose records are not subject to validation by the rarities committee' que inclui muitas das espécies que têm sido mencionadas nas últimas mensagens. Creio que o intuito dessa lista é estimular a divulgação das observações dessas espécies junto do Reservoir Birds. Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011
Re: informação em tempo real
O objectivo dessa lista sempre foi - e continua a ser - o de permitir a rápida circulação de informação sobre espécies pouco frequentes, de modo a permitir que os interessados possam deslocar-se ao local para ver a espécie, se assim o entenderem. A lista é flexível no que se refere ao elenco de espécie abrangidas (foi feita uma votação sobre isso há uns anos) e de facto já são partilhadas muitas informações non-CPR, também há muitas que não o são; o envio da informação fica geralmente ao critério de quem observou.Pedro Lopes Moreira escreveu:Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25660
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007
Re: informação em tempo real
Bem, algumas das espécies incluídas na lista L&M não são propriamente escassas, e os critérios seguidos são debativeis, como qualquer critério, diga-se que a lista inclui entre outras estas espécies:Pedro Lopes Moreira escreveu:No site Reservoir Birds está disponível uma lista preparada pelo Luis Gordinho e Magnus Robb designada 'Scarce birds in continental Portugal whose records are not subject to validation by the rarities committee' que inclui muitas das espécies que têm sido mencionadas nas últimas mensagens. Creio que o intuito dessa lista é estimular a divulgação das observações dessas espécies junto do Reservoir Birds. Questiono-me se tal lista (ou outra similar) não deveria ser também adotada pelo grupo Yahoo raridades, deixando esse grupo de partilhar apenas as observações de espécies CPR e passando, também, a divulgar aves 'não CPR' e difíceis de observar. Bem sei que, às vezes, também são partilhadas no grupo raridades observações de espécies 'não CPR' mas tal não é feito de modo sistemático.
Puffinus gravis
Puffinus puffinus
Oceanites oceanicus
Egretta alba
Prunella collaris
Pyrrhula pyrrhula
Ora estar a receber emails sempre que alguém vê um dom-fafe ou uma garça-branca-grande é dispensável para mim...
E quantas as espécies marítimas... se alguém as quiser ver é fazer uma pelagica na altura adequada, não é propriamente dificil, ou ir observar maritimas num dos cabos principais em condições adequadas, pelo menos Puf puf é de caras.
notem que normalmente não se introduz as espécies escassas no RB porque sendo o sistema um pincel para introduzir uma raridade, estar a ter o trabalho por causa de um Dom-fafe seria um ato de masoquismo, e claro que se fosse fácil as espécies escassas ocupariam todo o espaço do mapa portanto teriam que ser retiradas, ou seja a única razão porque é possível introduzir espécies que são escassas localmente é porque o RB é demasiado agressivo com o utilizador, se não fosse deixaria de ser possivel porque perderia a utilidade.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Tempo de Antena da SPEA
» tempo de encubação
» Alerta de mau tempo
» pardais com mau tempo
» Há quanto tempo és observador de aves?
» tempo de encubação
» Alerta de mau tempo
» pardais com mau tempo
» Há quanto tempo és observador de aves?
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos