Ajuda na ID/Rapina e Petinha?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID/Rapina e Petinha?
(foto chata)
Petinha-dos prados?
Petinha-dos prados?
F. Barroqueiro- Número de Mensagens : 5760
Local : Castelo de Vide
Re: Ajuda na ID/Rapina e Petinha?
Foto chata porquê ? É um milhafre -real , repara na cabeça cinzenta e cauda bifurcada e ainda se nota as penas ruivas na cauda .
Já quanto á petinha não me posso adiantar pois não é o meu campeonato , mas entretanto vou dar uma espreitadela no guia , pois as vossas duvidas também servem para eu aprender .
Já quanto á petinha não me posso adiantar pois não é o meu campeonato , mas entretanto vou dar uma espreitadela no guia , pois as vossas duvidas também servem para eu aprender .
António Beira Alta- Número de Mensagens : 1618
Local : Guarda e arredores
Obrigado Paulo e António.
Um abraço.
Um abraço.
Eu dou uma ajuda António:António Beira Alta escreveu:Já quanto á petinha não me posso adiantar pois não é o meu campeonato , mas entretanto vou dar uma espreitadela no guia , pois as vossas duvidas também servem para eu aprender .
petinhas em Portugal e excluindo "cenas" ultra-raras podes esperar ver:
1 - prados
2 - ribeirinha
3 - campos
4 - árvores
5 - marítima
6 - garganta-ruiva
7 - Richard
As três últimas são raridades, e por isso só devem ser consideradas mais a sério depois de excluídas as espécies comuns. Assim, de um lote de 7 reduzimos para 4.
E comuns são as primeiras quatro, acontece que a 3 e a 4 são estivais e nesta altura já não devem por cá andar, logo só devem ser consideradas depois de excluídas as que normalmente estão por cá nesta época. Assim, de 4 reduzimos o lote para 2.
Temos então a dos prados e a ribeirinha, sendo que a primeira é esverdeada, sem lista supraciliar e com as patas laranjas e a segunda é castanha, com lista supraciliar clara e com as patas escuras.
Assim tudo bate certo para que seja dos prados.
Claro que poderíamos agora começar a elaborar porque é que não é uma das mais raras, mas para já acho que isto chega
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Chega perfeitamente Gonçalo , bem hajas , e gosto da forma como desenvolves o teu raciocínio . Vou estar atento .
António Beira Alta- Número de Mensagens : 1618
Local : Guarda e arredores
Então qual é o habitat da ribeirinha. Só para grantir que não me aparece alguma à porta. Vai já tudo para a pasta das petinhas. E o tal do guia que não aparece...
Muito obrigado
Um Abraço/F. Barroqueiro
Muito obrigado
Um Abraço/F. Barroqueiro
Francisco,F. Barroqueiro escreveu:Então qual é o habitat da ribeirinha. Só para grantir que não me aparece alguma à porta. Vai já tudo para a pasta das petinhas. E o tal do guia que não aparece...
Muito obrigado
Um Abraço/F. Barroqueiro
A ribeirinha anda quase sempre ao pé de água (embora já as tenhas visto longe de água, por exemplo, na serra da Estrela).
Aí na tua zona o melhor local que conheço é a ponte sobre a ribeira de Nisa na estrada que conduz à barragem da Póvoa (refiro-me à estrada que contorna a albufeira pelo lado ocidental)
Mais ou menos aqui:
1 abraço,
Gonçalo
A ribeira leva muita água, a barragem subiu muito, as garças desapareceram (pelo menos cá de cima) e essa ponte, já foi. Vou estar atento.Jaime Pires escreveu:Só falta carregar no botão da máquina..
Abr.
Um Abraço/F. Barroqueiro
Bem, claro que o nível de água conta, e muito, o aspecto que eu quis salientar foi o tipo de habitat: margem lamacenta pouco declivosa e com alguma erva, é o tipo de sítio que a petinha-ribeirinha aprecia
...e provávelmente bancos de areia. Estamos entendidos. Mais um obrigado.Gonçalo Elias escreveu:Bem, claro que o nível de água conta, e muito, o aspecto que eu quis salientar foi o tipo de habitat: margem lamacenta pouco declivosa e com alguma erva, é o tipo de sítio que a petinha-ribeirinha aprecia