Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

+9
Luis Silva
Tissot
Paulfer
PNicolau
Flávio Oliveira
João Ferreira
PedroSeixas
pedro121
Gonçalo Elias
13 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 23, 2014 12:49 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Segundo sei, passou por cima de tua casa. Very Happy

Isso foi antes ou depois de almoço? Twisted Evil
Uma pergunta muito válida, parece-me...

Continuo sem perceber, e de resto eu não bebo...

Agora sou eu que não percebo. Quem é que escreveu ou sequer sugeriu que tu bebias?


A pergunta referia-se, obviamente, a quem alega ter visto a ave. Não sei porque é que achaste que era para ti Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Dom Nov 23, 2014 12:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:
A pergunta referia-se, obviamente, a quem alega ter visto a ave. Não sei porque é que achaste que era para ti Very Happy

O que para ti e pelos vistos para o Nicolau é óbvio, não o é para mim...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 23, 2014 1:07 pm

Então eu explico: alguém diz que viu uma coruja-das-neves que supostamente terá passado por cima de tua casa. Eu pergunto se foi antes ou depois de almoço (que esse alguém viu a coruja). Portanto estou a questionar (implicitamente) se esse alguém (que diz ter visto a ave) estaria na plena posse das suas faculdades de identificação.

Tu não alegaste ter visto qualquer coruja, logo a pergunta não se aplicava a ti, logo não percebo porque é que te sentiste visado.

Espero ter esclarecido cabalmente este pequeno mal-entendido  Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Dom Nov 23, 2014 1:12 pm

Gonçalo Elias escreveu:E
Espero ter esclarecido cabalmente este pequeno mal-entendido  Smile

O que eu espero é que tenha credibilidade suficiente na comunidade, para que se por acaso der com um coruja-das-neves, alguem acredite, mesmo que seja que o registo seja SONP e feito depois do almoço... Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 23, 2014 1:21 pm

pedro121 escreveu:O que eu espero é que tenha credibilidade suficiente na comunidade, para que se por acaso der com um coruja-das-neves, alguem acredite, mesmo que seja que o registo seja SONP e feito depois do almoço... Twisted Evil Twisted Evil

Mesmo que a identificação não esteja em causa e o observador esteja bem cotado na comunidade, é sempre possível meter veneno e começar a lançar suspeições a dizer que o bicho é fatela bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Tissot Dom Nov 23, 2014 1:32 pm

Uma pergunta offtopic...
Acabei de jantar e não bebi nada, mas como é que estão a responder com um desfasamento de uma hora? É normal o relógio do fórum estar com uma hora de avanço? Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Dom Nov 23, 2014 1:38 pm

Tissot escreveu:Uma pergunta offtopic...
Acabei de jantar e não bebi nada, mas como é que estão a responder com um desfasamento de uma hora? É normal o relógio do fórum estar com uma hora de avanço? Very Happy

É recorrente mas não deve ser considerado normal, acho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Dom Nov 23, 2014 1:40 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Mesmo que a identificação não esteja em causa e o observador esteja bem cotado na comunidade, é sempre possível meter veneno e começar a lançar suspeições a dizer que o bicho é fatela bounce

Sim, tanto mais que as que estão em Portugal não estão que eu saiba em situações de falcoaria, nem estão anilhadas, por isso teriam que ser apanhadas e ver se estão chipadas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Nov 23, 2014 1:41 pm

Tissot escreveu:Uma pergunta offtopic...
Acabei de jantar e não bebi nada, mas como é que estão a responder com um desfasamento de uma hora? É normal o relógio do fórum estar com uma hora de avanço? Very Happy

Creio que está assim desde final de Outubro, ou seja, desde a mudança da hora.
Mais estranhas ainda são as horas que aparecem se não estivermos conectados...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 23, 2014 1:49 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Tissot escreveu:Uma pergunta offtopic...
Acabei de jantar e não bebi nada, mas como é que estão a responder com um desfasamento de uma hora? É normal o relógio do fórum estar com uma hora de avanço? Very Happy

Creio que está assim desde final de Outubro, ou seja, desde a mudança da hora.
Mais estranhas ainda são as horas que aparecem se não estivermos conectados...

Podem fazer o ajuste manual, procedendo da seguinte forma:
1. Ir a Perfil
2. Separador Preferências
3. Quase no fundo da página, em Fuso Horário, escolher "Lisbon (UTC +00:00)"
4. Salvar
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Tissot Dom Nov 23, 2014 1:54 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:
Tissot escreveu:Uma pergunta offtopic...
Acabei de jantar e não bebi nada, mas como é que estão a responder com um desfasamento de uma hora? É normal o relógio do fórum estar com uma hora de avanço? Very Happy

Creio que está assim desde final de Outubro, ou seja, desde a mudança da hora.
Mais estranhas ainda são as horas que aparecem se não estivermos conectados...

Podem fazer o ajuste manual, procedendo da seguinte forma:
1. Ir a Perfil
2. Separador Preferências
3. Quase no fundo da página, em Fuso Horário, escolher "Lisbon (UTC +00:00)"
4. Salvar

Ok. Obrigado Gonçalo, desconhecia esta opção.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por PNicolau Dom Nov 23, 2014 2:42 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Mesmo que a identificação não esteja em causa e o observador esteja bem cotado na comunidade, é sempre possível meter veneno e começar a lançar suspeições a dizer que o bicho é fatela bounce

Sim, tanto mais que as que estão em Portugal não estão que eu saiba em situações de falcoaria, nem estão anilhadas, por isso teriam que ser apanhadas e ver se estão chipadas.
Claro que aparecendo uma nas dunas, com ventos favoráveis e uma invasão na europa como aquelas americanas... Mudava um pouco o cenário, não?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Seg Nov 24, 2014 1:53 am

Gonçalo Elias escreveu:
O rei D. Carlos, referindo-se a esta espécie originária da Eurásia setentrional e central afirmou que era muito rara e que ocorria em Dezembro e Janeiro (Carlos de Bragança 2002). Reis Júnior (1931) refere ter recebido um desenho de um exemplar desta espécie que havia sido adquirido por um amigo, em casa de um negociante de caça. Esta ave fora abatida em Dezembro de 1911 junto a Alcochete. Não se conhecem quaisquer registos recentes.

O citado Reis Júnior diz isto:

Do nosso malogrado amigo Alvaro Delmar, ao tempo residente em Lisboa, recebemos, em 18 de Dezembro de 1911, o desenho dum exemplar desta espécie, que tinha sido adquirido em casa dum negociante de caça, à rua do «Mundo». Este exemplar tinha sido morto poucos dias antes pelos caçadores de Alcochete.

Em relação ao registo do Reis Junior, eu fiquei com uma duvida, ele recebeu um desenho de um exemplar, desenho esse feito por Alvaro Delmar que comprou a peça de caça, ou que comprou o desenho?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 24, 2014 3:10 am

Não sei responder. O texto citado está exactamente como no original.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Seg Nov 24, 2014 5:28 am

Gonçalo Elias escreveu:Não sei responder. O texto citado está exactamente como no original.

Suponho que o desenho está perdido?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 24, 2014 5:33 am

É o mais provável.

No entanto, a chamada "colecção Reis Júnior" (uma série de aves embalsamadas) encontra-se no Museu do Porto, que tive oportunidade de visitar em Abril de 2009. Se o tal desenho ainda existir esse seria o local indicado para o procurar. Vou ver o que consigo saber alguma coisa.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Luis Silva Seg Nov 24, 2014 7:16 am

Algumas das aves que aqui foram referidas estão no museu da Universidade de Coimbra, posso também tentar lá dar um pulo (mediante me ser autorizado pelo director do museu) e verificar alguns dos exemplares, assim como tirar fotos.
Alguns espécimes do museu tem fotos on.line (na pagina do museu)

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 24, 2014 7:24 am

Oi Luís,

Entre as aves mais "interessantes" que vi e fotografei no museu quando lá estive em Fevereiro de 2005 incluem-se:
- uma Aquila sp. (claga? pomarina?) que terá sido examinada no passado mas cuja identificação para mim não é de todo clara
- um Falco "tipo peregrinus" mas de dimensões mais reduzidas e que não consegui perceber bem o que era
- os pica-paus a que já fiz referência, havia pelo menos um major que era claramente menor que os restantes; ainda comecei a pensar em medius, mas a plumagem não batia certo, fiquei com a ideia de ser um "major pequenino" Smile

Há lá mais bichos notáveis, embora não ofereçam tantas dúvidas em termos de identificação, nomeadamente Anser fabalis, Gavias, Turnix, Corvus frugilegus e outras coisas. E claro os dois quebra-ossos abatidos pelo rei.

Tenho fotos de muitas destas coisas, para a semana terei acesso ao CD e poderei colocar algumas aqui.

Uma última nota: tenho ideia que o museu reabriu ao público, ou pelo menos uma parte, talvez o Carlos Pacheco possa adiantar mais alguma coisa sobre isto.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Seg Nov 24, 2014 7:37 am

Luis Silva escreveu:Algumas das aves que aqui foram referidas estão no museu da Universidade de Coimbra, posso também tentar lá dar um pulo (mediante me ser autorizado pelo director do museu) e verificar alguns dos exemplares, assim como tirar fotos.
Alguns espécimes do museu tem fotos on.line (na pagina do museu)

Hummm, se estas por Coimbra, mas util seria ires á biblioteca da universidade e veres a revista Cyanopica, 3(4) 1986 que está por lá e veres se consegues digitalizar/fotografar o registo dos Cisnes, as referencias que tenho são de que a biblioteca tem um exemplar.

Presença do cisne de Bewick (cygnus Bewickii) na Galiza e no Norte de Portugal
Presence of cygnus Bewickii in Galiza and in the North of Portugal / Estanislao Férnandez de la Cigoña Nuñez

AUTOR(ES): Cigoña Núñez, Estanislao Fernandez de la
PUBLICAÇÃO: [Porto? : s.n.,, 1986?]
DESCR.FÍSICA: p. 761-762 ; 23 cm
NOTAS: . - Sep. de "Presença do cisne de Bewick (cygnus Bewickii) na Galiza e no Norte de Portugal
Presence of cygnus Bewickii in Galiza and in the North of Portugal / Estanislao Férnandez de la Cigoña Nuñez
AUTOR(ES): Cigoña Núñez, Estanislao Fernandez de la
PUBLICAÇÃO: [Porto? : s.n.,, 1986?]
DESCR.FÍSICA: p. 761-762 ; 23 cm
NOTAS: . - Sep. de "Cyanopica", 3(4) 1986
. - Texto também em inglês
CDU: 598.4(469)
598.4(460)






pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Luis Silva Seg Nov 24, 2014 7:43 am

Sim, estou na faculdade a fazer doutoramento. Neste momento andam algumas remodelações de departamentos e mesmo no museu penso que há coisas a serem movidas. Talvez no final deste ano ou inicio do próximo as coisas estejam já assentes e vou lá. Existem lá também 3 leucuras que segundo consta foram recolhidos perto da cidade de Coimbra que também queria confirmar a origem (ou as etiquetas). Havendo uma lista de possiveis bichos a ver será sem duvida mais facil Smile

Em relação a biblioteca vou tentar lá dar um salto ainda esta semana

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Luis Silva Seg Nov 24, 2014 8:08 am

Alguns dos exemplares imagino que o estado não seja também o melhor para fazer uma id segura, por outro lado se houver alguém com meios e/ou contactos para fazer algumas identificações moleculares estas podem dar uma ajuda na palavra final

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Luis Silva Ter Nov 25, 2014 3:33 am

O artigo diz que foram vistos 2 no estuario do Minho e o viu a 1ª vez a 21 de Nov de 1985 e q estiveram na zona ate final de fev de 1986. O autor diz que a sua presença é muito escassa na Galiza e so conhece uma citaçao do proprio (1982 - Aves raras de la ria de Vigos 28-3 na Faro de Vigo).

Tem algumas referencias a espécie em Espanha (não consigo encontrar os ficheiro on-line) que são:

Breve reseña geográfica, migratológica y demográfica sobre algunas aves acuáticas censadas, Ardeola
e
algunas observaciones de anatidae y otras aves en el delta del ebro , Ardeola

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Ter Nov 25, 2014 3:35 am

Luis Silva escreveu:O artigo diz que foram vistos 2 no estuario do Minho e o viu a 1ª vez a 21 de Nov de 1985 e q estiveram na zona ate final de fev de 1986. O autor diz que a  sua presença é muito escassa na Galiza e so conhece uma citaçao do proprio (1982 -  Aves raras de la ria de Vigos 28-3 na Faro de Vigo).

Tem algumas referencias a espécie em Espanha (não consigo encontrar os ficheiro on-line) que são:

Breve reseña geográfica, migratológica y demográfica sobre algunas aves acuáticas censadas,  Ardeola
e
algunas observaciones de anatidae y otras aves en el delta del ebro , Ardeola

Não faz portanto nenhuma descrição das aves, nem contem o artigo fotos ou desenhos das mesmas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Luis Silva Ter Nov 25, 2014 4:40 am

não..se quiseres posso enviar-te o artigo

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por pedro121 Ter Nov 25, 2014 4:57 am

Luis Silva escreveu:não..se quiseres posso enviar-te o artigo

Sim, se fosse possível agradecia, envio-te o meu mail por pm
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que não são vistas há mais de 20 anos - Página 3 Empty Re: Espécies que não são vistas há mais de 20 anos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos