Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maré negra em Ibiza chegou às águas de parque natural

Ir para baixo

Maré negra em Ibiza chegou às águas de parque natural Empty Maré negra em Ibiza chegou às águas de parque natural

Mensagem por Andorinha-dáurica Seg Jul 16, 2007 2:40 am

Maré negra em Ibiza passou as barreiras e chegou às águas de um parque natural
15.07.2007
PUBLICO.PT

Durante a noite, parte da maré negra causada pelo naufrágio do navio “Dom Pedro” ultrapassou as barreiras de protecção e chegou às águas do Parque Natural de Ses Salines, ao largo de Ibiza. A informação foi confirmada hoje pela ministra espanhola do Ambiente, em conferência de imprensa.

Apesar de Cristina Narbona ter garantido que a poluição ainda não chegou à costa, uma vez que se reforçaram as barreiras de protecção, várias testemunhas na zona asseguram que algumas rochas já estão manchadas com fuel-óleo, noticia o “El Mundo” online.

Ontem foram identificadas três novas fissuras no casco do navio. No entanto, estas ainda não puderam ser reparadas porque, segundo a ministra, a natureza das fissuras requer que a reparação se realize de dentro do navio.

Depois de terem sido detectadas essas fissuras, as autoridades aceleraram as operações de extracção do combustível ainda no interior do “Dom Pedro”, navio que naufragou na noite de quarta-feira depois de colidir com o fundo rochoso de uma pequena ilha. O cargueiro, com 20 pessoas a bordo, transportava 150 toneladas de fuel-óleo e 50 toneladas de gasóleo.

Hoje, Cristina Narbona visitou a Praia d’en Bossa, uma das três que continua encerrada para proteger a saúde dos banhistas.

Segundo o “El País” online, a ministra do Ambiente considera “demasiado cedo” para fazer um balanço do impacto ambiental do derrame.

Ses Salines, parque natural desde 2001, é Zona de Protecção Especial para Aves, Zona Húmida Ramsar e Rede Natura 2000.

Greenpeace apresenta denúncia às autoridades por crime ambiental

O ramo espanhol da organização ecologista internacional, Greenpeace, apresentou na quinta-feira uma denúncia às autoridades das Baleares por crime ambiental, contra a empresa Iscomar, proprietária do “Dom Pedro”.

“Esta nova agressão contra o Mediterrâneo não deverá ficar impune. Vamos fazer tudo o que for possível para que os responsáveis assumam as consequências deste derrame”, declarou Juan López de Uralde, director-executivo da Greenpeace espanhola.

A organização pede que se investiguem os navios da empresa Iscomar para evitar novos acidentes.

O navio da Greenpeace, “Rainbow Warrior”, actualmente em campanha contra a degradação do Mediterrâneo, está a acompanhar as operações no local.
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos