Confirmação de ID - larus fuscus
+3
Helder Vieira
PNicolau
Jaime Pires
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Confirmação de ID - larus fuscus
Estas parecem-me todas fuscus. Será assim?
Esta pode estar com plumagem de 1º inverno
E esta pode estar com plumagem de 2º inverno
Esta pode estar com plumagem de 1º inverno
E esta pode estar com plumagem de 2º inverno
Re: Confirmação de ID - larus fuscus
1. L. fuscus intermedius 4cy
2. L. fuscus 3cy
3. L. fuscus graelsii adulto
4. L. fuscus 1cy
5. L. fuscus 1 cy
São os meus palpites... Mas vou precisar de correcção.
2. L. fuscus 3cy
4. L. fuscus 1cy
5. L. fuscus 1 cy
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:1. L. fuscus intermedius 4cy
2. L. fuscus 3cy
4. L. fuscus 1cy
5. L. fuscus 1 cy
Concordo com tudo, embora também concorde com a eventual necessidade de correcção
Isto de 1ºs invernos, acrescido de outras mais velhinhas michas/graelsii... Claro que tudo se torna "mais fácil" em bandos mistos, aves isoladas às vezes são osso...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Pode ser que haja mais palpites e são bem aceites. Eu tenho andado aqui às voltas para ver se começo a atinar um pouco mais com as gaivotas mas decididamente isto, estando ainda no principio vai ser uma grande jornada..
Obrigado Pedro e Helder.
Obrigado Pedro e Helder.
A ultima é muito estranha em termos de cabeça e bico, lembra uma canus
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
De facto nunca identifiquei nenhuma gaivota como canus mas isso não é impossivel. As fotos foram tiradas em Palhais (Barreiro) na Quarta Feira...
Jaime, a última não é uma canus. Apenas é muito esguia e faz lembrar uma..
De acordo Pedro... Esse foi o meu entendimento. A expressão é que pode deixar outro...
PNicolau escreveu:1. L. fuscus intermedius 4cy
2. L. fuscus 3cy
4. L. fuscus 1cy
5. L. fuscus 1 cy
Pedro, nota que nesta época do ano não tens nenhuma 1cy, é tudo de 2cy para cima (no dia 1 de Janeiro são todas "promovidas").
Pessoalmente nunca simpatizei muito com a terminologia 1 cy, 2cy, 3cy - prefiro 1º Inverno, 1º Verão, 2º Inverno, etc.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:
Pedro, nota que nesta época do ano não tens nenhuma 1cy, é tudo de 2cy para cima (no dia 1 de Janeiro são todas "promovidas").
Pessoalmente nunca simpatizei muito com a terminologia 1 cy, 2cy, 3cy - prefiro 1º Inverno, 1º Verão, 2º Inverno, etc.
Olá Gonçalo
Também eu sou "maçarico" na observação de aves e também ando às voltas com as gaivotas por isso gostava de saber um pouco mais sobre esta diferença de denominação entre 1cy/2cy e 1º inverno. Será que podes explicar?
Obrigado
Carlos- Número de Mensagens : 185
Local : Aveiro
Olá Carlos,
Posso com certeza.
cy é uma abreviatura de "calendar year" o que em português se pode traduzir por "ano de calendário", na prática corresponde ao "ano civil".
1cy significa que a ave nasceu no ano corrente, quer dizer, é um juvenil do ano.
2cy significa que nasceu no ano anterior ao corrente.
Ora bem, um juvenil nascido em 2013 será 1cy (1º ano de calendário) até 31 de Dezembro, mas no dia 1 de Janeiro passa a 2cy porque não nasceu nesse ano civil mas sim no anterior.
Pessoalmente não gosto desse sistema porque classifica as aves de acordo com um "sistema administrativo" e não de acordo com as plumagens.
O outro sistema (que é o que vem em muitos guias de campo, como o collins enão só), classifica apenas de acordo com a plumagem e não leva em conta o calendário.
Uma ave jovem (toda castanha) chama-se "primeiro Inverno" e mantém essa designação de Outubro até Março, independentemente de ser antes ou depois do Ano Novo. Quando começa a fazer a primeira muda parcial, passa a designar-se "primeiro Verão" e seis meses depois muda para plumagem de "segundo Inverno".
Resumindo o primeiro sistema (1cy, 2cy) baseia-se no calendário civil e o segundo sistema baseia-se nas mudas.
Fui claro?
Posso com certeza.
cy é uma abreviatura de "calendar year" o que em português se pode traduzir por "ano de calendário", na prática corresponde ao "ano civil".
1cy significa que a ave nasceu no ano corrente, quer dizer, é um juvenil do ano.
2cy significa que nasceu no ano anterior ao corrente.
Ora bem, um juvenil nascido em 2013 será 1cy (1º ano de calendário) até 31 de Dezembro, mas no dia 1 de Janeiro passa a 2cy porque não nasceu nesse ano civil mas sim no anterior.
Pessoalmente não gosto desse sistema porque classifica as aves de acordo com um "sistema administrativo" e não de acordo com as plumagens.
O outro sistema (que é o que vem em muitos guias de campo, como o collins enão só), classifica apenas de acordo com a plumagem e não leva em conta o calendário.
Uma ave jovem (toda castanha) chama-se "primeiro Inverno" e mantém essa designação de Outubro até Março, independentemente de ser antes ou depois do Ano Novo. Quando começa a fazer a primeira muda parcial, passa a designar-se "primeiro Verão" e seis meses depois muda para plumagem de "segundo Inverno".
Resumindo o primeiro sistema (1cy, 2cy) baseia-se no calendário civil e o segundo sistema baseia-se nas mudas.
Fui claro?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Perfeitamente claro Gonçalo e de facto parece-me mais adequado considerar as plumagens em vez do ano de calendário.
Obrigado pela explicação
Carlos André
Obrigado pela explicação
Carlos André
Carlos- Número de Mensagens : 185
Local : Aveiro
Boas Gonçalo,
Tens toda a razão. No entanto, já vi cy associado a cycle e não calender year, portanto nessa terminologia já encaixaria.
Mas dou-te razão completa.
Tens toda a razão. No entanto, já vi cy associado a cycle e não calender year, portanto nessa terminologia já encaixaria.
Mas dou-te razão completa.
Para a minha tola já não dá.Jaime Pires escreveu:O que a gente aprende...
F. Barroqueiro- Número de Mensagens : 5760
Local : Castelo de Vide