Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aguia Imperial Abatida!

+19
Gonçalo Elias
Luís Venâncio
I_Pereira
Georg Schreier
kasko
Colin Key
João Pereira
ribeiroa
Agostinho Tomás
Miguel Gaspar
João Inez
Pedro Fernandes
isidoro S Teodoro
António A Gonçalves
jvicente
Simon Wates
Carlos Vilhena
mfachada
Aquila Adalberti
23 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Aquila Adalberti Dom Fev 15, 2009 1:09 pm

Saiu há pouco mais de 1 mês uma nova monografia sobre a Aguia Imperial:

"Biologia de la Conservacion del Aguila Imperial Ibérica" Luis Mariano Gonzalez y Antoni Margalida (Eds.) numa Edição do Ministerio do Meio Ambiente Espanhol.

Neste livro temos o "state of the art" sobre a especie desde a tese de douturamento do Luisma que foi publicada em 91.

Os capitulos são:

I- Biogeografia
1. Origem e formação da Aguia Imperial Iberica

II- Estudo da plumagem
2. A plumagem dos adultos e das crias no ninho
3. Variação das plumagens de pré-adultos

III- Estatuto, habitat, dispersão natal e uso do espaço
4. Estatuto e alteração de habitat na população de Aguia Imperial Iberica no período 1974-2004
5. Dispersão natal efectiva e idade de maturidade reproductora
6. Uso do espaço e comportamento territorial

IV- Reprodução
7. Emparelhamento concordante positivo pela cor da plumagem
8. Estudo da biologia reproductora
9. Comportamento parental: Diferenças sexuais numa ave de rapina moderadamente dimorfica
10. Nidificação cooperativa: um caso de poliandria com comportamento sexual invertido do macho


V- Demografia
11. Descrição demografica da recuperação da aguia imperial iberica
12. Estrutura de idades e efeito na fecundidade

VI- Conservação
13. Causas e variações espacio-temporais da mortalidade não-natural da aguia imperial iberica no periodo 1989-2004
14. Efeito das actividades humanas no comportamento reproductivo
15. Alimentação suplementar como ferramenta efectiva da para melhorar o exito reproductivo da aguia imperial iberica
16. Influencia da contaminação de pesticidas na reprodução da aguia imperial iberica


Quem estiver interessado pode adquirir em www.weboryx.com

Abraço
HB


Última edição por Aquila Adalberti em Seg Mar 02, 2009 12:13 pm, editado 1 vez(es)
Aquila Adalberti
Aquila Adalberti

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Morto o macho de Águia Imperial

Mensagem por mfachada Seg Mar 02, 2009 9:54 am

Más notícias:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2101
mfachada
mfachada

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Local : Chaves
Data de inscrição : 02/07/2007

http://www.rotasdaterra.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Aquila Adalberti Seg Mar 02, 2009 12:15 pm

Este era uma dos 4 casais confirmados em Portugal... :-(
Estou consternado...
Divulguem pff.
A ver vamos qual vai ser a posição da SPEA, do ICN, da LPN e da Quercus!

Obrigado
HB


Última edição por Aquila Adalberti em Seg Mar 02, 2009 12:24 pm, editado 1 vez(es)
Aquila Adalberti
Aquila Adalberti

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Não há palavras

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Mar 02, 2009 12:20 pm

Evil or Very Mad Twisted Evil Embarassed Sad Mad pale silent confused scratch
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 02, 2009 12:40 pm

I am so nervous about this that at the moment its difficult to write Portuguese - let alone comment properly about my feelings on a public forum about this tragic event

When is somebody going to succeed in teaching the hunting community that lots of predators = lots of prey and vice-versa?

Hint: Lets remember that people are people anywhere - if they are Portuguese or not it does not really matter - educational methods are the same or very similar, regardless of the culture! I get a little bit fed-up when nearly every answer to problems in conservation is presented with the clause, "you have to remember, we are in Portugal - its different here!"

Its not - the hunting community just waves another flag - their culture is the same everywhere - its just they chew on chouriço instead of some other safe and traditional "image food".

Terrible..terrible....

I knew this bird!

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Aquila Adalberti Seg Mar 02, 2009 1:18 pm

Cópia do mail que acabei de enviar:

Título: "Abatida Aguia Imperial Ibérica Aquila adalberti em Castro Verde! Spanish Imperial Eagle Aquila adalberti killed in Portugal!"

Mensagem: "Boa Noite, Good night,
Sou a dar conhecimento a estas associações deste acontecimento, esperando que tomem posição publica sobre esta situação deplorável!
Só temos 4 casais a nidificar em Portugal! Só existem 230 casais no mundo!
Espero que actuem denunciando esta situação!
I`m given you knowledge about this sad situation!
We only have 4 breeding couples in Portugal! There are only 230 breeding couples in the world!
I hope you act !
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354

Atenciosamente Yours sincerely
Hugo Blanco"

Destinatários:
<spea@spea.pt>, icnb@icnb.pt, quercus@quercus.pt, lpn.natureza@lpn.pt, mbugalho@wwfmedpo.org, birdlife@birdlife.org, wwf@wwf.org, rspb@rspb.org.uk, seo@seo.org, adenex@adenex.org, gsea@maotdr.gov.pt, gsea@maotdr.gov.pt, WWGBP@aol.com, supporter.services.int@greenpeace.org, bbc@bbc.co.uk, news@sky.com, redaccion@elpais.com, rtve.dircom@rtve.es, atendimento@sic.pt, sic@sic.pt, rtp@rtp.pt, agencialusa@lusa.pt , redaccao@lusa.pt, geral@correiomanha.pt, reportagem@correiomanha.pt, dn@dn.pt, redaccao@dn.pt, tvi@tvi.iol.pt, redaccao@tvi.iol.pt, ngsforum@nationalgeographic.com, "

DIVULGUEM PFF
Abraço
HB
Aquila Adalberti
Aquila Adalberti

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por jvicente Seg Mar 02, 2009 2:00 pm

Imperdoável..

A tacanhez portuga no seu auge! Isto aliado a um sistema de justiça que nem pedófilos consegue pôr atrás das grades..

Mais um momento negro (entre tantos outros) no que se refere a conservação da biodiversidade em Portugal.

Eu sei bem o que fazia ao grande fdp que cometeu esse acto!

...
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por António A Gonçalves Seg Mar 02, 2009 2:06 pm

Fico chocado com a notícia!!!

Estou de acordo com o Simon relativamente a esta situação ser uma questão educacional, mas temo que ainda falte muito para que se percam hábitos e formas de pensar muito enraízadas.
Tenho família próxima que pensa exactamente que a falta de caça se deve unicamente à existência de predadores naturais e é praticamente impossível demover este pensamento.
Tenho perfeita noção que só não realizam actos desta natureza com medo das represálias legais, o que me leva a pensar que este caso deverá ter a máxima visibilidade possível, para que funcione (espero) como inibidor de situações futuras semelhantes.

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por isidoro S Teodoro Seg Mar 02, 2009 2:16 pm

Lamentável que aconteça em qualquer parte do mundo. Lamentável que em época de nidificação como a actual, ainda seja permitida a caça.
Continua a vencer o poder do negócio fácil e de momento.
Infelizmente ainda é chique ser caçador, mesmo que não conheça as espécies ou que não respeite as regras. se for rico e poder pagar uma daquelas caçadas em "reserva associativa ou privada", onde pode matar de forma indescriminada tanto melhor. No final, o nos anos futuros, entre os pares, serão sempre relembrados os grandes feitos: "E lembram-se daquela àguia que nos andava a comer os coelhos e as perdizes, que o fulano XX matou, no monte Y? Parecia um trapo a cair."
Infelizmente ainda estamos neste patamar.

Nunca neste portal vi mencionada a existência da Águia Imperial no Gerêz. Em 2008 fiz umas fotos (de má qualidade), na serra Amarela, de uma rapace que julgo ser um exemplar desta espécie, dado a existência de grandes espelhos brancos.

se chegar a conseguir enviar fotos para o portal apresentá-las-ei

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por jvicente Seg Mar 02, 2009 2:50 pm

Bem..

Segui o conselho do Hugo e enviei mail de conteúdo semelhante para os destinatários (e mais alguns) que o Hugo apresentou.
Concordo a 100% que esta é, de momento, a melhor "retaliação" que todos nós podemos efectuar..

Não deixem de manifestar a vossa indignação!


Abraços,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 02, 2009 3:12 pm

E' uma situaça vergonhosa e inadmissivel, um acto asqueroso e mau.
Se a reserva de caça nao tem mao em quem la' caça - e quando la' caça - e o que caça!, entao nao tem condiçoes para se dedicar a esse negocio.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por João Inez Seg Mar 02, 2009 4:46 pm

Mais uma daquelas tristes situações em que sinto quasi-vergonha de ser português! : affraid affraid no:
Só não sinto TOTAL VERGONHA, porque existem pessoas como vós companheiros deste forum e que eu muito aprecio.

Fui caçador...desde os 14 anos aos 17- pirat clandestinamente- e dos 18 aos 29 devidamente documentado. silent
Desde há 10 anos a esta parte que arrumei a arma.
Assisti a algumas atrocidades do género, ás quais sempre me opús veementemente, a última das quais decisiva na minha correcta opção de abandonar esta prática anti natural, que hoje abomino.
Embora me tenha afastado deste mundo, os inputs que hoje me chegam e que eu observo, dos caçadores de hoje, é que pouco mudou, uma vez que grande parte dos personagens são ainda os mesmos e continuam a considerar as rapinas, serpentes e mamíferos predadores como seus rivais, logo se puderem ser afastados de cena tanto melhor...
Falta educação...Falta Fiscalização...Falta exemplo...FALTA CIDADADANIA!

Se este acto atroz foi cometido numa reserva de caça, a mesma devia ser responsabilizada:
1º- Perder o estatuto de zona de caça,(como pena sancionatória);
2º- Obrigatoriedade de contratar técnico superior de Gestão Ambiental ou equiparado;
3º- Desenvolver práticas de gestão da unidade, no sentido de promover a sua biodiversidade e enriquecimento faunístico/cinegético;
4º- Após periodo minímo de 3/4 anos e de acordo com avaliação positiva das medidas e objectivos alcançados, voltar a adquirir a licença de zona de caça.
É só uma ideia.

Abraço a todos
João Inez
João Inez
João Inez

Número de Mensagens : 97
Idade : 54
Local : Vale Luís Neto-Salir
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Miguel Gaspar Seg Mar 02, 2009 5:06 pm

Lamentável...
É impressionante como um acto ediondo cometido por um qualquer mentecapto, nos pode deixar envergonhados por vivermos neste país...
Oxalá consigam descobir quem praticou tal acto e punam quem tverem de punir!

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Agostinho Tomás Ter Mar 03, 2009 2:42 am

Crying or Very sad Mad
Agostinho Tomás
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Aguia imperial abatida

Mensagem por ribeiroa Ter Mar 03, 2009 3:39 am

Bom dia , dentro do possivel...

Estou plenamente de acordo com as opinioes de todos os menbros da comunidade,tanto que apos ver os vossos comentarios reparei que em conjunto fazem uma sintese do problema e tambem alguma soluçao para evitar situaçoes futuras.
Contudo como já foi referido temos o eterno problema cultural sempre presente.
Vou dar a minha opiniao como caçador que sou,e relato algumas experiencias a que tenho assistido.
Por muito que eu tente sensibilizar alguns caçadores para a necessidade de preservaçao das aves de rapina,infelizmente deparo-me com uma sociedade fechada que nao está aberta a novas ideias.
A grande percentagem de caçadores nas zonas urbanas consiste em individuos provenientes do exodo rural verificado nos anos 60 e 70,pelo que estamos a falar na genarelidade em pessoas ligadas ao campo e que sempre observaram as aves de rapina no que elas sabem fazer de melhor=caçar=,e lá por uma ou duas vezes terem visto um buteo com um coelho nas patas (que provavelmente teria mixamatose)pensam que será sempre assim.
Para agravar essa situaçao essa faixa etaria é descendente de uma geraçao que recebia dinheiro ou generos em troca dos bicos e das patas ou dos ovos das aves de rapina,sendo presenteados pelos Srs latifundiarios.Como tal estamos perante uma situaçao bastante enraizada.
A soluçao para mim so passa pelo tempo e isto porque? E estritamente necessario que haja um grande abandono da actividade cinegetica por parte deste perfil de individuos (com certeza nem todos sao os maus da fita, tambem havendo maus exemplos nas camadas mais jovens).
Nas associassoes de caça onde pertenço e perante os meus colegas a maioria com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos vejo que cada vez mais existe esse tipo de consciencia, pelo que acredito que a medio prazo o panorama possa mudar.
Recentemente um gestor de uma zona de caça municipal no algarve incentivou um colega meu a abater uma ave de rapina (o que nao foi feito)alegando que era com autorizaçao dele...

Por fim direi que apesar de nao saber se foi feito ou não, tendo esse ninho sido localizado,observado,filmado e devidamente documentado houve alguma atitude se sensibilizaçao perante o gestor da dita zona de caça com o intuito de alertar os perigos de extinçao pelo qual esta especie está a incorrer?

Cada vez mais é preciso alguma pro-actividade por parte das entidades ligadas á conservaçao da natureza para este tipo de situaçoes.
Temos que punir e com mao de ferro os crimes executados e espero que nesta situaçao sejam aplicadas as sançoes mais graves possiveis, mas cada vez mais temos nós (pessoas sensibilizadas para a conservaçao)que estar na linha da frente para que nao haja necessidade de punir mas sim prevenir. É o que eu como caçador tento incutir perante os que me rodeiam.

Como todos sabem temos mais algumas nidificaçoes localizadas, como o caso da Ganga no tejo internacional, do abutre negro,etc... Seria de todo o interesse reunir com os gestores dessas zonas de caça de forma a sensibilizar or mesmos e a transmitir a mensagem da necessidade de preservaçao das especies em vias de extinçao que co-habitam nas respectivas zonas.

Desculpem o texto longo mas é a minha forma de mostrar a revolta que pude sentir ao saber da noticia, que tambem foi ontem divulgada pela sic.

Por fim quero salientar que nao estou a culpabilizar uma determinada faixa etaria,mas é efectivamente nesse perfil que encontro uma maior percentagem de possiveis incumpridores de ocasiao.
Esperemos que com alguma pro-actividade e com o tempo que as coisas mudem.

Cumprimentos
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por João Pereira Ter Mar 03, 2009 10:41 am

Olá a todos,

fiquei a saber deste assunto pelo Flickr, e já fui comentar a notícia no site do Público. É realmente lamentável que isto tenha acontecido. Como disse nesse comentário, temos que alterar as mentalidades e ensinar aos caçadores como serem bons caçadores.
As medidas sugeridas pelo João Inez são excelentes e adequadas a esta situação. Faria sentido que uma associação de caça mantivesse a sua zona de caça depois de ter morto uma das últimas águias-imperiais do país? Não, ou pelo menos para a restituirem deviam implementar medidas de compensação nessa área além de pagarem uma multa bem alta.

Também acho estranha a posição do ICNB. Este acontecimento só chama a atenção à incompetência que existe no ICNB. Estando no conhecimento dos locais dos ninhos ou de nidificação provável da águia-imperial, não tem o ICNB dever de proteger efectivamente essas áreas (eles quando toca a criarem áreas protegidas é quando lhes apetece e isso é muito raramente, nunca percebi o porquê da Reserva Natural do Estuário do Tejo não ter os limites da ZPE e não ser Parque Natural, nunca percebi porque Castro Verde ou a Ria de Aveiro não estão melhor protegidos)?

Seria natural também que o ICNB e os próprios proprietários negociassem de modo a proteger o melhor possível esta espécie. Será Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade ou Instituto de Cobrar Multas depois de as espécies ameaçadas morrerem? Será normal que a área de nidificação da águia-imperial seja uma zona de caça? Deviam mudar de sigla.
Os próprios proprietários da associação de caça deviam tomar conhecimento das espécies ameaçadas que frequentam a sua zona de caça e comunicar isso aos caçadores.

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Simon Wates Ter Mar 03, 2009 12:59 pm

Acordo como estou informado na Espanha todas as cerca de 230 casais de Águia-imperial estão sob vigilância permanente entre Janeiro (?) e Agosto. Sei que os vigilantes (que têm vários graus de formação sendo algumas deles simples amantes da natureza) recebem um ordenado próximo a mínimo legal. Conheço um destes vigilantes e ele fica a uns 600m do ninho com telescópio tomando notas das acontecimentos e pedindo pessoas para não aproximar.

Com as poucos efectivos que existem em Portugal, será muito a pedir que se pagam uns miseráveis ordenados para os protegeram de forma segura?

Acho assim evitaria estes tipos de atentados da forma mais simples e económica. Desde logo o estado paga ordenados bem altos para os "administradores" no ICNB para não conseguir organizar métodos eficazes para assegurar a sobrevivência das aves mais ameaçadas de Portugal continental.

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Aquila Adalberti Ter Mar 03, 2009 1:49 pm

Simon,

a própria SEO (Sociedad Española de Ornitologia), tem um programa de voluntariado para vigilancia de ninhos de Aguia Imperial.

E a nossa SPEA, o que é que já fez!? E a LPN e a Quercus? Já para não falar do ICNB... E o que é que acontece? Nada...

Ou melhor, acontece que as águias são abatidas! :-(

São só 4 casais! E a questão é que há mais casais que ainda não conseguimos localizar os ninhos e que provavelmente estaram a sofrer de males como este que aconteceu!
E eu e o Carlos Pacheco não podemos estar em todos ao mesmo tempo... :-( Estou tão desolado... :-(
Desde 1991 que procuro as Imperiais em Portugal, em 2003 conseguimos (eu e o Carlos descobrir o primeiro casal a nidificar em Portugal, desde a ultima nidificação confirmada... 1977!... Enfim...

Amanhã reune-se o Grupo de Trabalho da Aguia Imperial Ibérica em Portalegre, em que vão estar todos os coordenadores regionais de Espanha e o próprio Luis Mariano Gonzalez e esta questão vai ser abordada.

Informo que o Correio da Manha e o Jornal de Noticias tb publicaram a noticia!


Abraço e Obrigado a todos por divulgarem a noticia
HB
Aquila Adalberti
Aquila Adalberti

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Colin Key Ter Mar 03, 2009 2:08 pm

This is a terrible tragedy and will not reflect well on the people of Portugal. I think that we on this Fórum (and I am including everyone of every nationality who is concerned about birds and conservation) are only a small minority in this country and we have a HUGE battle ahead of us to improve the mental attitude of the ordinairy Portuguese people. They should not be allowed to hide behind the excuse that "this is our culture"; the wild birds and other animals which either reside in, or pass through Portugal, are not the property of the Portuguese - they belong to everyone.

This sort of behaviour also happens in Britain; I am firmly of the opinion that Prince Harry and his cohorts should have been prosecuted for the recent killing of Hen Harriers on the Queen's Sandringham estate as an example to all (especially to the large number of "game keepers" who continue to use illegal trapping and poisoning of raptors which they see as a threat to their own jobs and the income of their employers).

We are a "small voice", but we must continue to fight against this.

Colin Crying or Very sad
Colin Key
Colin Key

Número de Mensagens : 791
Local : Algarve
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por kasko Ter Mar 03, 2009 5:02 pm

Boas,

A propósito desta notícia chegou-me uma mensagem que pode lançar alguns temas de discussão em torno das causas primárias desta tragédia.
A mensagem é de Carlos Sunyer, tido com um bom conhecedor de aves de rapina, em Espanha.

"Dicen que es uno de los adultos de la única pareja que criaba en Portugal, abatida por cazadores.

En Portugal pasó algo muy curioso. Si os fijaís al cruzar la frontera desaparece todo rastro de rapaces. Si se entra desde Galicia dejan de verse los ratoneros, y si se hace desde cualquier otro lugar, además de los ratoneros dejan de verse milanos de cualquier tipo, calzadas y demás parientes.

¿Porqué?. En 1974, con la revolución de los claveles que acabó con la dictadura de Salazar, se instauró un régimen pseudo comunista que además de nacionalizar bancos, compañías de seguros, etc., también nacionalizó la caza. Con ello todo el país se convirtió en un gran coto de caza. Nadie era dueño de la caza y cualquiera que tuviera licencia podía salir al campo a cobrarse cuantas piezas le diera la gana. En consecuencia desapareció la riqueza cinegética del país y todas las rapaces a la cazuela.

A mediados de los 90 poco a poco fue revirtiendo la situación y se ha ido privatizando la caza, lo que no siempre ha dado los frutos deseables para la conservación. Estas situaciones suelen ser aprovechadas por algunos para hacer negocio y en esta ocasión el mejor postor podía hacerse con un coto y ya sabemos que muchas veces es gente de la ciudad que solo quiere ir a pegar tiros. Es lo que pasa con algunos cotos de la Comunidad Valenciana y de Castilla La Mancha que están en manos de italianos y los dejan planchados.

¿Como han reaccionado algunos frente a esta amenaza?. Es interesante la reacción en el PN de Peneda Geres, en el norte junto a la provincia de Orense. Cuando comenzó el proceso de privatización una de las preocupaciones del director fue, precisamente, que la caza no cayera en manos de gente alejada del entorno, por lo general procedente de Oporto y Lisboa. Para contrarrestar el riesgo el Parque fomentó el asociacionismo de los cazadores locales para que fueran ellos los que se hicieran con los cotos y así la gestión de la caza se quedara en casa. De esta manera ha conseguido un mejor control de la caza y poco a poco allí se están recuperando las poblaciones de rapaces.

Carlos Sunyer
"

Abraços,
Paulo Pereira
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Simon Wates Ter Mar 03, 2009 6:26 pm

Hugo,

Obrigado pelas informações!

Espero que a reunião traz avances tangíveis!

Paulo:

Por acaso pensei por estas linhas quando eu vinha a Portugal em 1996 depois 13 anos a viver na Espanha. Parei, depois pouco tempo que havia muito menos rapinas no Algarve que no sul da Espanha. O que me metia mais confusão era a ausência de Águia-calçadas nidificantes porque, sendo comum na grande parte da Andaluzia em diversas habitats, não me fazia sentido que os habitats no Algarve não suportavam esta espécie. Também porque existem presas em abundância, neste caso aves de pequeno/meia porte.

Saliento que de certeza há outras factores que influenciam a presença, ou não de uma determinada rapina, mas acima a minha impressão fica dita.

Simon


Última edição por Simon Wates em Qua Mar 04, 2009 3:29 pm, editado 2 vez(es)
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Georg Schreier Qua Mar 04, 2009 4:29 am

Dear all,

its a shame.
This people just dont care. Its ignorance, the resistance against any kind of better knowledge or progress of understanding or enlightment. Its so frustrating to see stupidness win ! They don't want to know and just do it - and worst of all - apparently pass through with this ???
How is the position of hunters organization/officials towards this ? Wich picture do they want to produce about themselves in the public ?
Are they tolerant of- or do even support the illegal persecution (shooting and poisoning) of birds of prey in this country ?
They should be forced to take a position.
Or are they just unable to do something against such rare "black sheeps" in hunting comunity ? Unable to organize and control themselves ?
Answers should be forced and not just be declarations and Bla bla but include strategies to go against this practise. Education campaign and clear directives included. And the persecution of the persecuters.

This happend in a hunting reserve, as far as I know. So kind of private. The amount of possible hunters on this property been active during the last week or so must be quite small I guess and bullets have been saved.
So there should be a good chance to get the shooter. And if not, the owner(s) are the responsible. And if this case is not going to be solved, I doubt the will to do so on the side of the Portuguese state organs. There is Portuguese and European law and people should be forced to do their jobs here.

Regards
Georg

Georg Schreier

Número de Mensagens : 87
Local : Faro
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.birdwatching-algarve.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por I_Pereira Qua Mar 04, 2009 12:38 pm

Nothing oficial, but I'm also registered in a hunting forum (I'm not a hunter, originally registered there because of hunting dog breeds) and there's also a thread about this event. Pretty much all that posted don't support what happened. But it's also known that a big percentage of hunters (or should I say in these cases, people that own a permit to shoot around in hunting areas) are just plain ignorant and think "less predators => more hunt" but this phenom isn't exclusive to hunters and it's always the conscient acting minorities that take most the consequences, no matter which activity it is.

I_Pereira

Número de Mensagens : 49
Idade : 38
Data de inscrição : 04/11/2007

http://fibus12.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por jvicente Qua Mar 04, 2009 12:53 pm

Boas,

Alguém, aqui no fórum, tem conhecimento de procedimentos que possam ser executados de forma a pressionar, de alguma forma, uma acção punitiva contra a direcção da reserva de caça??
E até que ponto a legislação portuguesa, em vigor, abrangerá situações como esta?
É óbvio que o trolha que disparou devia ser o primeiro a ser punido, mas existe muita responsabilidade na estória por parte dos gestores da reserva..

O que foi aqui escrito pelo João Inez, fez-me muito sentido.. Transcrevo:
"Se este acto atroz foi cometido numa reserva de caça, a mesma devia ser responsabilizada:
1º- Perder o estatuto de zona de caça,(como pena sancionatória);
2º- Obrigatoriedade de contratar técnico superior de Gestão Ambiental ou equiparado;
3º- Desenvolver práticas de gestão da unidade, no sentido de promover a sua biodiversidade e enriquecimento faunístico/cinegético;
4º- Após periodo minímo de 3/4 anos e de acordo com avaliação positiva das medidas e objectivos alcançados, voltar a adquirir a licença de zona de caça."

Será que algo semelhante é já contemplado pela legislação Portuguesa?


Abraços,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Aquila Adalberti Qui Mar 05, 2009 3:17 pm

Escrevo para vos dar conta das principais conclusões da reunião do Grupo de Trabalho da Aguia Imperial Ibérica, realizada ontem em Portalegre:

1- neste momento, dados refentes a 2008, existem 253 casais nidificantes na peninsula (4 em Portugal)

2- A taxa de substituição dos casais em Espanha, é de 10 anos para os machos e 12 anos para as femeas. Em Portugal nos ultimos 5 anos, os 4 casais substituiram pelo menos 1 vez um membro do casal, casos há de substituição de ambos. Pelo que a mortalidade não natural (abate, linhas electricas, etc) é muito preocupante

3- decidiu-se na sequência deste racio alarmante marcar, todos os juvenis com anilhas de cor e com telemetria convencional e, capturar os adultos e colocar-lhes transmissores de satélite

4-decidiu-se também implementar um esquema de vigilancia e monitorização constante dos casais conhecidos, como forma de minimizar situações como a que aconteceu

5- conclui-se que a prioridade em termos de estudo populacional , bem como de aumento e expansão populacional, seria obviamente Portugal, pelo que as estratégias para a espécie bem como projectos de conservação passam a ser ibéricos

6- Monitorizar e prospectar areas novas para a especie, com habitat favoravel, bem como conhecer aprofundadamente a realidade em Portugal das áreas de assentamento de juvenis e imaturos


Abraço
HB
Aquila Adalberti
Aquila Adalberti

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aguia Imperial Abatida! Empty Re: Aguia Imperial Abatida!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos