Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limicola para ID

+3
PNicolau
pedro121
Rogerio
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Limicola para ID - Página 2 Empty Re: Limicola para ID

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 3:36 pm

Rogerio escreveu:Gonçalo estou perfeitamente de acordo com a tua ultima observação eu por exemplo não fazia ideia de que havia uma poça em que era frequente observar esta espécie porque assim sendo provavelmente já teria passado por lá , esta foi uma observação puramente acidental e a ave encontrava-se na zona dos arrozais recentemente lavrados suponho que seja uma área completamente diferente da que o Pedro está a referir.

Certo, a poça onde a espécie é observada nas passagens é bem conhecida dos observadores, mas não dos fotógrafos já que é difícil ou impossível fazer fotos de jeito dada as distancias envolvidas, mas se vires no eBird está lá um hotspot, quase todos os registos de temminck na área foram lá feitos, mas como normalmente os observadores não fazem uma lista separada só para a poça a maioria dos registos estão em pontos gerais.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 3:38 pm

pedro121 escreveu: eu não estou contra a divulgação do registo no raridades, acho que não disse isso, ou disse?

não disseste, nem eu disse que tu disseste Smile

Pedro, uma coisa é a distância ao local, de facto a barragem fica por trás do sol posto, o que eu quero dizer é que em Santa Luzia existe uma expectativa de ver a ave em qualquer altura ao longo do Inverno, não é uma raridade do tipo "apareceu e depois vai-se embora", era mais nesse sentido. Claro que pode ser preciso esperar umas horas.

O que eu quis dizer foi isto: o nível de esforço pode ser diferente (mais longe, mais caro, mais horas), mas a expectativa de ver a ave é semelhante. A Tichodroma actualmente pode ser considerada regular.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 3:41 pm

Gonçalo Elias escreveu:
O que eu quis dizer foi isto: o nível de esforço pode ser diferente (mais longe, mais caro, mais horas), mas a expectativa de ver a ave é semelhante. A Tichodroma actualmente pode ser considerada regular.

Ahh, ok, sim, nesse sentido sim, mas mesmo assim é uma comparação... Smile Smile
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 3:45 pm

pedro121 escreveu:Certo, a poça onde a espécie é observada nas passagens é bem conhecida dos observadores

Pedro não estarás aqui a generalizar um pouco?

A poça é bem conhecida de alguns observadores (talvez uns 15 ou 20, que são aqueles que já têm registos da espécie no e-bird e que basicamente são os "grandes arroladores" da actualidade  Very Happy )

Como referi acima, considerando a dimensão da mailing list, creio que a divulgação destes registos tem interesse, até porque imagino que muita gente tenha uma ideia errada sobre a situação real dessa espécie.

Uma coisa eu admito: eu não sabia sequer que essa poça existia e pelo que depreendo do post do Rogério não sou o único nem nada que se pareça. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 3:49 pm

Gonçalo Elias escreveu:

A poça é bem conhecida de alguns observadores (talvez uns 15 ou 20, que são aqueles que já têm registos da espécie no e-bird e que basicamente são os "grandes arroladores" da actualidade  Very Happy )

Pronto, tudo bem, estou até a generalizar muito, digamos então que a poça é conhecida como sendo um ponto para ver temminck por uma parcela significativa dos observadores interessados em deslocarem-se para ver a espécie. Smile E não são apenas os que tem registos no eBird, muitos observadores não o usam mas a informação vai passando.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 3:50 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Ahh, ok, sim, nesse sentido sim, mas mesmo assim é uma comparação... Smile Smile

Sim eu sei, um bocado esticada, reconheço que são situações não comparáveis, mas quis apenas salientar alguns pontos em comum com ambas as espécies Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 06, 2015 3:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Certo, a poça onde a espécie é observada nas passagens é bem conhecida dos observadores

A poça é bem conhecida de alguns observadores (talvez uns 15 ou 20, que são aqueles que já têm registos da espécie no e-bird e que basicamente são os "grandes arroladores" da actualidade

Smile eu estou a ler o tópico meio ensonado, meio na diagonal... Ainda não percebi bem se a "poça" é um local com nome cómico (ou que me soa assim), tipo "Vaza sacos" ou "Sapal de corroios", ou se é de facto um raio de um charco, buraco enlameado com alguma água após as chuvas... Smile Por curiosidade, estamos a falar de algo com que dimensão?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 3:55 pm

Bem, no norte era muito mais interessante, sem dúvida Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 3:59 pm

Tem para aí 200x40m
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 4:01 pm

Helder Vieira escreveu: Ainda não percebi bem se a "poça" é um local com nome cómico (ou que me soa assim), tipo "Vaza sacos" ou "Sapal de corroios", ou se é de facto um raio de um charco, buraco enlameado com alguma água após as chuvas... Smile Por curiosidade, estamos a falar de algo com que dimensão?

Vocês pelo norte não utilizam o termo? Bem a poça dos cavalos é uma pequena extensão de agua com carácter semi-permanente que é usada por uma manada de cavalos para beberem agua, dai o nome.
pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 06, 2015 4:29 pm

Paulfer escreveu:Tem para aí 200x40m

Obrigado.

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu: Ainda não percebi bem se a "poça" é um local com nome cómico (ou que me soa assim), tipo "Vaza sacos" ou "Sapal de corroios", ou se é de facto um raio de um charco, buraco enlameado com alguma água após as chuvas... Smile Por curiosidade, estamos a falar de algo com que dimensão?

Vocês pelo norte não utilizam o termo? Bem a poça dos cavalos é uma pequena extensão de agua com carácter semi-permanente que é usada por uma manada de cavalos para beberem agua, dai o nome.

Sim, é expressão utilizada, mas não quando o tamanho é de 4 piscinas olímpicas. Inicialmente pensei que se referiam a um local (como o dos exemplos que dei), para depois imaginar uma pequena depressão (com poucas dezenas de m2).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo