Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compilação 10 anos Noticiários SPEA

+2
pedro121
daniel.sobral
6 participantes

Ir para baixo

Compilação 10 anos Noticiários SPEA Empty Compilação 10 anos Noticiários SPEA

Mensagem por daniel.sobral Dom Jun 28, 2015 5:09 pm

Já há uns tempos que ando a compilar os noticiários da SPEA.
Recentemente dei-me conta que já tenho cerca de 10 anos de noticiários.

Então resolvi começar a brincar com os dados.
Aqui estão umas primeiras experiências.
http://conteudos.grupoflamingo.org/lusitaves/noticiarios_2004_2014.html

A ver se tenho tempo para brincar um pouco mais com isto.
Se alguém tiver alguma pergunta que queira fazer, eu posso tentar responder o melhor que puder usando estes dados.

Cumprimentos,
Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Local : Almada

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

Compilação 10 anos Noticiários SPEA Empty Re: Compilação 10 anos Noticiários SPEA

Mensagem por pedro121 Seg Jun 29, 2015 4:55 am

Humm, interessante, o numero de registos enviados para o noticiário parece estar em quebra.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Compilação 10 anos Noticiários SPEA Empty Re: Compilação 10 anos Noticiários SPEA

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 29, 2015 6:45 am

Esta compilação é interessantíssima. Obrigado desde já Daniel pela partilha.

Aqui vão algumas impressões iniciais:

- tal como o Pedro refere, o número de registos parece estar em queda (mas creio que isto não é exactamente o número de registos enviados, mas sim o de registos seleccionados para publicação, o que pode não ser exactamente o mesmo, ou seja pode haver registos enviados e não publicados);

- o facto de estar em queda, quando sabemos que o número de observadores e de observações  tem vindo a aumentar, pode ser o reflexo de haver cada vez mais canais alternativos para divulgação de registos (Forum, e-bird, Facebook, etc)

- quanto à lista de espécies com mais registos, surpreendeu-me bastante, especialmente pelo facto de haver algumas espécies que são relativamente frequentes e que aparecem no noticiário de forma recorrente, ocupando os lugares cimeiros; na minha interpretação isso significa que existe uma "ideia feita" sobre o estatuto de algumas espécies em Portugal que não tem correspondência com a realidade e que leve a que se noticie observações que não são dignas de notícia porque são, por assim dizer, triviais.

Daniel, quando tiveres oportunidade podes por favor colocar os gráficos de registos e observações por mês para Hirundo rustica, Aquila pennata e Ciconia nigra?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por pedro121 Seg Jun 29, 2015 7:20 am

Gonçalo Elias escreveu:Esta compilação é interessantíssima. Obrigado desde já Daniel pela partilha.

Aqui vão algumas impressões iniciais:

- tal como o Pedro refere, o número de registos parece estar em queda (mas creio que isto não é exactamente o número de registos enviados, mas sim o de registos seleccionados para publicação, o que pode não ser exactamente o mesmo, ou seja pode haver registos enviados e não publicados);

- quanto à lista de espécies com mais registos, surpreendeu-me bastante, especialmente pelo facto de haver algumas espécies que são relativamente frequentes e que aparecem no noticiário de forma recorrente, ocupando os lugares cimeiros; na minha interpretação isso significa que existe uma "ideia feita" sobre o estatuto de algumas espécies em Portugal que não tem correspondência com a realidade e que leve a que se noticie observações que não são dignas de notícia porque são, por assim dizer, triviais.

Gonçalo, eu tenho a ideia de que houve ou há menos selecção nos registos publicados, nalgumas ocasiões a ideia com que fiquei foi de que todos os registos enviados foram publicados, já que muitos deles não tem nenhum interesse aparente, ou seja são registos de espécies comuns para a data e local, isto contrasta com o que se passava à alguns anos em que havia um critério mais claro, ou seja eu antigamente olhava para os registos e percebia porque é que tinham sido publicados, hoje em dia acontece eu não perceber porque é que foram.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por daniel.sobral Seg Jun 29, 2015 7:29 am

Quando puder eu faço os gráficos. Também vos posso passar a tabela completa.
Só não pus a tabela aqui porque os dados na verdade não são meus, mas do noticiário.
Se não houver problema disponibilizo um link para a tabela.

Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 29, 2015 7:44 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo, eu tenho a ideia de que houve ou há menos selecção nos registos publicados, nalgumas ocasiões a ideia com que fiquei foi de que todos os registos enviados foram publicados, já que muitos deles não tem nenhum interesse aparente, ou seja são registos de espécies comuns para a data e local, isto contrasta com o que se passava à alguns anos em que havia um critério mais claro, ou seja eu antigamente olhava para os registos e percebia porque é que tinham sido publicados, hoje em dia acontece eu não perceber porque é que foram.

És capaz de ter razão na parte da selecção.

Mas gostaria de salientar o seguinte: desde que o noticiário foi fundado (em 2000, salvo erro), e durante muitos anos, os registos vinham acompanhados de um comentário explicativo que tinha por objectivo ajudar a entender a relevância da observação. A partir do 1º trimestre de 2011 esses comentários foram suprimidos. Constou-me que as indicações para essa supressão terão partido da nova direcção nacional, mas não sei se foi realmente isso que aconteceu, porque formalmente nunca foi dada uma explicação ou justificação para essa alteração.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por daniel.sobral Seg Jun 29, 2015 4:54 pm

Viva,

Adicionei os registos para Aquila pennata e Ciconia nigra (façam refresh da página).
No final acrescentei umas distribuições espaciais por espécie.

Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 30, 2015 9:10 am

Obrigado Daniel, estes novos gráficos reforçam minha impressão inicial: muitas observações são enviadas e publicadas porque existe uma "ideia feita" de que são observações fora do normal, dignas de notícia, mas em muitos desses casos trata-se de observações que estão dentro do padrão normal de ocorrência da espécie.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau Ter Jun 30, 2015 10:06 am

O noticiário, a meu ver, é um caos. Deixei de mandar para lá informações quando não publicaram um registo que enviei que considerei interessante, no entanto publicaram outro que considerei pouco relevante.

Nos dias que correm, olho para ele como mais uma fonte de dispersão de dados.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por daniel.sobral Ter Jun 30, 2015 4:52 pm

Está aqui a tabela que usei. Tem bastantes erros, mas é o que se arranja.
Obviamente não assumo responsabilidade por qualquer uso que façam dela.

Se estiver a infringir algum direito de propriedade, avisem e removo o link:
http://conteudos.grupoflamingo.org/lusitaves/dados_2004_2014.tab

Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Mensagem por daniel.sobral Sex Jan 08, 2016 7:06 pm

https://elanuscaeruleus.shinyapps.io/lusiaves_shiny/

Mais uma brincadeira com os mesmos dados, desta vez com alguma interatividade.
daniel.sobral
daniel.sobral

Mensagem por Carlos Vilhena Sáb Jan 09, 2016 5:10 am

Ora viva,

Exelente ideia e trabalho

Devia ser feito o mesmo para as raridades. Very Happy

Parabens,

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal

Mensagem por Fábio Freitas Sáb Jan 09, 2016 6:28 am

Muito porreira esta compilação Smile
Dá para ter umas noções da distribuição de uma maneira muito interativa.
Fábio Freitas
Fábio Freitas

Número de Mensagens : 115
Local : Paços de Ferreira

https://www.flickr.com/photos/126693179@N03/

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 10, 2016 5:20 pm

Está fixe.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo