Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia-real na serra do Marão

5 participantes

Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Águia-real na serra do Marão

Mensagem por Hugo Ribeiro Qui Jul 23, 2015 4:00 pm

Águia-real na serra do Marão


Boa tarde! Vou visitar proximamente a serra do Marão e gostaria de pedir informações sobre o casal de Águia-real que nidificava nesta serra.

Alguém tem informações recentes? Há alguma noticia recente da espécies neste local? Alguém sabe se ainda permanece algum individuo por estas paragens. Há algum avistamento recente.

Pedia a quem tiver informações que as divulgassem aqui como resposta.

Desde já obrigado!

Hugo Ribeiro

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por paulo dias Qui Jul 23, 2015 8:49 pm

Boas

Infelizmente estás atrasado mais de uma década, em contra partida podes observar mais um magnífico e muito verde parque eólico.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por Hugo Ribeiro Sex Jul 24, 2015 11:01 am

No site aves de Portugal dizem-nos que é possível ver a espécie nesta serra.

Mais alguém me confirma o desaparecimento por completo da espécie na serra do Marão?

Hugo Ribeiro

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por pedro121 Sex Jul 24, 2015 12:36 pm

Hugo Ribeiro escreveu:No site aves de Portugal dizem-nos que é possível ver a espécie nesta serra.

curioso, embora não conste nada na ficha da espécie, na ficha do local está de facto referenciada a águia-real como sendo observável na zona, sendo a politica do site indicar as espécies em que as probabilidades de observação sejam "boas" isso indica que ela é ainda observável na zona, mas por outro lado o eBird não tem observações para a zona, nem, diga-se em nenhum local perto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por Hugo Ribeiro Sex Jul 24, 2015 1:13 pm

Exactamente Pedro. Tem uma atenuante, existem muito poucas listas de observação na zona e por isso pode não ter sido detectada em nenhuma delas. Mesmo assim acho estranho. Continuo a pedir informações e esclarecimento a quem o souber dar.

Hugo Ribeiro

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por João Tomás Sex Jul 24, 2015 6:12 pm

Boa tarde Hugo,

Olha eu fiz uma quadrícula no Marão e nada de reais. Também já lá fui fora do âmbito do atlas e nada... Não sei como era antes do parque eólico, a verdade é que em termos de diversidade de espécies o Marão deixa um pouco a desejar. Também não fui lá assim muitas vezes mas as vezes que fui fiquei um pouco desiludido! Só o melro-das-rochas para me alegrar x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por João Ferreira Sáb Jul 25, 2015 5:13 pm

Boas!!
O último registo de Águia-Real que tenho no Marão data de Agosto de 2013, dois indivíduos e com bastante "interação" entre eles. diga-se que depois disso só lá fui mais 2 vezes.
Curiosamente, hoje observei um juvenil de Águia-Real na Serra dos Passos, exatamente, onde no Inverno passado, observei (por várias vezes) dois adultos.
pedro121 escreveu:o eBird não tem observações para a zona,
O Paulo Belo bem me chateia a mim e a mais uns quantos para colocar estes registos (o que era extremamente importante) uma grande falha minha, confesso (mas a vida nem sempre dá). Mais do que com a Águia-Real com o Chasco-Preto que temos tido umas observações bem interessantes (não no Marão, antes que lançe a confusão :-) ).
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 25, 2015 6:18 pm

João Ferreira escreveu:
pedro121 escreveu:o eBird não tem observações para a zona,
O Paulo Belo bem me chateia a mim e a mais uns quantos para colocar estes registos (o que era extremamente importante) uma grande falha minha, confesso (mas a vida nem sempre dá).

Se experimentares vais ver que para registos incompletos (se fizeres as listas só com as espécies mais importantes como a aguia) o processo é extremamente rápido, só se torna mais moroso em listas completas que tenham códigos de nidificação e o sexo e a idade, essas podem demorar uns minutos, especialmente se forem longas tipo 50 espécies.

Mas no geral o eBird é um sistema rápido, dá algum trabalho e quantos mais e melhores dados inserires mais trabalho tens, mas fazer um lista incompleta a indicar a presença de um chasco-preto demora menos de 1 minuto se estiveres já registado e o ponto onde a lista for inserida estiver criado, caso contrario ainda demoras uns 2 minutos a fazer todo o processo.

Mas nem tudo são rosas, depois tens os "chatos" dos revisores distritais a perguntar se tens mesmo a certeza que era a espécie X ou se viste realmente 10 chascos-pretos etc...


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por João Ferreira Sáb Jul 25, 2015 8:20 pm


Estive a ver e tenho, no ebird, um registo de Águia-Real a 5 de Out 2014 (as tais que lá devem ter andado o inverno, se foram as mesmas). Desse registo à Serra do Marão são cerca de 50km. Não sei se é muito ou pouco para uma Real.
AB
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-real na serra do Marão Empty Re: Águia-real na serra do Marão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos