Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Serra do Marão - Hotspots

+5
pedro121
João Tomás
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
Ricardo Melo
9 participantes

Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Ricardo Melo Qui Abr 28, 2016 9:44 am

A serra do Marão é o ponto mais alto do Distrito do Porto com a altitude de 1416 m. Esta montanha fica situada entre os concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Régua e Mesão Frio no distrito de Vila Real e os concelhos de Baião e Amarante no distrito do Porto. O ponto mais alto fica entre as freguesias de Fontes, no concelho de Santa Marta de Penaguião (Vila Real) e Teixeira, no concelho de Baião (Porto).

Há cerca de dois meses foi criado um hotspot com a designação "Serra do Marão--área geral", no distrito de Vila Real, que se veio juntar ao hotspot que sempre existiu no ebird com a denominação de "Serra do Marão--Senhora da Serra" e que pertence ao distrito do Porto.

Entendo que este novo hotspot sugerido pelos observadores do distrito de Vila Real é pertinente - existe uma parte da Serra a Este/Sudeste das antenas que, de facto, pertence ao distrito de Vila Real, na qual pertence a zona das pequenas lagoas e o vale subjacente ao precipício da Fraga da Ermida.

Ora, o que me parece que tem gerado confusão é o nome e, porventura, a localização do mesmo (creio que a melhor localização seria a zona das pequenas lagoas, até para que os observadores que não conhecem a zona possam ficar a conhecer este local "escondido" - isto será explicado um pouco mais à frente deste post).
Esta situação tem gerado confusão porque quem não conhece o local poderá/estará a registar espécies que pertencem ao distrito do Porto, em Vila Real e vice-versa. Parece-me claro que a designação "área geral" induz em erro quem visita o local e não conhece os seus limites distritais - um pouco mais à frente darei sugestões para uma nova designação deste e também do hotspot existente no Porto.

Passo a clarificar relativamente à situação da localização dos hotspots deste local nos respectivos distritos.
Para chegar ao cruzamento e à zona que dá acesso ao hotspot recém-criado e denominado de "Serra do Marão--área geral" é necessário percorrer aproximadamente 8,45 km em estrada asfaltada pertencentes ao distrito do Porto (com excepção de 107 m que pertencem a Vila Real) e 1,23 km em caminho de terra e pedras que geralmente se faz a pé, mas que é possível percorrer num todo-o-terreno e que também pertencem ao distrito do Porto.
Como no ebird o que conta é a localização do observador e não a da ave, isto quer dizer que, neste caso, não se devem colocar espécies que se observem no distrito do Porto em Vila Real e vice-versa.

Resumindo, desde o início da estrada asfaltada que faz cruzamento com a N15 no Alto de Espinho, até chegar ao cruzamento junto à última curva antes do topo da serra e, posteriormente, depois de entrar na caminho de terra, estamos sempre (com excepção dos supracitados 107 m) no distrito do Porto. Nesse caminho de terra também estamos no distrito do Porto, excepto a parte a Este deste que nos leva ao vale e às pequenas lagoas (como gosto de denominar e onde tenho um ponto pessoal nesse local pertencente ao distrito de Vila Real - ver anexo).

Espero que esta exposição sirva para esclarecer algumas dúvidas que existem, ou melhor, existiam (eu próprio as tinha).  Smile

Sugestões:

- creio que seria bom alterar o nome do hotspot de Vila Real para não induzir em erro os observadores. Sugiro "Serra do Marão - Vila Real--área geral" ou "Serra do Marão - Vila Real - pequenas lagoas";
- não seria porventura melhor colocar o hotspot junto às pequenas lagoas e vale subjacente à Fraga da Ermida? É que neste momento o hotspot está localizado num precipício e creio que só dará para fazer contagens estacionárias, a não ser que se entre no distrito do Porto, ou se saltite entre pedras à beira de um precipício para não o fazer;
- relativamente ao hotspot do Porto (o que já existia), o que acham mudar a designação para "Serra do Marão - Porto --área geral"? (visto que abrange cerca de 10 km em estradas).

Anexo alguns mapas:

1 - Estrada asfaltada até estrada de terra batida (Distrito do Porto excepto 107 m):
Serra do Marão - Hotspots Xnucg1

2 - localização dos referidos 107 m:
Serra do Marão - Hotspots 34ecodg

3 - caminho de terra junto à última curva (distrito do Porto, excepto últimos 5 metros onde está o localizado hotspot)
Serra do Marão - Hotspots 244b8u1

4 - meu ponto pessoal das pequenas lagoas do distrito de Vila Real e que deveria ter sido migrado para o novo hotspot:
Serra do Marão - Hotspots 2lw89qs

E as últimas duas listas de cada um dos hotspots: Porto e Vila Real.

Hmmm, não haverá aqui espécies que só foram observadas no distrito do Porto e outras só no distrito de Vila Real? scratch
É que comparando as duas temos muitas espécies em comum.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 28, 2016 10:15 am

Ricardo,

A questão que levantas é pertinente e já foi identificada em pelo menos mais dois casos
- Serra da Estrela
- Estuário do Tejo
(no segundo caso o ponto geral congrega três distritos diferentes)

O assunto foi abordado neste tópico.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Abr 28, 2016 3:16 pm

Bom, uma vez que por via de uma lista recente sou referido no post do Ricardo devo dizer o seguinte:
- quando vou à Serra do Marão estou bem ciente dos limites administrativos e, como o próprio Ricardo refere, a estrada está quase exclusivamente no distrito do Porto;
- pelo que referi no parágrafo anterior submeto as minhas listas no ponto Serra do Marão--Senhora da Serra e continuarei a fazê-lo;
- pelos mesmos motivos, fui contra a criação do hotspot Serra do Marão--área geral, penso que não veio acrescentar nada de útil, antes pelo contrário;
- compreendo que os observadores com "interesse" no distrito de Vila Real quisessem um ponto do lado de Vila Real, no entanto podiam sempre usar um ponto pessoal;
- chegados aqui, continuo a pensar que o hotspot recentemente criado não faz sentido mas, no caso de se manter, que se retire pelo menos a expressão "área geral"
- em relação ao ponto que já existia não vejo qualquer necessidade de mudar o nome, quanto a mim está correctamente denominado adoptando o nome do lugar e capela que fica no ponto mais alto da Serra a 1416 metros de altitude.

PS: como é óbvio, a maioria das aves que tem sido registadas no ponto que está do lado de Vila Real estão efectivamente do lado do Porto.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por João Tomás Qui Abr 28, 2016 4:00 pm

Ainda bem que alguém falou desta serra Smile afinal não é só o pessoal do sul que aborda questões complicadas. Concordo com o teu ponto de vista Ricardo.

Ricardo Melo escreveu:Há cerca de dois meses foi criado um hotspot com a designação "Serra do Marão--área geral", no distrito de Vila Real, que se veio juntar ao hotspot que sempre existiu no ebird com a denominação de "Serra do Marão--Senhora da Serra" e que pertence ao distrito do Porto.

Apenas de referir que o hotspot "Serra do Marão--área geral" já existe há pelo menos um ano. Inicialmente tinha um nome que entretanto foi alterado para o actual. Não sei qual dos dois é mais antigo mas penso que na altura em que foi criado o "área geral" não havia mais nenhum. Posso estar enganado... mas creio que não havia mesmo.

Ora quando eu vou à Serra do Marão eu faço mais ou menos o trajecto que o Ricardo diz e normalmente faço apenas uma única lista. E sim, maior parte das espécies que vejo estão no distrito do Porto.. mas há também espécies do distrito de Vila Real. A mim não me importa muito em que distrito estão as espécies, até porque a única que me importou até hoje foi a Tichodroma, que vi em ambos os distritos. As restantes já foram observadas em cada um dos distritos por isso não tem grande importância em qual dos distritos ficam... pelo menos para mim!

Para mim, nos parque e serras tem de haver sempre um hotspot com áreal geral. Isto porque há observadores, como eu, que vão fazendo uma única lista ao longo de toda a serra/parque e não estão para fazer pequenas listas. O restiringir um hotspot de Vila Real apenas às lagoas e às fragas penso que não seria o mais correcto, até porque ao longo da estrada se podem observar espécies também do lado de Vila Real. Neste caso, tratando-se de uma Serra não muito grande no que respeita a comprimento acho que não se justifica criar dois hotspots. Quem tiver observações em determinados pontos cria pontos pessoais.

Sugestões:

- Pode-se criar um hotspot "Serra do Marão - -área geral", que já existe e que pode ficar num ou noutro distrito (para mim é igual em qual fica).
- Quem não gostar que dê outras sugestões Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Abr 28, 2016 4:11 pm

João Tomás escreveu:Apenas de referir que o hotspot "Serra do Marão--área geral" já existe há pelo menos um ano. Inicialmente tinha um nome que entretanto foi alterado para o actual. Não sei qual dos dois é mais antigo mas penso que na altura em que foi criado o "área geral" não havia mais nenhum. Posso estar enganado... mas creio que não havia mesmo.

Estás enganado João... o ponto da Senhora da Serra é muito mais antigo.

Mas pronto, pelo que vejo a solução está encontrada. Fundem-se os dois pontos e mantém-se o mais antigo (incluindo o nome).
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por pedro121 Qui Abr 28, 2016 4:17 pm

João Tomás escreveu:
"Para mim, nos parque e serras tem de haver sempre um hotspot com áreal geral. Isto porque há observadores, como eu, que vão fazendo uma única lista ao longo de toda a serra/parque e não estão para fazer pequenas listas." "Quem tiver observações em determinados pontos cria pontos pessoais."

Curioso, a minha posição é basicamente a mesma, mas ao contrario, ou seja quem quiser fazer observações longas deve criar pontos pessoais para o efeito. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por João Tomás Sex Abr 29, 2016 5:34 am

Flávio Oliveira escreveu:Estás enganado João... o ponto da Senhora da Serra é muito mais antigo.

Pronto estava enganado Smile mas isso não é o mais importante agora!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Ricardo Melo Sex maio 06, 2016 5:05 am

Antes de prosseguir gostaria de agradecer a todos aqueles que quiseram participar nesta discussão acerca da matéria citada em epígrafe.
Flávio Oliveira escreveu:Bom, uma vez que por via de uma lista recente sou referido no post do Ricardo devo dizer o seguinte:
- quando vou à Serra do Marão estou bem ciente dos limites administrativos e, como o próprio Ricardo refere, a estrada está quase exclusivamente no distrito do Porto;
Certo. A questão é: ao entrar na pequena porção da Serra pertencente ao distrito de Vila Real (a Este/Sudeste da capela), não se deveria fazer uma lista nesse Distrito? É que se isso não for feito haverá, certamente, distorção de dados.
- pelos mesmos motivos, fui contra a criação do hotspot Serra do Marão--área geral, penso que não veio acrescentar nada de útil, antes pelo contrário;
Pois... concordo que veio induzir em erro as pessoas que visitam o local e não conhecem os limites administrativos.
- compreendo que os observadores com "interesse" no distrito de Vila Real quisessem um ponto do lado de Vila Real, no entanto podiam sempre usar um ponto pessoal;
De acordo. Faço o mesmo quando visito o local.
- chegados aqui, continuo a pensar que o hotspot recentemente criado não faz sentido mas, no caso de se manter, que se retire pelo menos a expressão "área geral"
Totalmente de acordo.
- em relação ao ponto que já existia não vejo qualquer necessidade de mudar o nome, quanto a mim está correctamente denominado adoptando o nome do lugar e capela que fica no ponto mais alto da Serra a 1416 metros de altitude.
Parcialmente de acordo. Ou seja, caso os hotspots se fundam (como sugeres) creio que a designação de "área-geral" poderia ser uma hipótese, bem como a de manter a designação presente. Caso entendam que não, o nome actual está perfeito.
PS: como é óbvio, a maioria das aves que tem sido registadas no ponto que está do lado de Vila Real estão efectivamente do lado do Porto.
Completamente de acordo, e de forma escandalosa. Mas também não haverá aves que estão no distrito do Porto e que, possivelmente por desconhecimento daquela pequena "mancha", quiçá foram observadas no de Vila Real?
João Tomás escreveu:Concordo com o teu ponto de vista Ricardo. Apenas de referir que o hotspot "Serra do Marão--área geral" já existe há pelo menos um ano. Inicialmente tinha um nome que entretanto foi alterado para o actual. Não sei qual dos dois é mais antigo mas penso que na altura em que foi criado o "área geral" não havia mais nenhum...
Ora bem, eu vejo frequentemente (semanalmente) os hotspots criados na minha zona de observação. Este novo hotspot surge de um ponto pessoal mais antigo e que, salvo o erro, tinha a seguinte designação: "Turbinas na saída da pousada do Marão". Aliás, quando estivemos juntos (eu e mais sete observadores que costumam reportar do Distrito de Vila Real), no dia 19 de Novembro de 2015, esse spot ainda tinha a terminologia citada, aquando da partilha feita pelo Fábio Freitas.
E sim, a maior parte das espécies que vejo estão no distrito do Porto... mas há também espécies do distrito de Vila Real. A mim não me importa muito em que distrito estão as espécies, até porque a única que me importou até hoje foi a Tichodroma, que vi em ambos os distritos. As restantes já foram observadas em cada um dos distritos por isso não tem grande importância em qual dos distritos ficam... pelo menos para mim!
Certo, mas como já foi referido assim haverá distorção de dados. A plataforma onde introduzimos os dados tem as suas regras e creio que as devemos respeitar, caso contrário a análise de dados não será fidedigna. Creio que se vamos a dois distritos se deverá fazer duas listas... Ou melhor, terá de se colocar as espécies observadas nos distritos em que nos encontramos no momento da observação.
Para mim, nos parque e serras tem de haver sempre um hotspot com áreal geral... Neste caso, tratando-se de uma Serra não muito grande no que respeita a comprimento acho que não se justifica criar dois hotspots. Quem tiver observações em determinados pontos cria pontos pessoais.
Totalmente de acordo. Daí que não se deveria ter criado o segundo hotspot, pois já existia um há muito mais tempo, para além de se ter que percorrer quase 9 km da serra do distrito do Porto para chegar ao distrito de Vila Real...
Sugestões:
- Pode-se criar um hotspot "Serra do Marão - -área geral", que já existe e que pode ficar num ou noutro distrito (para mim é igual em qual fica).
Creio que deverá prevalecer o distrito que tem mais área da Serra e o hotspot mais antigo, que é, por quilómetros de distância, o do Porto. Smile
João Tomás escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Estás enganado João... o ponto da Senhora da Serra é muito mais antigo.
Pronto estava enganado Smile mas isso não é o mais importante agora!
De acordo.

Deixo aqui as duas listas que fiz na visita que efectuei ao local da semana passada, na "visita tipo" que costumo fazer:

Lista do distrito do Porto.
Lista do distrito de Vila Real.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Paulo Belo Sex maio 06, 2016 6:32 am

olá a todos,

eu sou pouco assíduo neste forum, mas acho-o muito importante e agradeço-vos o vosso empenho que resulta em informação muito útil para todos nós.
acho que o post está muito bem abordado e está práticamente tudo dito. Obrigado Ricardo.
Apenas queria acrescentar duas coisas:
- não me parece que o hotspot mais antigo seja necessariamente o mais correto;
- nestas situações em que podemos estar com um pé num distrito e o outro pé em outro distrito, acho que deve existir um hotspot para cada distrito.
Paulo Belo
Paulo Belo

Número de Mensagens : 60
Idade : 60
Local : Vila Pouca de Aguiar
Data de inscrição : 27/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Ricardo Melo Sex maio 06, 2016 6:56 am

Paulo Belo escreveu:olá a todos,
acho que o post está muito bem abordado e está práticamente tudo dito. Obrigado Ricardo.
Obrigado eu, Paulo, pela pertinente resposta a este tópico.
Apenas queria acrescentar duas coisas:
- não me parece que o hotspot mais antigo seja necessariamente o mais correto;
Sim, compreendo o ponto de vista. Neste caso em particular creio que a dimensão da área visitável deverá ser tomada em conta.
- nestas situações em que podemos estar com um pé num distrito e o outro pé em outro distrito, acho que deve existir um hotspot para cada distrito.
De acordo. Aliás, dou essa sugestão (neste caso em concreto) no primeiro post deste tópico. Aqui a questão fundamental prende-se com o facto de o nome do de Vila real não ser o mais correcto, visto que induzirá em erro os observadores menos conhecedores dos limites administrativos. Ou seja, creio que depois da leitura do post 1 toda a gente (que o leu) passará a ficar a conhecer melhor o local e, consequentemente, a colocar as espécies no distrito onde as observa. Suum cuique tribuere. Very Happy
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 06, 2016 7:05 am

Paulo Belo escreveu:nestas situações em que podemos estar com um pé num distrito e o outro pé em outro distrito, acho que deve existir um hotspot para cada distrito.

Não tenho nada contra, mas isso suscita-me duas questões:

1. A ser estebelecido esse princípio, deveria ser fixada uma regra para todos os casos semelhantes. E são muitos. Sem preocupações de exaustão, cito alguns casos assim de memória:
- serra da Estrela (Torre, entre vários outros locais)
- estuário do Tejo (Ribeira das Enguias, por exemplo)
- Barca d'Alva (ponte)
- Serra do Caldeirão (Ribeira do Vascão, etc)
- Portas de Ródão
- Serra do Mendro
- Serra da Malcata
- Odeceixe
- Albufeira de Alqueva
e outros casos equivalentes. Gostava de saber se consideram que faz sentido aplicar este princípio de forma generalizada

2. A mesma questão coloca-se um nível abaixo (refiro-me ao nível de concelho). Há dezenas de hotspots, especialmente albufeiras, linhas de água, lagoas, e também serras, que pertencem a dois ou mesmo três concelhos. A questão que se coloca é: a partir do momento em que consideramos importante que as aves estejam registadas no distrito correcto, não devemos ter a mesma preocupação relativamente aos concelhos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por pedro121 Sex maio 06, 2016 7:18 am

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Belo escreveu:nestas situações em que podemos estar com um pé num distrito e o outro pé em outro distrito, acho que deve existir um hotspot para cada distrito.

Não tenho nada contra, mas isso suscita-me duas questões:

1. A ser estebelecido esse princípio, deveria ser fixada uma regra para todos os casos semelhantes. E são muitos. Sem preocupações de exaustão, cito alguns casos assim de memória:
- serra da Estrela (Torre, entre vários outros locais)
- estuário do Tejo (Ribeira das Enguias, por exemplo)
- Barca d'Alva (ponte)
- Serra do Caldeirão (Ribeira do Vascão, etc)
- Portas de Ródão
- Serra do Mendro
- Serra da Malcata
- Odeceixe
- Albufeira de Alqueva
e outros casos equivalentes. Gostava de saber se consideram que faz sentido aplicar este princípio de forma generalizada

2. A mesma questão coloca-se um nível abaixo (refiro-me ao nível de concelho). Há dezenas de hotspots, especialmente albufeiras, linhas de água, lagoas, e também serras, que pertencem a dois ou mesmo três concelhos. A questão que se coloca é: a partir do momento em que consideramos importante que as aves estejam registadas no distrito correcto, não devemos ter a mesma preocupação relativamente aos concelhos?

Pois, a questão não faz simplesmente sentido, levando as coisas ao extremo estaríamos a falar de milhares de hotspots duplicados, só por causa dos rankings distritais!! pontos pessoais malta, pontos pessoais.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Paulo Belo Sex maio 06, 2016 8:00 am

A fixação de regras será muito complicada dado a variedade e diversidade de situações.
Acho que em bastantes casos tem significado a existência de hotspots, não necessariamente duplicados, que distingam um e outro lado de uma divisão de distrito ou de concelho.
Concordo que na grande maioria dos casos os pontos pessoais são a forma adequada, precisamente para não proliferarem hotspots sem significado.
Paulo Belo
Paulo Belo

Número de Mensagens : 60
Idade : 60
Local : Vila Pouca de Aguiar
Data de inscrição : 27/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por PNicolau Sex maio 06, 2016 8:31 am

A partir do momento em que houvesse hierarquização de hotspots, este problema deixaria de se pôr.
Assim, um hotspot geral estaria associado a vários distritos/concelhos onde depois hotspots mais específicos existiriam.

Deste modo, quem só quisesse usar os pontos gerais pode-lo-ia fazer, e todas as contribuicoes para cada um dos pontos mais específicos entrariam directamente no hotspot geral.

Isto faria especial sentido em locais como o Estuário do Tejo ou a ZPE de Castro Verde.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por João Tomás Sex maio 06, 2016 2:56 pm

Ricardo Melo escreveu:Ora bem, eu vejo frequentemente (semanalmente) os hotspots criados na minha zona de observação. Este novo hotspot surge de um ponto pessoal mais antigo e que, salvo o erro, tinha a seguinte designação: "Turbinas na saída da pousada do Marão". Aliás, quando estivemos juntos (eu e mais sete observadores que costumam reportar do Distrito de Vila Real), no dia 19 de Novembro de 2015, esse spot ainda tinha a terminologia citada, aquando da partilha feita pelo Fábio Freitas.

Tens toda a razão. Embora eu não controle semanalmente os Hotspots criados na minha zona de observação Razz

Certo, mas como já foi referido assim haverá distorção de dados. A plataforma onde introduzimos os dados tem as suas regras e creio que as devemos respeitar, caso contrário a análise de dados não será fidedigna. Creio que se vamos a dois distritos se deverá fazer duas listas... Ou melhor, terá de se colocar as espécies observadas nos distritos em que nos encontramos no momento da observação.

Eu percebo o que dizes mas não me sinto "entusiasmado" em criar duas listas de uma visita que faço de modo contínuo e dentro de um espaço tão curto. Prefiro colocar num hotspot mais geral, que para mim, e já o disse, poderá estar em qualquer um dos distritos. É que as aves que vejo num distrito provavelmente transitam para o outro... se houver alguma espécie que interesse para o distrito de Vila Real ou do Porto criarei um ponto pessoal no local onde observei, para que fique nesse distrito.

Totalmente de acordo. Daí que não se deveria ter criado o segundo hotspot, pois já existia um há muito mais tempo, para além de se ter que percorrer quase 9 km da serra do distrito do Porto para chegar ao distrito de Vila Real...

De acordo. Na altura admito que provavelmente o Fábio não tenha estudado o local em busca de hotspots já existentes. É sempre a primeira coisa que deve fazer.

Creio que deverá prevalecer o distrito que tem mais área da Serra e o hotspot mais antigo, que é, por quilómetros de distância, o do Porto. Smile

Já referi que para mim tanto me faz Smile

PNicolau escreveu:A partir do momento em que houvesse hierarquização de hotspots, este problema deixaria de se pôr.
Assim, um hotspot geral estaria associado a vários distritos/concelhos onde depois hotspots mais específicos existiriam.

Ora aí está uma excelente solução Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Fábio Freitas Sex maio 06, 2016 3:10 pm

Eu na altura criei o das turbinas como localização pessoal e depois foi-me sugerido passar a hotspot. Depois disso foi ainda sugerido muda-lo para o marco geodésico e passar a uma fusão de todos.
Achei que era uma restruturação que tinha de se fazer. Por mim pode ficar qualquer um. Mas acho que deva haver um geral para o Marão sim.
Agora, essa situação dos distritos realmente é chata para as espécies novas emergentes. Não sei... Nunca tinha pensado nessa questão, só em observar a passarada Razz
Fábio Freitas
Fábio Freitas

Número de Mensagens : 115
Idade : 29
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 13/07/2014

https://www.flickr.com/photos/126693179@N03/

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 06, 2016 3:50 pm

A questão dos distritos pode ter alguma relevância para quem quiser usar os rankings distritais ou para quem estiver muito preocupado com o local exacto da observação.

Mas sejamos práticos: a generalidade das espécies comuns, que são vistas todos os dias, ocorre de um e de outro lado. Considerem o caso de um chapim-real, um melro, uma ferreirinha, uma cia... certamente será fácil ver as espécies de ambos os lados da serra e nesse ponto de vista é um bocado indiferente se estão registadas no distrito "certo" ou não, porque vão ocorrer abundantemente em ambos.

Em minha opinião a questão só se torna realmente importante no caso de espécies mais raras - por exemplo um melro-das-rochas, uma trepadeira-dos-muros, uma rapina mais escassa... aí sim, pode e deve haver maior preocupação com o registo da observação no local correcto, pois nesses casos o rigor da informação é importante. Agora para um melro...? Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Ago 17, 2016 8:22 am

Venho propor alterações em dois hotspots no Marão:

1- Serra do Marão--Pousada do Marão passar a Serra do Marão--Alto das Veias nas seguintes coordenadas: 41°16'30.7"N 7°55'04.6"W
Esta alteração é justificada pelo facto da maioria das espécies deste hotspot serem florestais e as observações serem feitas efectivamente no bosque que se estende em redor do Alto das Veias (topónimo constante da Carta Militar)

2- Serra do Marão--área geral passar a Serra do Marão--Fraga da Ermida
Esta alteração é justificada pelo facto de o topónimo constante na Carta Militar para o referido local ser precisamente Fraga da Ermida

NOTA: Não obstante a alteração proposta no ponto 2, continuo a defender a fusão deste hotspot com o outro já existente no local anteriormente (Serra do Marão--Senhora da Serra) e que serve perfeitamente a função de receber as listas efectuadas no topo da serra. A fusão deve manter o ponto original.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 17, 2016 1:30 pm

Flávio,

Seguindo a tua sugestão, deixará de haver um ponto "área geral", é isso?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Ago 17, 2016 2:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:Flávio,

Seguindo a tua sugestão, deixará de haver um ponto "área geral", é isso?

Precisamente.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 17, 2016 2:55 pm

Seria conveniente obter a opinião do "pessoal do Marão". Vamos dar uns dias para ver quem tem a dizer algo sobre isto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por João Tomás Qua Ago 17, 2016 3:51 pm

Flávio Oliveira escreveu:Venho propor alterações em dois hotspots no Marão:

1- Serra do Marão--Pousada do Marão passar a Serra do Marão--Alto das Veias nas seguintes coordenadas: 41°16'30.7"N 7°55'04.6"W
Esta alteração é justificada pelo facto da maioria das espécies deste hotspot serem florestais e as observações serem feitas efectivamente no bosque que se estende em redor do Alto das Veias (topónimo constante da Carta Militar)

2- Serra do Marão--área geral passar a Serra do Marão--Fraga da Ermida
Esta alteração é justificada pelo facto de o topónimo constante na Carta Militar para o referido local ser precisamente Fraga da Ermida

NOTA: Não obstante a alteração proposta no ponto 2, continuo a defender a fusão deste hotspot com o outro já existente no local anteriormente (Serra do Marão--Senhora da Serra) e que serve perfeitamente a função de receber as listas efectuadas no topo da serra. A fusão deve manter o ponto original.

Da minha parte concordo com a proposta do Flávio Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Ricardo Melo Qui Ago 18, 2016 2:18 pm

João Tomás escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Venho propor alterações em dois hotspots no Marão:
1- Serra do Marão--Pousada do Marão passar a Serra do Marão--Alto das Veias nas seguintes coordenadas: 41°16'30.7"N 7°55'04.6"W
Esta alteração é justificada pelo facto da maioria das espécies deste hotspot serem florestais e as observações serem feitas efectivamente no bosque que se estende em redor do Alto das Veias (topónimo constante da Carta Militar)
2- Serra do Marão--área geral passar a Serra do Marão--Fraga da Ermida
Esta alteração é justificada pelo facto de o topónimo constante na Carta Militar para o referido local ser precisamente Fraga da Ermida
NOTA: Não obstante a alteração proposta no ponto 2, continuo a defender a fusão deste hotspot com o outro já existente no local anteriormente (Serra do Marão--Senhora da Serra) e que serve perfeitamente a função de receber as listas efectuadas no topo da serra. A fusão deve manter o ponto original.
Da minha parte concordo com a proposta do Flávio Smile
Nada a opor ao sugerido pelo Flávio.

Relativamente à questão acerca da fusão dos hotspots baseada no exposto em posts anteriores, creio que seria bom saber também a opinião do Pedro Fernandes...

Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Ago 19, 2016 2:48 pm

Olá, e desculpem a não participação (até agora) nesta discussão.

Indo directo ao assunto, acho que faz falta um ponto geral. E não há soluções perfeitas. Note-se que enquanto utilizador do eBird não sou fã dos pontos gerais— sobretudo quando abarcam grandes distâncias e/ou diferentes habitats. Prefiro pontos mais precisos, listas menores e, na ausência de um hotspot que me sirva, pontos pessoais.

Percebo e sou sensível à questão dos distritos e das suas contabilidades— gosto de ter as minhas observações o melhor localizadas possível. Mas isto sou eu, e outros observadores terão certamente diferentes abordagens às notas que tiram e como as partilham no eBird. E para quem reporta de um modo mais geral, um ponto geral faz todo o sentido. Pontos gerais em diferentes distritos também podem ser uma solução, mas eu acho que trará mais confusão na altura de escolher um para colocar a lista e o critério será "o ponto que estiver mais à mão" (seja lá o que isso for)— sobretudo se for um estrangeiro. No caso do estuário do Tejo (mencionado, entre outros, pelo Gonçalo), e apesar de existir um ponto geral para a reserva natural (não estou a falar da lezíria grande de Vila Franca de Xira), muitos visitantes colocam a lista noutro qualquer, como o EVOA (listas com aves de montado no EVOA são muito comuns). Tento entrar em contacto com os observadores apelando a que tentem partir a lista em várias listas, uma vez que dá para ter uma ideia de onde terão andado devido às espécies reportadas, mas nem sempre é possível. Não há soluções perfeitas.

Neste caso deixaria o ponto geral no distrito que tivesse maior diversidade— parece-me ser um mal menor. Se acharem por bem ter um ponto geral em cada distrito, desde que os mesmos sejam visitados/utilizados com regularidade, não tenho nada contra— mas nunca haverá uma 'pureza' de hotspot que não tenha o seu registo tresmalhado, sobretudo quando há divisões pouco ou nada marcadas.

Resumindo a minha linha de raciocínio: 1) acho que um ponto geral faz falta, 2) penso que é preferível um ponto pessoal a um ponto geral que não satisfaz o observador, mesmo que sejam separados por um par de quilómetros e 3) se preferirem extinguir o ponto geral, haverá sempre quem, não sabendo onde associar a lista, decida à sorte associar a um ou outro ponto.

E o que me ocorre dizer sobre o tópico. Espero que ajude!
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Set 19, 2016 2:21 pm

Flávio Oliveira escreveu:Venho propor alterações em dois hotspots no Marão:

1- Serra do Marão--Pousada do Marão passar a Serra do Marão--Alto das Veias nas seguintes coordenadas: 41°16'30.7"N 7°55'04.6"W
Esta alteração é justificada pelo facto da maioria das espécies deste hotspot serem florestais e as observações serem feitas efectivamente no bosque que se estende em redor do Alto das Veias (topónimo constante da Carta Militar)

2- Serra do Marão--área geral passar a Serra do Marão--Fraga da Ermida
Esta alteração é justificada pelo facto de o topónimo constante na Carta Militar para o referido local ser precisamente Fraga da Ermida

Foram efectuadas as alterações sugeridas.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serra do Marão - Hotspots Empty Re: Serra do Marão - Hotspots

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos