Ajuda - Apus pallidus e Streptopelia roseogrisea risoria
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Ajuda - Apus pallidus e Streptopelia roseogrisea risoria
Saúdos!
Para um trabalho sobre o andorinhão-pálido (Apus pallidus) na Galiza, agradeceria informações sobre o estatuto da espécie em Portugal a Norte do rio Douro. Tenho dados de cria, obtidos do Noticiário da SPEA, em Montalegre e Chaves, mas não sei se nidifica a espécie em locais como Póvoa do Varzim, Esposende ou mesmo no Porto, ou por acasso nalguma localidade do interior.
Na Galiza haveria presença da espécie, de Norte a Sul, ao menos em Neda, Fisterra, Vilagarcia, Cambados, Sanxenxo, Marín e Vigo, todas no litoral, mas muito recentemente confirmou-se também a sua nidificação em Ourense cidade (no interior).
Quiçá poida haver uns 15-20 casais nas Rias Baixas, e provavelmente até 25 em toda a Galiza.
Também gostaria de receber informações da rola-doméstica (Streptopelia roseogrisea var. risoria) em liberdade em todo Portugal, especialmente a Norte do Douro, uma vez que começam a se ver também indivíduos no extremo Sul da Galiza, nomeadamente. É frequente a espécie em mercados em Portugal?
Muito obrigado,
Cosme Damián ROMAI
--
responsável de: http://www.sgosgo.org
Para um trabalho sobre o andorinhão-pálido (Apus pallidus) na Galiza, agradeceria informações sobre o estatuto da espécie em Portugal a Norte do rio Douro. Tenho dados de cria, obtidos do Noticiário da SPEA, em Montalegre e Chaves, mas não sei se nidifica a espécie em locais como Póvoa do Varzim, Esposende ou mesmo no Porto, ou por acasso nalguma localidade do interior.
Na Galiza haveria presença da espécie, de Norte a Sul, ao menos em Neda, Fisterra, Vilagarcia, Cambados, Sanxenxo, Marín e Vigo, todas no litoral, mas muito recentemente confirmou-se também a sua nidificação em Ourense cidade (no interior).
Quiçá poida haver uns 15-20 casais nas Rias Baixas, e provavelmente até 25 em toda a Galiza.
Também gostaria de receber informações da rola-doméstica (Streptopelia roseogrisea var. risoria) em liberdade em todo Portugal, especialmente a Norte do Douro, uma vez que começam a se ver também indivíduos no extremo Sul da Galiza, nomeadamente. É frequente a espécie em mercados em Portugal?
Muito obrigado,
Cosme Damián ROMAI
--
responsável de: http://www.sgosgo.org
cdromai- Número de Mensagens : 9
Re: Ajuda - Apus pallidus e Streptopelia roseogrisea risoria
cdromai escreveu:Para um trabalho sobre o andorinhão-pálido (Apus pallidus) na Galiza, agradeceria informações sobre o estatuto da espécie em Portugal a Norte do rio Douro. Tenho dados de cria, obtidos do Noticiário da SPEA, em Montalegre e Chaves, mas não sei se nidifica a espécie em locais como Póvoa do Varzim, Esposende ou mesmo no Porto, ou por acasso nalguma localidade do interior.
Pessoalmente já confirmei a nidificação da espécie no distrito de Vila Real (em Chaves, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena) e no distrito de Bragança (em Mogadouro, com nidificação provável em Miranda do Douro). No distrito de Viana do Castelo confirmei em Arcos de Valdevez.
Não conheço observações da espécie junto à costa a norte do Porto, embora deva referir que não fiz muitas observações nessa zona nessa época do ano.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658