Finalmente um tentilhão-Montês! :)
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Finalmente um tentilhão-Montês! :)
Boa tarde
Eu sei que não é uma observação extraordinária, eu sei que não é nada de outro mundo para a maioria de vocês, mas caramba, finalmente vi o meu primeiro tentilhão montês e estou mesmo contente! Já andava à procura desta linda espécie há 15 anos, ou seja, desde que comecei a querer saber mais sobre as aves, mas até agora nada! Felizmente esta segunda feira a sorte sorriu-me em Pitões de Júnias. Pelas 16 horas chego eu ao carro, completamente estafado, depois de um dia inteiro a caminhar a ver se via as cabras bravas (o que vi aliás). Sento-me no carro derreado e sem estar sequer a pensar em aves e o que vejo eu a dez metros? Um bando de tentilhões comum a alimentar-se ao ultimo sol do dia, no chão e entre eles uma presença alaranjada! Pensei, será?! Sofia, passa para cá os binóculos rápido! E Eureka, confirma-se! Tentilhão Montês! lol
Enfim, fica aqui o meu registo alongado e acalorado desta minha observação, é bom partilhar convosco as descobertas alegres! Um grande abraço para todos
Eu sei que não é uma observação extraordinária, eu sei que não é nada de outro mundo para a maioria de vocês, mas caramba, finalmente vi o meu primeiro tentilhão montês e estou mesmo contente! Já andava à procura desta linda espécie há 15 anos, ou seja, desde que comecei a querer saber mais sobre as aves, mas até agora nada! Felizmente esta segunda feira a sorte sorriu-me em Pitões de Júnias. Pelas 16 horas chego eu ao carro, completamente estafado, depois de um dia inteiro a caminhar a ver se via as cabras bravas (o que vi aliás). Sento-me no carro derreado e sem estar sequer a pensar em aves e o que vejo eu a dez metros? Um bando de tentilhões comum a alimentar-se ao ultimo sol do dia, no chão e entre eles uma presença alaranjada! Pensei, será?! Sofia, passa para cá os binóculos rápido! E Eureka, confirma-se! Tentilhão Montês! lol
Enfim, fica aqui o meu registo alongado e acalorado desta minha observação, é bom partilhar convosco as descobertas alegres! Um grande abraço para todos
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Re: Finalmente um tentilhão-Montês! :)
É uma espécie sempre fixe de encontrar.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:É uma espécie sempre fixe de encontrar.
Sim, é muito "fixe" caro Pedro
Com tantos anos de observação de aves, talvez seja difícil perceber como é que ainda não vi algumas espécies mais simples, como esta por exemplo. No entanto, nunca tive oportunidade de visitar zonas e habitats muito distintos, o que como sabem, condiciona muito o que pode aparecer. Os meus esforços sempre se concentraram maioritariamente aqui pelo Douro Litoral, uma zona pobrezita em avifauna, quando comparada ao sul e ao interior continental do nosso país. Fora isso, de forma mais regular, só posso dizer que conheço mais ou menos bem o nosso Parque Nacional. Agora gostava de encontrar o Rolieiro, o Sisão, a Abetarda e a Codorniz. Para isso, tenho mesmo que dar um saltinho ao Ribatejo/Alentejo
P.S: Douro litoral é uma zona pobrezita, pobrezita, mas pelo menos temos piscos de peito ruivo o ano todo lol
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Lemuel Silva escreveu:
P.S: Douro litoral é uma zona pobrezita, pobrezita
Isso é verdade mas apenas em parte.
Em termos de aves nidificantes o Douro Litoral é, provavelmente, a região com menos diversidade de espécies em Portugal Continental. Contudo, no que se refere a migradores, e muito especialmente a aves aquáticas, é uma zona com enorme potencial e com uma diversidade considerável. Só no distrito do Porto já foram registadas 285 espécies.
Tens no Douro Litoral locais muito interessantes para observação de aves, dos quais destaco:
- Estuário do Douro
- Barrinha de Esmoriz
- Parque da Cidade do Porto
- Parque Biológico de Gaia
- Serra do Marão
- Serra de Montemuro
Não sei se já visitaste todos esses locais, de qualquer forma nota que esta época é especialmente interessante para a observação de aves aquáticas, por isso fica aqui a sugestão.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662