Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migração de dados WorldBirds para o eBird

+5
Luis Silva
pedro121
conspicillata
Gonçalo Elias
Pedro Fernandes
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Ter Dez 01, 2015 11:32 am

Olá ao fórum,

Aproveito a criação desta nova sala para dar conhecimento de que a migração de dados do WorldBirds para o eBird está para breve. Houve necessidade de afinar taxonomias (as duas plataformas usam taxonomias distintas) e neste momento está a ser feita a correspondência entre locais do WorldBirds e hotspost do eBird. Não sei se este é o passo que falta para se dar a migração ou não— assim saiba mais informação, coloco-a aqui.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Qui Mar 17, 2016 3:21 pm

Boa noite,

A migração de dados finalmente aconteceu, tendo sido hoje carregados no eBird os dados referentes ao CAC. Amanhã, se não houver precalços, serão carregados os restantes dados.

Confiram, por favor, se os dados carregaram correctamente ou se registaram alguma anomalia.

Obrigado,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 17, 2016 3:25 pm

Pedro Fernandes escreveu:
Confiram, por favor, se os dados carregaram correctamente ou se registaram alguma anomalia.

Os dados aparecem com o nome de observador "Portugal Aves". Isto é para ser mesmo assim?
Exemplo de uma visita CAC feita por mim: http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28350016

Outra coisa: segundo percebi da leitura da tua mensagem inicial, era suposto esta migração gerar novos hotspots, ou não? É que para já aparece tudo como pontos pessoais...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por conspicillata Qui Mar 17, 2016 6:32 pm

Os dados do CAC passaram sem problema. Agora venham os outros Smile

Gonçalo Elias escreveu:Os dados aparecem com o nome de observador "Portugal Aves"

Em tempos recebemos uma mensagem do PTAves/worldbirds por causa da passagem dos dados e a solicitar o nosso user do ebird, ou a perguntar se queríamos que fosse criado um. Pode ser isso?

abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 18, 2016 1:57 am

conspicillata escreveu:
Em tempos recebemos uma mensagem do PTAves/worldbirds por causa da passagem dos dados e a solicitar o nosso user do ebird, ou a perguntar se queríamos que fosse criado um. Pode ser isso?

abraço
Carlos

É possível, mas não me lembro de ter recebi uma mensagem como a que referes... poderá ter ido para uma conta de e-mail antiga?

O que poderei fazer agora para rectificar isso?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por pedro121 Sex Mar 18, 2016 5:05 am

Gonçalo Elias escreveu:
Os dados aparecem com o nome de observador "Portugal Aves". Isto é para ser mesmo assim?
.

Alguns aparecem como Portugalaves, outros aparecem com os nomes dos observadores, pelo que vi em Leiria e Coimbra, 1/4 das listas vem como Portugalaves
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por pedro121 Sex Mar 18, 2016 5:08 am

conspicillata escreveu:Os dados do CAC passaram sem problema. Agora venham os outros Smile

Do ponto de vista de um revisor, só posso dizer... medo, muito medo!! Very Happy Very Happy Very Happy

Os do CAC tem coisas muito engraçadas e outras completamente possíveis, e uma serie delas que podem ser possíveis, mas que vão depender do observador, ou melhor da confiança que temos no observador.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por pedro121 Sex Mar 18, 2016 5:11 am

Gonçalo Elias escreveu:
É possível, mas não me lembro de ter recebi uma mensagem como a que referes... poderá ter ido para uma conta de e-mail antiga?

Eu recebi varias mensagens sobre essa questão.

Gonçalo Elias escreveu:O que poderei fazer agora para rectificar isso?

Bem, essa é uma questão interessante, a solução mais fácil é fazeres a lista das listas, contactares o user Portugalaves (será a spea?) e pedires para partilharem a lista. depois de aceitares a lista eles podem apagar a lista original ou não (o impacto é neutro)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por conspicillata Sex Mar 18, 2016 9:09 am

Gonçalo Elias escreveu:O que poderei fazer agora para rectificar isso?

partilho da opinião do Pedro (tb recebi várias mensagens, possivelmente foi para o email com que te registaste na plataforma antiga), o mais fácil é contactares a SPEA (em princípio a Ana Meirinho) e solicitares a partilha das listas.

Pedro Ramalho escreveu:Do ponto de vista de um revisor, só posso dizer... medo, muito medo!! Very Happy Very Happy Very Happy

Os do CAC tem coisas muito engraçadas e outras completamente possíveis, e uma serie delas que podem ser possíveis, mas que vão depender do observador, ou melhor da confiança que temos no observador.

Smile sim, do ponto de vista do revisor vai ser um festival de alertas! Boa sorte!!

além das impossíveis e das possíveis, vão haver muitos dados em áreas em que o ebird ainda tem pouca cobertura e em épocas do ano onde tudo pode acontecer, como a migração.

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Mar 18, 2016 9:46 am

Olá a todos,

Acabam de entrar os restantes dados do WorldBirds— no total são cerca de 11.000 registos que deram entrada na caixa de revisão.

Levará algum tempo até a situação ficar normalizada, razão pela qual se pede um pouco de paciência quanto a registos por rever.

Após este processo de triagem ficaremos com uma base de dados muitíssimo mais robusta e útil.

Um abraço— e bom trabalho a todos os editores regionais,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Luis Silva Sex Mar 18, 2016 2:54 pm

Eu não me recordo de ter recebido nenhum mail, sobre o assunto, e penso que o registei é o mesmo que uso agora.

De qualquer das formas fiquei na minha conta ebird com registos que não foram feitos por mim (mas por outro Luis Silva, penso eu).

Curiosamente, os dados do Atlas das invernantes, tenho uma onde apreço como autor da lista, e todas as outras não (nem mesmo a do mesmo local).

http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28402647

http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28394389

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Mar 18, 2016 3:34 pm

Olá novamente,

Sobre os emails, a SPEA enviou emails a todos quantos tinham conta aberta no WorldBirds— imagino que para o email que estivesse associado com o registo no WorldBirds.

"Caro utilizador do PortugalAves,

O PortugalAves tem uma nova plataforma de apoio, o portal global eBird, que permite aos utilizadores de todo o mundo o registo e o acesso aos dados das aves portuguesas. O novo sistema, já a funcionar desde 31 de março de 2015, conta agora com protocolos de introdução de dados para dois projetos da SPEA: Atlas das Aves Nidificantes e Censo de Aves Comuns.

Com o êxito de lançamento desta nova plataforma vem agora o encerramento do portal antigo e a transferência integral dos dados para a nova plataforma.

A SPEA informa todos os observadores de aves que o portal antigo irá ser efectivamente encerrado no próximo dia 13 de Julho, data a partir da qual não será mais permitida a introdução de dados naquele portal. Os observadores que tenham uma conta no PortugalAves anterior podem ficar seguros que os seus registos serão transferidos para o novo PortugalAves/eBird. Para isso é essencial in formar a SPEA dos nomes de utilizador do antigo e do atual portal até dia 15 de Julho, caso ainda não o tenham feito.
Caso não sejam utilizadores no novo portal, ou não facultem o nome de utilizador à spea até dia 15 de Julho, os dados serão transferidos para o eBird, para o utilizador de arquivo “PortugalAves”. Atenção que será impossível redirecionar as visitas para outros utilizadores a partir desta data.

Para aderir ao PortugalAves/eBird, basta registar-se e começar a colocar as suas observações online! Visite o novo portal em http://ebird.org/content/portugal/"

Esta mensagem foi de 10 de Julho de 2015, havendo pelo menos duas anteriores (Janeiro e Março de 2015) apelando à inscrição no eBird e ao fornecimento da equivalência entre utilizador do WorldBirds e eBird. Passados alguns meses foi tomada a decisão de avançar com as equivalências disponíveis.

Pessoalmente lamento, pois é uma situação aborrecida para quem queria ter os seus dados disponíveis na sua conta do eBird. É também problemática para os editores regionais, que não poderão contactar os observadores em caso de dúvidas. Creio que nesta altura não é possível dissociar os dados que foram agrupados na conta PortugalAves. Talvez a opção sugerida pelo Pedro Ramalho seja a única hipótese de resgatar estes dados do anonimato da conta PortugalAves.

Gostava por último de apelar a quem tinha já contas abertas nas duas plataformas e tinha as mesmas listas em ambas— com o processo de migração, estas estarão agora repetidas no eBird, e a única forma de as eliminar é ver a lista e apagar os duplicados um por um a partir de "gerir as minhas observações".

Um abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Mar 18, 2016 3:35 pm

Luis Silva escreveu:Eu não me recordo de ter recebido nenhum mail, sobre o assunto, e penso que o registei é o mesmo que uso agora.

De qualquer das formas fiquei na minha conta ebird com registos que não foram feitos por mim (mas por outro Luis Silva, penso eu).

Curiosamente, os dados do Atlas das invernantes, tenho uma onde apreço como autor da lista, e todas as outras não (nem mesmo a do mesmo local).

http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28402647

http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28394389

Olá Luís,

Entra em contacto com a Ana Meirinho (SPEA) para ver o que é possível fazer neste caso.

Um abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por PNicolau Sex Mar 18, 2016 3:36 pm

Curiosamente, à semelhança do Luís, muitas listas minhas aparecem tanto como PortugalAves como com o meu próprio nome de utilizador. Isto impossibilita-me de ver quais listas aparecem duplicadas, porque eu próprio passei umas quantas para o eBird.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por conspicillata Sex Mar 18, 2016 4:53 pm

ainda não tive tempo para ver todas as listas que passaram, mas é pena as listas que eram partilhadas só terem passado para a pessoa que a introduziu e não para todos os observadores que participaram.

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por nunes Sáb Mar 19, 2016 4:44 am

Olá,
Após o ter sido alertado pelo Pedro Moreira para um registo "estranho" verifiquei que pelo menos nesse dia (08/10/2011) existiam 3 problemas:
1- Não vi um Chasco-ruivo (Oenanthe hispanica) mas sim um Chasco-cinzento (Oenanthe Oenanthe);
2- Nesse dia efetuei 3 visitas para o Atlas: NF62S, NF62N e NF62W. Faltam as visitas a NF62N e NF62W; Quais os critérios para alteração da nome da quadricula?
3- Existe a referência de uma visita à E267N176_C - Lagos (Algarve) que eu não realizei. O dia e hora coincide com a vista à NF62W (Serra da Freita) mas as aves não coincidem.

Presumo que a lista http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28394129 represente a visita que efetuei no dia 02/10/2011 08:12 à NF62C. Se for a hora está diferente e faltam 12 espécies.

As listas relativas ao Atlas, no meu caso, tem muitas questões: dias diferentes, horas diferentes, faltam espécies, espécies que não vi, ausência do nº de indivíduos observados,...

Infelizmente, tentei entrar no http://birdlaa5.memset.net/worldbirds/portugal.php mas já não permite o acesso.

Nas minhas listas pessoais (amostragem) não encontrei divergências.

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Paulo Alves Dom Mar 27, 2016 5:00 pm

pedro121 escreveu:
conspicillata escreveu:Os dados do CAC passaram sem problema. Agora venham os outros Smile

Do ponto de vista de um revisor, só posso dizer... medo, muito medo!! Very Happy Very Happy Very Happy

Os do CAC tem coisas muito engraçadas e outras completamente possíveis, e uma serie delas que podem ser possíveis, mas que vão depender do observador, ou melhor da confiança que temos no observador.

What a Face é o caos!

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Paulo Alves Dom Mar 27, 2016 5:02 pm

Gonçalo Elias escreveu:
conspicillata escreveu:
Em tempos recebemos uma mensagem do PTAves/worldbirds por causa da passagem dos dados e a solicitar o nosso user do ebird, ou a perguntar se queríamos que fosse criado um. Pode ser isso?

abraço
Carlos

É possível, mas não me lembro de ter recebi uma mensagem como a que referes... poderá ter ido para uma conta de e-mail antiga?

O que poderei fazer agora para rectificar isso?

1 abraço,
Gonçalo

Eu pelo contrário recebi essas mensagens, respondi que não pretendia a migração dos meus dados (uma vez que já os tinha inserido no E-bird) e foi feito à mesma.
Alguns deles na conta Portugal Aves...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Mar 28, 2016 1:02 pm

Paulo Alves escreveu:Eu pelo contrário recebi essas mensagens, respondi que não pretendia a migração dos meus dados (uma vez que já os tinha inserido no E-bird) e foi feito à mesma.
Alguns deles na conta Portugal Aves...

Eu recebi esse e-mail e não respondi, supondo que dessa maneira a migração das minhas listas não seria feita, uma vez que ficariam duplicadas no eBird.
Acontece que foram migradas na mesma, felizmente para a minha conta.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por pedro121 Ter Mar 29, 2016 8:31 am

Bom, como era já de esperar isto está uma grande salada, mas existe uma luz ao fundo do tunel.

No entanto existe um problema preocupante, existem uma serie de listas que na migração foram colocadas nos locais errados, ou seja as listas estão correctas, o local é que não. se nenhum registo na lista fizer disparar os filtros a lista vai ficar perdida em parte incerta.

Os distritos sem filtro a nível de concelho são particularmente vulneráveis já que listas com espécies do interior podem aparecer no litoral sem fazer disparar o filtro.

Assim, se derem com registos invulgares e forem da migração, especialmente os do User PortugalAves coloquem aqui as listas para se tentar resolver
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Abr 04, 2016 4:34 am

Olá,

Pedia a quem tiver detectado anomalias decorrentes do processo de migração de dados que entrasse em contacto com a Ana Meirinho (SPEA) de modo a tentar perceber melhor o que se passou.

É possível que algumas listas que se encontrem na conta PortugalAves possam ser resgatadas para as contas pessoais, através da sugestão do Pedro Ramalho de partilha de observações— se tal for possível, há que contactar a SPEA.

Sobre a mudança de quadrículas, e especulando um pouco, tal pode ter-se ficado a deve à mudança do sistema de quadrículas a uso— a que está instalada no eBird actualmente é a que é usada para este atlas que decorre e que é compatível com a restante grelha europeia. Mas, reafirmo, não sei ao certo.

Ainda há muito por fazer, mas aos poucos temos tentado arrumar a casa, mas até o pó assentar ainda haverá alguns problemas a tratar, pelo que apelo à paciência de todos os utilizadores durante este período.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por conspicillata Ter Abr 05, 2016 4:23 am

Olá,

Falei à pouco com a Ana Meirinho sobre a passagem dos dados e de alguns dos problemas que ocorreram. Como o Pedro Fernandes disse, ainda há muita coisa a fazer e que vai acontecer:

- as listas que tinha vários observadores no ptaves passaram para apenas para a conta de quem inseriu os dados. Essas listas vão ser partilhadas com os restantes.

- dados do CAC, parece que houve um problema com o número de indivíduos associados às espécies. Vai ser corrigido, assim como colocadas as observações por banda de censo

- algumas listas estavam mal referenciadas (p.ex. num ponto genérico no centro do país), esses casos vão ser revistos

Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Abr 06, 2016 6:01 am

A título de curiosidade, dou conhecimento que juntamente com os dados de Portugal migraram vindos do WorldBirds os dados da Turquia. Não sei como se está a processar esta migração, mas pelo que vi ficaram muitos dados retidos nos filtros também.

Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Flávio Oliveira Qua maio 04, 2016 1:20 pm

pedro121 escreveu:No entanto existe um problema preocupante, existem uma serie de listas que na migração foram colocadas nos locais errados, ou seja as listas estão correctas, o local é que não. se nenhum registo na lista fizer disparar os filtros a lista vai ficar perdida em parte incerta.

Acho difícil que esta lista tenha sido efectuada no local onde foi colocada. Embora já não apareça nas notas é evidente que resulta da migração de dados.
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28388120
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 04, 2016 1:23 pm

Flávio Oliveira escreveu:Acho difícil que esta lista tenha sido efectuada no local onde foi colocada. Embora já não apareça nas notas é evidente que resulta da migração de dados.
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S28388120

Cuba IBA, Elvas Condado não faz sentido nenhum Shocked
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de dados WorldBirds para o eBird Empty Re: Migração de dados WorldBirds para o eBird

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos