Ludo
+6
axeira
Pedro Fernandes
Ricardo Melo
PNicolau
pedro121
Gonçalo Elias
10 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Ludo
Rui Figueiredo escreveu:Só estava mesmo a chamar a atenção (deve ser por não ter páginas do portal para fazer revisão )
Essa revisão será retomada oportunamente (em princípio em Julho, mas depois confirmo)
Rui Figueiredo escreveu:Eu quero é um hotspot "geral" no Ludo para poder separar mais facilmente as minhas observações do percurso referido em 2 hotspots: Ludo e Quinta do Lago
A questão de Ludo (e outras) será analisada pela equipa de gestão de hotspots durante a semana em curso, logo que haja novidades informarei.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Relativamente ao Ludo foram feitas para já as seguintes alterações:
- os hotspots Ribeira de São Lourenço, Salinas e Salinas-Leste foram agregados num único hotspot (ribeira de São Lourenço e Salinas)
- os hotspots Esteiro do Ancão e Esteiro da Maria Nova foram agregados num único hotspot (Esteiros do Ancão e da Maria Nova)
A nível concelhio a única alteração teve a ver com as listas que estavam ho hotspot salinas-leste que passaram a estar referenciadas para o concelho de Loulé (anteriormente estavam no de Faro).
Por curiosidade registei a lista dos Top 10 observadores em ambos os concelhos antes e depois da fusão. O resultado é o que se apresenta no quadro seguinte (assinalei a negrito os casos em que houve alteração). No caso de Loulé o impacto foi negligenciável, no caso de Faro o impacto foi ligeiramente maior mas ainda assim pouco significativo, na minha opinião.
- os hotspots Ribeira de São Lourenço, Salinas e Salinas-Leste foram agregados num único hotspot (ribeira de São Lourenço e Salinas)
- os hotspots Esteiro do Ancão e Esteiro da Maria Nova foram agregados num único hotspot (Esteiros do Ancão e da Maria Nova)
A nível concelhio a única alteração teve a ver com as listas que estavam ho hotspot salinas-leste que passaram a estar referenciadas para o concelho de Loulé (anteriormente estavam no de Faro).
Por curiosidade registei a lista dos Top 10 observadores em ambos os concelhos antes e depois da fusão. O resultado é o que se apresenta no quadro seguinte (assinalei a negrito os casos em que houve alteração). No caso de Loulé o impacto foi negligenciável, no caso de Faro o impacto foi ligeiramente maior mas ainda assim pouco significativo, na minha opinião.
oh! estive fora e isolado do resto do mundo e tenho muita pena de não ter conseguido acompanhar os desenvolvimentos recentes...
Vejo que basicamente se dividiu a área em percursos, mas então que se assuma isso, criando o hotspot "percurso central", e retirando qualquer alusão a salinas, esteiros e Ribeiras pois pois deixou de haver qualquer correspondência física e essa correlação ficou desprovida de qualquer sentido - qualquer dos novos percursos (hotspots) abrangem agora vários ou a totalidade desses habitats/divisões geográficas.
Sobretudo, agrupar Ancão + Maria Nova não me faz nenhum sentido - as minhas contagens/listas para o Esteiro da Maria Nova normalmente são estacionárias e feitas a partir das salinas entre o Monte do Sal e o golfe, ou de uma vereda que parte do "Monte da Quinta", ou até da ponte em plenas salinas - O esteiro Maria Nova é no Ludo e do lado do Ludo e não do Ancão e, a agrupá-lo, teria de ser agrupado com o Ludo (salinas + Rib São Lourenço, etc) e não com o Ancão. Jamais conseguirei submeter uma lista do Esteiro Maria Nova no novo hotspot do Ancão (caminho sul), e com as opções existentes não terei outra hipótese senão inseri-las para o hotspot Ludo (aka percurso norte).
Mas então, se agora a solução é por percursos e não por habitats ou divisões geográficas, então que se insira um novo hotspot para o percurso central (o que vai do monte do Sal até chegar ao caminho sul que parte do aeroporto para a Quinta do Lago), pois da maneira como agora estão colocados os "pins" não é nada óbvio que a decidir entre percurso sul e norte, as listas desse percurso central teriam que ser submetidas no percurso norte (que é o que deverá corresponder ao Ludo).
A solução como está apresentada, a localização dos pins não promove a resolução da confusão que se tinha instalado, antes pelo contrário, pois agora os hotspots mais próximos farão com que grande parte das listas das salinas do Ludo, etc sejam deslocalizadas para o Ancão (aka caminho sul), o que a meu ver ainda é pior do que como estava antes . Se os hotspots se mantiverem como agora estão, terei de submeter tudo da seguinte maneira:
- percurso norte: todo o Ludo, i.e. tudo o que for a norte do caminho do aeroporto (incluindo Maria Nova)
- percurso sul: tudo o que estiver a sul do percurso do aeroporto, i.e. esteiro do Ancão
- Mte da Quinta: o que encontrar no percurso ao longo do golfe, desde o Ludo até ao Lago de São Lourenço
Mas, a criação do percurso central, ao menos permitiria que, em vez de submeter as listas em função de onde estão as aves, se possam submeter as listas em função de onde se encontra o observador... ou seja, do mal o menos... o que até se poderia considerar uma solução inovadora engraçada e pelo menos coerente na óptica do utilizador.
Resumindo, a ser esta a solução, que se criem então 3 hotspots (percurso norte, percurso sul e percurso central), mas que não se finja que existe qualquer tipo de correspondência com salinas, esteiros ou ribeiras, pois de todo existirá essa correlação. Ficará dessa maneira resolvida e arrumada a questão .
Abraços,
Sérgio
Vejo que basicamente se dividiu a área em percursos, mas então que se assuma isso, criando o hotspot "percurso central", e retirando qualquer alusão a salinas, esteiros e Ribeiras pois pois deixou de haver qualquer correspondência física e essa correlação ficou desprovida de qualquer sentido - qualquer dos novos percursos (hotspots) abrangem agora vários ou a totalidade desses habitats/divisões geográficas.
Sobretudo, agrupar Ancão + Maria Nova não me faz nenhum sentido - as minhas contagens/listas para o Esteiro da Maria Nova normalmente são estacionárias e feitas a partir das salinas entre o Monte do Sal e o golfe, ou de uma vereda que parte do "Monte da Quinta", ou até da ponte em plenas salinas - O esteiro Maria Nova é no Ludo e do lado do Ludo e não do Ancão e, a agrupá-lo, teria de ser agrupado com o Ludo (salinas + Rib São Lourenço, etc) e não com o Ancão. Jamais conseguirei submeter uma lista do Esteiro Maria Nova no novo hotspot do Ancão (caminho sul), e com as opções existentes não terei outra hipótese senão inseri-las para o hotspot Ludo (aka percurso norte).
Mas então, se agora a solução é por percursos e não por habitats ou divisões geográficas, então que se insira um novo hotspot para o percurso central (o que vai do monte do Sal até chegar ao caminho sul que parte do aeroporto para a Quinta do Lago), pois da maneira como agora estão colocados os "pins" não é nada óbvio que a decidir entre percurso sul e norte, as listas desse percurso central teriam que ser submetidas no percurso norte (que é o que deverá corresponder ao Ludo).
A solução como está apresentada, a localização dos pins não promove a resolução da confusão que se tinha instalado, antes pelo contrário, pois agora os hotspots mais próximos farão com que grande parte das listas das salinas do Ludo, etc sejam deslocalizadas para o Ancão (aka caminho sul), o que a meu ver ainda é pior do que como estava antes . Se os hotspots se mantiverem como agora estão, terei de submeter tudo da seguinte maneira:
- percurso norte: todo o Ludo, i.e. tudo o que for a norte do caminho do aeroporto (incluindo Maria Nova)
- percurso sul: tudo o que estiver a sul do percurso do aeroporto, i.e. esteiro do Ancão
- Mte da Quinta: o que encontrar no percurso ao longo do golfe, desde o Ludo até ao Lago de São Lourenço
Mas, a criação do percurso central, ao menos permitiria que, em vez de submeter as listas em função de onde estão as aves, se possam submeter as listas em função de onde se encontra o observador... ou seja, do mal o menos... o que até se poderia considerar uma solução inovadora engraçada e pelo menos coerente na óptica do utilizador.
Resumindo, a ser esta a solução, que se criem então 3 hotspots (percurso norte, percurso sul e percurso central), mas que não se finja que existe qualquer tipo de correspondência com salinas, esteiros ou ribeiras, pois de todo existirá essa correlação. Ficará dessa maneira resolvida e arrumada a questão .
Abraços,
Sérgio
Sérgio Correia- Número de Mensagens : 4
Local : Faro
Sérgio Correia escreveu:
Tendo a concordar contigo, até porque conforme já escrevi neste forum por mais de uma vez eu não sou muito favorável a segmentar hotspots em função do habitat.
Portanto pela minha parte nada tenho contra as mudança de nome propostas.
Aguardemos por mais opiniões
Por mim, não havendo um ponto de área geral para o Ludo que para mim ficaria no tal percurso central , também prefiro que se crie um novo hotspot chamado percurso central podendo assim dividir as observações de cada parte do percurso que normalmente faço.
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Boa tarde, tenho uma dúvida com estas mudanças o Ludo vai ter um hotspot de área geral?
Última edição por Lars Gonçalves em Sáb Jun 17, 2017 8:32 am, editado 1 vez(es)
Lars Gonçalves- Número de Mensagens : 514
Local : Alvor - Portimão
Lars Gonçalves escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida com estas mudanças o Ludo não vai ter um hopspot de área geral?
talvez, quando o processo estiver concluído
Gonçalo Elias escreveu:Lars Gonçalves escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida com estas mudanças o Ludo não vai ter um hopspot de área geral?
Até lá vou usar o meu ponto pessoal
Lars Gonçalves escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Lars Gonçalves escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida com estas mudanças o Ludo não vai ter um hopspot de área geral?
Até lá vou usar o meu ponto pessoal
É o melhor
A segunda fase do processo de reorganização dos hotspots do Ludo vai avançar.
A decisão tomada pela equipa de gestão de hotspots é a seguinte: o ponto denominado "Quinta do Ludo--Monte da Quinta" será redenominado para "Quinta do Ludo--área geral" e movido para um local mais central - aceitam-se sugestões relativamente à melhor localização para este efeito.
A decisão tomada pela equipa de gestão de hotspots é a seguinte: o ponto denominado "Quinta do Ludo--Monte da Quinta" será redenominado para "Quinta do Ludo--área geral" e movido para um local mais central - aceitam-se sugestões relativamente à melhor localização para este efeito.
Gonçalo Elias escreveu:A segunda fase do processo de reorganização dos hotspots do Ludo vai avançar.
eu já tenho um área geral como ponto pessoal, vou ter de mudar as minhas listas todas para esse novo ponto?
Lars Gonçalves escreveu:eu já tenho um área geral como ponto pessoal, vou ter de mudar as minhas listas todas para esse novo ponto?
Não é necessário, podes fazer a fusão do teu ponto pessoal com o hotspot, procedendo da seguinte forma:
1. Meu ebird
2. Gerir os meus locais
3. Escolhes o local pretendido, Editar
4. Escolher "Fundir"
5. No mapa, clicas no hotspot pretendido
6. Clicar em Fundir, as listas que estão no ponto pessoal serão todas transferidas para o local escolhido
um pouco off-topic, mas há um grande incêndio no pinhal de Gambelas, ao lado do Ludo
http://observador.pt/2017/09/16/154-bombeiros-e-4-meios-aereos-combatem-fogo-em-zona-de-pinhal-em-faro/
http://observador.pt/2017/09/16/154-bombeiros-e-4-meios-aereos-combatem-fogo-em-zona-de-pinhal-em-faro/
Pessoalmente e se for para manter os dois outros hotspots (percurso norte e percurso sul) acho que o melhor sítio para a colocação do hotspot seria mesmo a meio do caminho que liga os dois percursos.
https://www.google.pt/maps/place/37%C2%B001'32.1%22N+7%C2%B059'49.7%22W/@37.025591,-7.9993147,928m/data=!3m2!1e3!4b1!4m14!1m7!3m6!1s0xd0552e72290faa7:0x8d73c2d4494aff5a!2sFaro!3b1!8m2!3d37.0193548!4d-7.9304397!3m5!1s0x0:0x0!7e2!8m2!3d37.0255911!4d-7.9971258?hl=pt-PT
Mas acima de tudo quero é que haja um hotspot área geral no Ludo que, para mim, desta forma, juntamente com o de área geral da Qt do Lago satisfazem as minhas necessidades.
https://www.google.pt/maps/place/37%C2%B001'32.1%22N+7%C2%B059'49.7%22W/@37.025591,-7.9993147,928m/data=!3m2!1e3!4b1!4m14!1m7!3m6!1s0xd0552e72290faa7:0x8d73c2d4494aff5a!2sFaro!3b1!8m2!3d37.0193548!4d-7.9304397!3m5!1s0x0:0x0!7e2!8m2!3d37.0255911!4d-7.9971258?hl=pt-PT
Mas acima de tudo quero é que haja um hotspot área geral no Ludo que, para mim, desta forma, juntamente com o de área geral da Qt do Lago satisfazem as minhas necessidades.
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
parece-me bem
alguém se opõe? mais alguma sugestão?
alguém se opõe? mais alguma sugestão?
Está feita a alteração.
@Lars: não precisas de fazer nada, as tuas listas já estão todas no novo ponto
@Lars: não precisas de fazer nada, as tuas listas já estão todas no novo ponto
O hotspot adjacente ao Ludo chamado Quinta do Ludo--Pinhal mudou de nome e agora chama-se Pontal.
Gonçalo Elias escreveu:A nível concelhio a única alteração teve a ver com as listas que estavam no hotspot salinas-leste que passaram a estar referenciadas para o concelho de Loulé (anteriormente estavam no de Faro).
Soube recentemente (via Nelson F.) que houve uma alteração dos limites concelhios Faro-Loulé e que depois dessa alteração a totalidade do Ludo (salinas) está agora no concelho de Loulé, deixou assim de haver salinas no concelho de Faro; deste ponto de vista, ainda bem que se fez a alteração pois o eBird não tem em conta estes novos limites e as salinas leste aparecem como estando ainda em Faro (quando colocamos um ponto pessoal, por exemplo).
Página 3 de 3 • 1, 2, 3