Ajuda - Petinha
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda - Petinha
Bom dia. Hoje registei esta petinha, mas não me parece a dos prados... Estarei certo, não?
Tomar, 13/01/2016
Tomar, 13/01/2016
Luís Ribeiro- Número de Mensagens : 53
Local : Tomar
Re: Ajuda - Petinha
pratensis
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Obrigado Gonçalo. Só não me pareceu devido às unhas traseiras... Era aí a minha maior dúvida.
Concordo com pratensis!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Obrigado também João.
Parece-me que as unhas neste caso estão parcialmente ocultas pela vegetação e se é esse o caso não são grande ajuda.
Nesta época do ano há duas petinhas "comuns": a pratensis que tem tons esverdeados e as patas rosadas, e a spinoletta, que tem tons castanhos, uma lista supraciliar esbranquiçada e patas escuras.
Em muito menor número aparecem outras espécies, e aí é preciso procurar as características distintivas. A richardi, por exemplo, aparece regularmente no Inverno, mas tem muito menos riscas no peito e nos flancos. A petrosus, que é geralmente exclusiva da orla marítima. E mais algumas, mas todas muito raras.
Nesta época do ano há duas petinhas "comuns": a pratensis que tem tons esverdeados e as patas rosadas, e a spinoletta, que tem tons castanhos, uma lista supraciliar esbranquiçada e patas escuras.
Em muito menor número aparecem outras espécies, e aí é preciso procurar as características distintivas. A richardi, por exemplo, aparece regularmente no Inverno, mas tem muito menos riscas no peito e nos flancos. A petrosus, que é geralmente exclusiva da orla marítima. E mais algumas, mas todas muito raras.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661