Ajuda na ID - Esmerilhão?
+2
João Tomás
Daniel Raposo
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID - Esmerilhão?
Aqui há uns tempos pedi uma id no grupo do facebook "Aves de Portugal Continental" para uma ave avistada dia 05-12-2015. A ave foi identificada como Esmerilhão com base essencialmente nas "marcas no flanco em forma de seta".
Hoje foi-me trazido à atenção que foi visto por lá um Falcão-peregrino (identificado aqui e com fotos bem melhores: RAPINA) e que poderia ser a mesma ave, sugerindo-me que deixasse aqui o pedido de id.
Sem qualquer desconsideração para com o Pedro Ramalho e Pedro Nicolau que identificaram a ave no facebook, deixo então um video e as (más) fotos da ave em questão:
Hoje foi-me trazido à atenção que foi visto por lá um Falcão-peregrino (identificado aqui e com fotos bem melhores: RAPINA) e que poderia ser a mesma ave, sugerindo-me que deixasse aqui o pedido de id.
Sem qualquer desconsideração para com o Pedro Ramalho e Pedro Nicolau que identificaram a ave no facebook, deixo então um video e as (más) fotos da ave em questão:
Última edição por Raposo em Sex Fev 26, 2016 4:34 am, editado 1 vez(es)
Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?
Raposo as fotografias estão muito grandes! Não consegues diminui-las?
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Exacto, a dimensão ideal é 800 pixeis de largura.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Pode dar um ar de Esmerilhão ou, melhor, de lanário (cabeça e o amarelo pouco marcado), mas é um jovem peregrino. No entanto pode ser qualquer ssp. de peregrino ou apenas uma variante mais clara.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Eu quando chegar a casa volto a ver o video, e tiro o Forsman's da prateleira, de qualquer modo não é a ave do outro tópico.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Concordo com peregrino. Se é a ave do outro tópico isso já não sei...
Qualquer qualquer não é bem assim É um Falco peregrinus
Paulo Lemos escreveu:No entanto pode ser qualquer ssp. de peregrino ou apenas uma variante mais clara.
Qualquer qualquer não é bem assim É um Falco peregrinus
"Qualquer" é um modo "qualquer" de dizer já que a espécie tem tantas ssp. e percorre distâncias.
De "qualquer" modo, "qualquer" também inclui fugas de cativeiro e hibridação.
Julgo que se não há estudos e publicações sobre isto, há relatos ou afins que referem longa data de raças introduzidos pela longa prática de falcoaria na PI e hibridação, e alguma diversidade provavelmente resultante (R. de la Fuente).
Julgo que se não há estudos e publicações sobre isto, há relatos ou afins que referem longa data de raças introduzidos pela longa prática de falcoaria na PI e hibridação, e alguma diversidade provavelmente resultante (R. de la Fuente).
Paulo Lemos escreveu:"Qualquer" é um modo "qualquer" de dizer já que a espécie tem tantas ssp. e percorre distâncias.
Pronto concordo contigo hoje em dia com a "globalização" das espécies todas as hipóteses devem ser colocadas em cima da mesa.
A aparência clara e contrastes poderão ser apenas efeito da luz e da máquina. O amarelo pouco marcado também depende de muitos factores inclusive desse.
Mas a grande questão será: que presa acabou ele de comer? Passeriforme e não vou mais além...
Mas a grande questão será: que presa acabou ele de comer? Passeriforme e não vou mais além...
Bom,
Eu cometi vários erros na minha intervenção do facebook, e o que me chateia é que foram erros básicos.
1º Valorizei uma característica não diagnosticante como sendo diagnosticante, as marcas do flanco podem ser apresentadas pelos juvenis de varias raças de peregrinus
2º Não avaliei o conjunto, centrei-me só numa característica, bastava ter olhado para o bigode e para o bico para ver que não encaixava em esmerilhão
3º Numa analise que era difícil dadas as fotos/video não consultei a literatura, o que é grave especialmente tendo em conta que rapinas é um dos grupos em que sou mais fraco
4º Dei importância ao que o pessoal estava a opinar, isso numa identificação no facebook é sempre uma coisa que deve ser feita com muita cautela, quando entrei as espécies em cima da mesa eram Ogea e Falcão-da-rainha e não sei por que, fiquei com a ideia que se sabia que a ave era pequena, dai estar a ser sugerido Ogea
Bom, e acima de tudo não exclui a espécie mais comum e mais variável, e isso é um erro daqueles...
Raposo, lamento, mas acho que fotografaste um peregrino, se ainda não apanhas-te outro esmerilhão, devem andar alguns na ponta da erva.
Eu cometi vários erros na minha intervenção do facebook, e o que me chateia é que foram erros básicos.
1º Valorizei uma característica não diagnosticante como sendo diagnosticante, as marcas do flanco podem ser apresentadas pelos juvenis de varias raças de peregrinus
2º Não avaliei o conjunto, centrei-me só numa característica, bastava ter olhado para o bigode e para o bico para ver que não encaixava em esmerilhão
3º Numa analise que era difícil dadas as fotos/video não consultei a literatura, o que é grave especialmente tendo em conta que rapinas é um dos grupos em que sou mais fraco
4º Dei importância ao que o pessoal estava a opinar, isso numa identificação no facebook é sempre uma coisa que deve ser feita com muita cautela, quando entrei as espécies em cima da mesa eram Ogea e Falcão-da-rainha e não sei por que, fiquei com a ideia que se sabia que a ave era pequena, dai estar a ser sugerido Ogea
Bom, e acima de tudo não exclui a espécie mais comum e mais variável, e isso é um erro daqueles...
Raposo, lamento, mas acho que fotografaste um peregrino, se ainda não apanhas-te outro esmerilhão, devem andar alguns na ponta da erva.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim, eu assim que olhei para a imagem do vídeo neste tópico vi logo um peregrino, até porque o padrão facial não encaixa em esmerilhao.
E fui como o Pedro, deixei-me levar pela impressão de falcão pequeno, e pelos flancos.. Que são muito presentes em columbarius mas não diagnosticantes.
E fui como o Pedro, deixei-me levar pela impressão de falcão pequeno, e pelos flancos.. Que são muito presentes em columbarius mas não diagnosticantes.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
pedro121 escreveu:Bom,
Erros, todos cometemos
Quanto ao tamanho, eu até comentei que não achava que fosse Ógea porque, no terreno, a ave me pareceu grande demais... mas como sei muito pouco, aceitei o que me disseram. De resto, nada a lamentar. Não sei bem explicar porquê, mas até fico mais contente de ter "apanhado" um peregrino... Pode ser que amanhã encontre um Esmerilhão
Muito obrigado!
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos