BIG YEAR WP 2017
+9
José Frade
AndreVieira
Rogerio
João Tomás
Tissot
Rui Figueiredo
Luis Silva
Gonçalo Elias
pedro121
13 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves do Mundo
Página 2 de 14
Página 2 de 14 • 1, 2, 3 ... 8 ... 14
Re: BIG YEAR WP 2017
E antes do pico tradicional da migração. Pode sair um bocado ao lado, mas pelo menos tem Euplectes, Estrilda e Vidua na zona
"Portugal, Aug 12-15 Cat C species. Aquatic Warbler."
Luis Silva- Número de Mensagens : 492
Provavelmente aproveitam a vinda cá para ver mais umas coisas que não se encontram fora da Portugal, nomeadamente Plo men e Acr cri.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Provavelmente aproveitam a vinda cá para ver mais umas coisas que não se encontram fora da Portugal, nomeadamente Plo men e Acr cri.
Não é essa a questão, eles tem que passar por Lisboa varias vezes por causa dos voos para os Açores e Madeira, a minha questão é que é arriscar contar com a aquática em Salreu. basta terem azar com o tempo e vai tudo pelo cano.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Não é essa a questão, eles tem que passar por Lisboa varias vezes por causa dos voos para os Açores e Madeira, a minha questão é que é arriscar contar com a aquática em Salreu. basta terem azar com o tempo e vai tudo pelo cano.
Sim é verdade, embora isso também se possa aplicar a outras espécies migradoras pouco comuns, sei lá, sabini, por exemplo, é uma questão de sorte, ou não?
Gonçalo Elias escreveu:
Sim é verdade, embora isso também se possa aplicar a outras espécies migradoras pouco comuns, sei lá, sabini, por exemplo, é uma questão de sorte, ou não?
Não te esqueças que é a nível do WP, há certamente locais de confiança algures. No caso da aquática parecia mais lógico encaixar uma visita as áreas de reprodução.
Notem que acho uma aposta corajosa, mas é corajosa pelo risco de falharem.
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:
Não te esqueças que é a nível do WP, há certamente locais de confiança algures. No caso da aquática parecia mais lógico encaixar uma visita as áreas de reprodução.
Notem que acho uma aposta corajosa, mas é corajosa pelo risco de falharem.
Sim, é verdade, mas imagino que haja aqui outro aspecto que tenha sido ponderado: a época de nidificação é essencial para sacar uma data de espécies e ao contrário do que acontece em Portugal, em que as estivais estão presentes durante 5-6 meses, nos países do norte (e do leste) da Europa, a Primavera é muito curta: os bichos chegam tarde (geralmente em Maio, mas pode ser só em Junho nas zonas mais a norte), tratam do que têm a tratar e vão-se embora logo a seguir -- nas zonas mais a norte o facto de os dias serem muito longos e permitirem uma actividade quase 24 horas permite recuperar o atraso. Para quem quer ver a bicharada nidificante toda, a janela de oportunidade é muito curta e tem de ser muito bem aproveitada, caso contrário ao chegar ao fim de Julho a oportunidade passou.
Imagino que Agosto seja um mês um pouco mais relaxado neste aspecto e que por isso a equipa tenha decidido prescindir de procurar em Maio-Junho aqueles bichos que podem ser vistos em passagem no final do Verão.
Por outras palavras: concordo que se calhar seria mais fácil procurar a espécie nos locais de nidificação, mas isso provavelmente significaria prescindirem de ir a outros locais, perdendo outras espécies.
Luis Silva escreveu:E antes do pico tradicional da migração. Pode sair um bocado ao lado, mas pelo menos tem Euplectes, Estrilda e Vidua na zona
Exacto, eu não percebi a data, eu iria mais tarde, mesmo uma semana faria a diferença, mas deve ser o melhor que conseguem.
Podíamos fazer umas apostas preliminares de início de ano, tipo até 15 de Janeiro cada um pode colocar o seu palpite a dizer quanto é que acha que os bacanos conseguem fazer num ano.
Depois até final de Outubro cada um poderá apresentar um novo palpite com base nos resultados até aí conseguidos.
O segundo palpite não anula o primeiro, antes o complementa. Ou seja, teríamos duas apostas a correr em simultâneo. O que dizem?
Depois até final de Outubro cada um poderá apresentar um novo palpite com base nos resultados até aí conseguidos.
O segundo palpite não anula o primeiro, antes o complementa. Ou seja, teríamos duas apostas a correr em simultâneo. O que dizem?
Se as apostas continuarem à base de cafés contem comigo!
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Gonçalo Elias escreveu:
Por mim tudo bem, temos é que começar a apontar quem deve os cafés a quem se não fica algo confuso.
pedro121 escreveu:Por mim tudo bem, temos é que começar a apontar quem deve os cafés a quem se não fica algo confuso.
Sim, é bom definir desde já as regras e chegarmos a acordo sobre isso para não haver dúvidas a meio do jogo.
A minha proposta é esta:
- Haverá duas apostas independentes, a primeira aceita palpites até 15 de Janeiro e a segunda até 31 de Outubro (portanto durante os últimos dois meses do ano as duas apostas estarão a correr em simultâneo).
- Os palpites dados por um participante podem ser alterados até à data limite indicada para cada aposta. Assim, cada um pode rever a sua aposta em função dos palpites dos outros participantes, de modo a anular qualquer vantagem competitiva de uns sobre outros.
- Os palpites dados após a data limite não serão aceites.
- As duas apostas são independentes, e portanto será apurado um vencedor para cada uma delas.
- Ganha quem se aproximar mais do valor final de espécies vistas pela equipa, independentemente de ser por excesso ou por defeito (assim se alguém apostar 700 e o total for 701 essa pessoa ganha, não sendo eliminada só pelo facto de o valor apostado ter sido ultrapassado).
- Em caso de igualdade, haverá vencedores ex-aequo. Assim, se um apostar 700 e o outro 702 e o total final for 701 são ambos vencedores.
- Quem vencer ganha direito a um café pago por cada um dos outros participantes nessa aposta. Quem perder terá de pagar um café ao vencedor (ou vencedores, se houver mais que um).
Comentários?
Em relação à data da 2ª fase proponho 30 de Setembro, porque a 31 de Outubro já vai estar decidido o ano, ou seja a margem será mesmo muito curta nessa fase.
certo, faz sentido a data de 30 de Setembro
Bom, então eu arrisco, e aposto em 780 espécies.
Eu propus 15 de Janeiro porque já estamos muito em cima do fim de ano e achei que valeria a pena dar mais uns dias para quem quiser estudar um pouco o tema (é o meu caso, mas dentro de dias apresentarei o meu número).
Gonçalo Elias escreveu:Eu propus 15 de Janeiro porque já estamos muito em cima do fim de ano e achei que valeria a pena dar mais uns dias para quem quiser estudar um pouco o tema (é o meu caso, mas dentro de dias apresentarei o meu número).
Estuda lá bem isso para que possa dar o meu palpite utilizando a técnica do Preço Certo.
Matthias,
Em atenção ao teu pedido, aqui fica então o meu palpite: 111.
Gonçalo Elias escreveu:Matthias,
Bem, só hoje viram 79...
Sou só eu ou o site do big year postado pelo Pedro não está a funcionar?
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:Sou só eu ou o site do big year postado pelo Pedro não está a funcionar?
Sim, parece que não está a funcionar.
Tenta este link: http://hyber.org/index.php/igoterra-ticks/
Tissot escreveu:Sim, parece que não está a funcionar.
Tenta este link: http://hyber.org/index.php/igoterra-ticks/
Agora sim obrigado Matthias!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Matthias,
Bem, só hoje viram 79...
Como terás percebido, este palpite foi só para entreter
pedro121 escreveu:Bom, então eu arrisco, e aposto em 780 espécies.
Isso é que é optimisto Pedro , com esse numero os Suecos criavam um novo Nobel , agora a sério se eles dizem que ficavam muito satisfeitos com 700 especies eu aposto nesse numero , confiando que fizeram o trabalho de casa.
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Por mim tudo bem, temos é que começar a apontar quem deve os cafés a quem se não fica algo confuso.
Sim, é bom definir desde já as regras e chegarmos a acordo sobre isso para não haver dúvidas a meio do jogo.
A minha proposta é esta:
- Haverá duas apostas independentes, a primeira aceita palpites até 15 de Janeiro e a segunda até 31 de Outubro (portanto durante os últimos dois meses do ano as duas apostas estarão a correr em simultâneo).
- Os palpites dados por um participante podem ser alterados até à data limite indicada para cada aposta. Assim, cada um pode rever a sua aposta em função dos palpites dos outros participantes, de modo a anular qualquer vantagem competitiva de uns sobre outros.
- Os palpites dados após a data limite não serão aceites.
- As duas apostas são independentes, e portanto será apurado um vencedor para cada uma delas.
- Ganha quem se aproximar mais do valor final de espécies vistas pela equipa, independentemente de ser por excesso ou por defeito (assim se alguém apostar 700 e o total for 701 essa pessoa ganha, não sendo eliminada só pelo facto de o valor apostado ter sido ultrapassado).
- Em caso de igualdade, haverá vencedores ex-aequo. Assim, se um apostar 700 e o outro 702 e o total final for 701 são ambos vencedores.
- Quem vencer ganha direito a um café pago por cada um dos outros participantes nessa aposta. Quem perder terá de pagar um café ao vencedor (ou vencedores, se houver mais que um).
Comentários?
Goncalo fiquei com a duvida , estamos a falar de duas apostas e de dois cafés , ou seja no caso de o vencedor ser o mesmo nas duas aposta ganha um café duplo
Rogerio escreveu:Goncalo fiquei com a duvida , estamos a falar de duas apostas e de dois cafés , ou seja no caso de o vencedor ser o mesmo nas duas aposta ganha um café duplo
Exacto
Página 2 de 14 • 1, 2, 3 ... 8 ... 14