Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BIG YEAR WP 2017

+9
José Frade
AndreVieira
Rogerio
João Tomás
Tissot
Rui Figueiredo
Luis Silva
Gonçalo Elias
pedro121
13 participantes

Página 1 de 14 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte

Ir para baixo

BIG YEAR WP 2017 Empty BIG YEAR WP 2017

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 7:39 am

Finalmente alguém decidiu fazer um big year no WP, depois de anos a acompanhar os big years na ABA e globais, agora temos um neste canto do mundo.

https://bigyearwp.com/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

BIG YEAR WP 2017 Empty Re: BIG YEAR WP 2017

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 8:12 am

Segundo o eBird só uma pessoa tem mais de 700 espécies no WP. Mas o total de espécies registadas é de 1044 (com muita raridade pelo meio).

A pergunta que se coloca é: quanto é que será possível / expectável fazer num só ano? 700? Talvez 750?

Não tenho para já resposta à questão anterior, mas vale a pena pensar no seguinte: quais serão as regiões com maior interesse para um tal objectivo?

Em minha opinião, os seguintes 15 países / regiões são obrigatórios para ter um bom total:
- Espanha
- Reino Unido
- Noruega
- Finlândia
- Áustria (ou Suíça)
- Holanda
- Polónia
- Hungria
- Grécia
- Turquia
- Marrocos
- Egipto
- Israel
- Cáucaso
- Cabo Verde

Os seguintes 15 países / regiões, não sendo tão essenciais como os anteriores, poderão dar uma importante contribuição:
- Canárias
- Madeira
- Açores
- Portugal (continente)
- Córsega
- Svalbard
- Rússia / Urais
- Roménia
- Estónia
- Chipre
- Tunísia
- Mali
- Irão
- Arábia Saudita
- Cazaquistão

Isto é apenas um primeiro exercício antes de olhar melhor para a distribuição das espécies.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 8:41 am

Gonçalo Elias escreveu:Segundo o eBird só uma pessoa tem mais de 700 espécies no WP. Mas o total de espécies registadas é de 1044 (com muita raridade pelo meio).

A pergunta que se coloca é: quanto é que será possível / expectável fazer num só ano? 700? Talvez 750?

Não tenho para já resposta à questão anterior, mas vale a pena pensar no seguinte: quais serão as regiões com maior interesse para um tal objectivo?

Em minha opinião, os seguintes 15 países / regiões são obrigatórios para ter um bom total:
- Espanha
- Reino Unido
- Noruega
- Finlândia
- Áustria (ou Suíça)
- Holanda
- Polónia
- Hungria
- Grécia
- Turquia
- Marrocos
- Egipto
- Israel
- Cáucaso
- Cabo Verde

Os seguintes 15 países / regiões, não sendo tão essenciais como os anteriores, poderão dar uma importante contribuição:
- Canárias
- Madeira
- Açores
- Portugal (continente)
- Córsega
- Svalbard
- Rússia / Urais
- Roménia
- Estónia
- Chipre
- Tunísia
- Mali
- Irão
- Arábia Saudita
- Cazaquistão

Isto é apenas um primeiro exercício antes de olhar melhor para a distribuição das espécies.

Não viste nem o itenerario nem os limites do WP (para eles).

De qualquer modo aponta-se para 700-750
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 8:44 am

De facto não vi o itinerário, isso está onde?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 8:47 am

Gonçalo Elias escreveu:

- Reino Unido

Não tem uma única endémica, e é tudo mais fácil noutro lado.

Corta o UK e coloca a Irlanda

Gonçalo Elias escreveu:Grécia

Agora perdeste-me, o que se vê na Grécia?

Portugal pelo contrario é essencial numa perspectiva de WP, e terá sempre que ser incluído, mesmo que seja num sistema de 24 horas no continente e 1 mês nas ilhas. Very Happy Very Happy

pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 8:48 am

Gonçalo Elias escreveu:De facto não vi o itinerário, isso está onde?

https://bigyearwp.com/itinerary/
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 8:52 am

Eles basicamente vão fazer o que eu quero um dia fazer, só que vão faze-lo num ano apenas.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 8:58 am

pedro121 escreveu:Corta o UK e coloca a Irlanda

E em que é que a Irlanda é melhor que o UK?

pedro121 escreveu:Agora perdeste-me, o que se vê na Grécia?

Assim de cor, e sem consultar qualquer fonte, ocorrem-me estas:
Microcarbo pygmaeus, Pelecanus crispus, Falco eleonorae, Vanellus spinosus, Dendrocopos syriacus, Eremophila alpestris, Hippolais pallida, Hippolais olivetorum, Sylvia rueppelllii, Phylloscopus orientalis, Sylvia crassirostris, Sitta neumayer, Sitta krueperi, Poecile lugubris, Lanius nubicus, Emberiza caesia, Emberiza melanocephala, Emberiza cineracea
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 9:04 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:De facto não vi o itinerário, isso está onde?

https://bigyearwp.com/itinerary/

ok já vi, então comparemos com o que sugeri:

- Espanha - SIM
- Reino Unido - NÃO - não percebo a lógica de incluir a Irlanda??? ainda por cima sem data...
- Noruega - NÃO
- Finlândia - NÃO - mas visitam a Suécia, é provável que apanhem a maioria dos residentes (mas não dos estivais)
- Áustria (ou Suíça) - NÃO - deixam de fora os Alpes, não percebo bem a opção, embora seja verdade que
- Holanda - SIM
- Polónia - NÃO
- Hungria - NÃO - deixam de fora o leste europeu
- Grécia - NÃO (embora muitas das espécies sejam possíveis na Turquia + Chipre)
- Turquia- SIM
- Marrocos - SIM
- Egipto - SIM
- Israel - SIM
- Cáucaso - SIM
- Cabo Verde - SIM

Por outro lado, não percebo a opção de ir a França e às Baleares...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 9:09 am

Gonçalo Elias escreveu:

Por causa das nearticas claro.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 9:12 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Por causa das nearticas claro.

Bem, eles no ficheiro justificam a ida à Irlanda com "seabirds" - não é bem a mesma coisa que neárcticas...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 9:15 am

Eles deixam de fora o centro-leste europeu porque conseguem ver tudo noutros lados, a começar pela suecia.

Grécia não porque é tudo possível na combinação que indicas

Baleares tens endémicas, e França tem cat C e é na passagem para outros lados nomeadamente corsega.

Eles não dizem que não vão aos Alpes, indo a França e Itália podem ir, mas agora de cabeça não me lembro de nenhuma razão para ir aos Alpes.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 9:17 am

Gonçalo Elias escreveu:
Bem, eles no ficheiro justificam a ida à Irlanda com "seabirds" - não é bem a mesma coisa que neárcticas...

Pois, não vi, mas eles tem que ir ver marítimas como puf gri, puf gra, puf puf algures e porque não na Irlanda, fazem um 2 em 1, eu nunca pensei muito nisso porque são espécies que se vem cá, mas numa perspectiva de big year pode ter lógica
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 9:21 am

Uma questão, eles são nórdicos, Suecos, por isso o itinerário está pensado numa perspectiva do que não é possível ver na Suécia, já que eles claramente vão ir a casa muitas vezes. Provavelmente por isso não indicam a Noruega e a Finlândia?
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 9:26 am

pedro121 escreveu:Grécia não porque é tudo possível na combinação que indicas

Sim, é verdade, mas a Turquia é um país enorme e eles vão andar por lá relativamente pouco tempo.
Além disso, certas espécies são muito mais fáceis em certos países que noutros.

pedro121 escreveu:Baleares tens endémicas

Com os recentes splits já nem sei bem quantas, só me ocorre a Sylvia balearica...

pedro121 escreveu:Eles não dizem que não vão aos Alpes, indo a França e Itália podem ir, mas agora de cabeça não me lembro de nenhuma razão para ir aos Alpes.

Pica-paus, mochos e outras espécies de montanha, embora seja verdade que muitas delas ocorrem na Suécia, nos Pirenéus ou... na Grécia, lol.

Quais são as cat. C que tens só em França?

Nota que eu não estou a dizer que a estratégia deles é má, certamente estudaram a questão muito melhor que eu. Estava apenas a comparar as opções deles com o exercício inicial que fiz (e que, como fiz questão de referir, era apenas um exercício).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 9:27 am

pedro121 escreveu:Uma questão, eles são nórdicos, Suecos, por isso o itinerário está pensado numa perspectiva do que não é possível ver na Suécia, já que eles claramente vão ir a casa muitas vezes.  Provavelmente por isso não indicam a Noruega e a Finlândia?

ok faz sentido, na Suécia estão a jogar em casa e devem saber muito bem o que é que se pode ver onde.

Se fôssemos nós também pensaríamos em termos daquilo que não há cá. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 9:36 am

Gonçalo Elias escreveu:

ok faz sentido, na Suécia estão a jogar em casa e devem saber muito bem o que é que se pode ver onde.

Se fôssemos nós também pensaríamos em termos daquilo que não há cá. Smile

Sim, eu o ano passado tive essa conversa com dois observadores suecos, por causa da necessidade de ir a alguns países da Europa central/leste por causa de passeriformes e outras coisas, fiquei espantado com o que cria na Suécia, é verdade que em vários casos são poucos casais e muito localizados, mas por outro lado sabe-se exactamente onde estão, por isso a conclusão que tirei é que era possível não ir ao centro europeu indo à Suécia, acho que a única que estragava o esquema era locustella fluviatilis.

Por isso eles estão a fazer um percurso com algumas diferenças ao que eu faria, e muitas diferenças em relação ao que pessoas de outras zonas do Wp faria, porque sabem o que podem ver em casa. Smile
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 9:39 am

pedro121 escreveu:Sim, eu o ano passado tive essa conversa com dois observadores suecos, por causa da necessidade de ir a alguns países da Europa central/leste por causa de passeriformes e outras coisas, fiquei espantado com o que cria na Suécia, é verdade que em vários casos são poucos casais e muito localizados, mas por outro lado sabe-se exactamente onde estão, por isso a conclusão que tirei é que era possível não ir ao centro europeu indo à Suécia, acho que a única que estragava o esquema era locustella fluviatilis.

POis eu para o leste estava a pensar em espécies tipo P. trochiloides, F. parva, G. media ou P. biarmicus.

pedro121 escreveu:Por isso eles estão a fazer um percurso com algumas diferenças ao que eu faria, e muitas diferenças em relação ao que pessoas de outras zonas do Wp faria, porque sabem o que podem ver em casa. Smile

Exacto, agora já percebes a minha sugestão inicial.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2016 1:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Por isso eles estão a fazer um percurso com algumas diferenças ao que eu faria, e muitas diferenças em relação ao que pessoas de outras zonas do Wp faria, porque sabem o que podem ver em casa. Smile

Exacto, agora já percebes a minha sugestão inicial.

Eu tinha percebido à primeira, acho é que não levaste em linha de conta varias coisas. Vamos assumir que eu quero fazer uma lista do WP, o que por acaso é verdade, só não é é anual.

Nos pontos a ir não se incluem o UK e a Grecia, porque no UK não tens nada, e na Grecia o que tens vês noutro lado, mas também não vais à Suecia, seria demasiado tempo para pouco retorno.

Vais a:
Holanda no inverno
Espanha (com canarias)
Portugal com as ilhas
Marrocos
Chipre
Israel
Egipto
Cabo Verde
Turquia
Finlandia ou em alternativa paises balticos
Italia (Norte)
Islandia
Kuwait
E um percurso no leste europeu, eventualmente Polónia+Hungria

Mas para um Tuga as realmente importantes seriam Turquia+Marrocos+Leste+Holanda

Só ai seriam umas 200 espécies, Marrocos entre espécies e subespecies em via de split seriam mais de 50, a Turquia seriam mais umas 60 etc...

E com isso vias uma grande % das espécies possíveis.

pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2016 2:08 pm

Concordo em parte.

pedro121 escreveu:Nos pontos a ir não se incluem o UK e a Grecia, porque no UK não tens nada

Não é exactamente verdade, desde logo porque tens uma endémica (Loxia scotica), depois porque em termos de aves marinhas tens das melhores colónias da Europa, não sei se é fácil ver essas espécies todas noutro lado, e por fim porque para raridades tens as Isles of Scilly que no Outono não ficam muito atrás dos Açores.

pedro121 escreveu:, e na Grecia o que tens vês noutro lado

De acordo, embora eu tenha dúvidas se encontras tudo com facilidade na Turquia. Mas não sendo para a anual ao é realmente crítico.

pedro121 escreveu:mas também não vais à Suecia, seria demasiado tempo para pouco retorno.

De acordo, desde que faças a Finlândia.

pedro121 escreveu:Vais a:
Holanda no inverno
Espanha (com canarias)
Portugal com as ilhas
Marrocos
Chipre
Israel
Egipto
Cabo Verde
Turquia
Finlandia ou em alternativa paises balticos
Italia (Norte)
Islandia
Kuwait
E um percurso no leste europeu, eventualmente Polónia+Hungria

Não percebi o objectivo da Itália (Alpes?)

De qualquer forma esse teu itinerário não é substancialmente diferente daquilo que indiquei inicialmente.

pedro121 escreveu:Mas para um Tuga as realmente importantes seriam Turquia+Marrocos+Leste+Holanda

Aqui não posso concordar, acho que a Fino-Escandinávia é fundamental, se deixas essa região de fora estás a prescindir de umas 20 espécies, entre chapins, corujas, pica-paus, felosas, fringilídeos...

Além disso tenho dúvidas que a Holanda no Inverno produza mais espécies que Cabo Verde, por exemplo.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qui Set 22, 2016 2:13 am

Gonçalo Elias escreveu:
Não é exactamente verdade, desde logo porque tens uma endémica (Loxia scotica),

Pois, digamos que é uma questão de tempo até essa questão desaparecer...

Gonçalo Elias escreveu:por fim porque para raridades tens as Isles of Scilly que no Outono não ficam muito atrás dos Açores.

Uii, muito desactualizado, e tens que ver a prespectiva, muitas das raridades que aparecem nas Scilly ou em Shetland aparecem como espécies comuns noutros sítios do WP, ou seja algumas das espécies que tornaram míticas essas ilhas, são comuns noutros lados do WP. Para nearticas os Açores é imbatível, é que nem sequer estão na mesma categoria.

Gonçalo Elias escreveu:
De acordo, embora eu tenha dúvidas se encontras tudo com facilidade na Turquia. Mas não sendo para a anual ao é realmente crítico.

Turquia+Chipre+norte de italia+Israel+Egipto cobres tudo o que há na Grecia, alias acho que com Turquia e Chipre consegues fazê-lo

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:mas também não vais à Suecia, seria demasiado tempo para pouco retorno.

De acordo, desde que faças a Finlândia.

Ou a estonia+noruega eu por acaso acho que teria mais piada fazer essa 2ª opção

Gonçalo Elias escreveu:
Não percebi o objectivo da Itália (Alpes?)

De qualquer forma esse teu itinerário não é substancialmente diferente daquilo que indiquei inicialmente.

Itália tem duas exóticas no norte do pais e pode ser necessária para ver algumas espécies em falta, ou seja, já que lá vais...

Claro que o itinerário não pode ser substancialmente diferente, são apenas ligeiras diferenças

Gonçalo Elias escreveu:

Aqui não posso concordar, acho que a Fino-Escandinávia é fundamental, se deixas essa região de fora estás a prescindir de umas 20 espécies, entre chapins, corujas, pica-paus, felosas, fringilídeos...

Além disso tenho dúvidas que a Holanda no Inverno produza mais espécies que Cabo Verde, por exemplo.

Eu não deixo de fora, deixo para uma segunda fase, convém reduzir o numero de targets antes de ir passear para a Escandinávia, especialmente florestais, quanto menos tiveres para ver melhor, é que o custo das coisas para aqueles lado é caro...

A Holanda é um destino simpático para molhar o pé, vês montes de aves, tanto em numero de espécies como em numero, e é fácil, é só chegar e pegar no carro por assim dizer, alem de que normalmente tem algumas raridades a nível de WP no inverno.

Cabo Verde é desafiante em termos logísticos se quiseres limpar totalmente o arquipélago, tens que ir a 3 ilhas mais o ilhéu do Raso para sacar no máximo 25 especies, varias das quais ocorrem noutros lados. Portanto ir a cabo verde é uma necessidade, mas não numa 1ª fase
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 22, 2016 6:35 am

pedro121 escreveu:Pois, digamos que é uma questão de tempo até essa questão desaparecer...

Achas?

pedro121 escreveu:Uii, muito desactualizado, e tens que ver a prespectiva, muitas das raridades que aparecem nas Scilly ou em Shetland aparecem como espécies comuns noutros sítios do WP, ou seja algumas das espécies que tornaram míticas essas ilhas, são comuns noutros lados do WP. Para nearticas os Açores é imbatível, é que nem sequer estão na mesma categoria.

Nao estava a pensar em neárcticas mas sim em siberianas

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qui Set 22, 2016 6:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Pois, digamos que é uma questão de tempo até essa questão desaparecer...

Achas?

Sim, está mais ou menos assumido que é simplesmente uma questão de tempo. É um lump que vai acontecer a qualquer momento.

mais interessante é Lagopus lagopus scotica, mas lá está, vês na Irlanda.

A única razão para se ir ao UK para alem das raridades pontuais são as espécies de categoria C, mas mesmo ai estamos a falar apenas dos faisões, ora 1 deles já foi e o outro para lá caminha.

pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qui Set 22, 2016 7:02 am

Gonçalo Elias escreveu:

Nao estava a pensar em neárcticas mas sim em siberianas

Sim, mas siberianas tens que ver que há outros sítios no onde elas são mais regulares ou fáceis de arrolar, algumas que aparecem no UK aparecem em sítios de difícil acesso para os residentes, quanto mais para os estrangeiros, não, temos que fazer contas à vida, a lógica diz que as 3 semanas criticas de Outubro devem ser passadas nos Açores, depois de encher, ai sim pode-se pensar em ficar mais disponível para arrolar em Outubro.

Mas isso são cenários para outras bolsas. eu quero simplesmente chegar as 700 no WP, para isso só preciso de ver algumas raridades pontualmente.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Nov 30, 2016 5:17 am

Algo chocante! Eles planeia ver a felosa-aquática em Portugal!!
pedro121
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 14 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte

Ir para o topo