Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estorninhos

+6
João Tomás
Pedro Pereira
Tissot
Gonçalo Elias
HL
pedro121
10 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por conspicillata Qua maio 31, 2017 7:51 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Carlos,

Saliento que eu não sugeri que se invalidasse apenas com base na data.

Ok, Gonçalo. De acordo com isso e com o exemplo que deste mais abaixo. É importante nestes casos que existam descrições e preferencialmente fotos para ilustrar.


Pedro Nicolau escreveu:Mas repara, uma cabeça castanha é algo objectivo. O Carlos diz que os unicolor não podem ter a cabeça daquela cor. Em Agosto muitos unicolor juvenis têm a cabeça daquela cor, castanha.

certo, bem lembrado (e obrigado pelas fotos). nesta ave, acho que realmente entrámos (ou entrei eu) no campo subjectivo deste e de outros caracteres. A justificação do Pedro Ramalho da muda faz sentido e pode perfeitamente ser a origem de várias confusões nas identificações durante o verão. Aquilo que me parece importante é que, sendo a esmagadora maioria das aves nesse período S unicolor, não podemos descartar a existência de uma ou outra ave que causem dúvidas, ou que sejam mesmo vulgaris. Nesses casos vale a pena olhar com um pouco mais de atenção.

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por Pedro Pereira Qua maio 31, 2017 8:02 am

conspicillata escreveu:Aquilo que me parece importante é que, sendo a esmagadora maioria das aves nesse período S unicolor, não podemos descartar a existência de uma ou outra ave que causem dúvidas, ou que sejam mesmo vulgaris. Nesses casos vale a pena olhar com um pouco mais de atenção.

Excelente síntese Carlos. Essa é também a minha opinião.
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por pedro121 Qua maio 31, 2017 8:52 am

conspicillata escreveu: Aquilo que me parece importante é que, sendo a esmagadora maioria das aves nesse período S unicolor, não podemos descartar a existência de uma ou outra ave que causem dúvidas, ou que sejam mesmo vulgaris. Nesses casos vale a pena olhar com um pouco mais de atenção.

certo, na linha do que o Gonçalo disse, o importante é que os registos de vulgaris em Agosto e mesmo nas primeiras de Setembro sejam documentados, devo dizer que eu já invalidei uma serie de registos meus de vulgaris feitos em Setembro, feitos antes de 2015 quando me apercebi que provavelmente andava a ver mal o filme. E penso que vou invalidar todos os registos feitos em Setembro sem documentação e começar de novo, pelo menos os meus vou invalidar, ou mudar para unicolor/vulgaris, felizmente que em Leiria em Setembro quase todos os registos de vulgaris são meus por isso não vou ter muito trabalho a fazer um ano zero.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 31, 2017 9:31 am

pedro121 escreveu:devo dizer que eu já invalidei uma serie de registos meus de vulgaris feitos em Setembro, feitos antes de 2015 quando me apercebi que provavelmente andava a ver mal o filme.

Muito bem Pedro, não é qualquer um que vem aqui abertamente admitir uma coisa destas. cheers
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por conspicillata Qua maio 31, 2017 9:41 am

É verdade, e gosto particularmente da parte "felizmente que em Leiria em Setembro quase todos os registos de vulgaris são meus por isso não vou ter muito trabalho a fazer um ano zero" Very Happy

imagino que noutras regiões não seja tão simples

Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por Pedro Pereira Qua maio 31, 2017 9:50 am

pedro121 escreveu:

certo, na linha do que o Gonçalo disse, o importante é que os registos de vulgaris em Agosto e mesmo nas primeiras de Setembro sejam documentados,

Exacto, a obrigatoriedade de documentação leva a que todos fiquemos mais alerta e mais sensibilizados para esta e outras questões similares (com outros pares de espécies).

pedro121 escreveu: devo dizer que eu já invalidei uma serie de registos meus de vulgaris feitos em Setembro, feitos antes de 2015 quando me apercebi que provavelmente andava a ver mal o filme.  

Todos erramos qualquer que seja a nossa experiência. Onde está a novidade disto? Está no acto de assumir o erro! Excelente, Pedro! Que sirva de alerta para todos nós.
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por pedro121 Qua maio 31, 2017 11:59 am

Gonçalo Elias escreveu:
Muito bem Pedro, não é qualquer um que vem aqui abertamente admitir uma coisa destas. cheers

Very Happy Very Happy Eu posso ter muitos defeitos, ter problemas em admitir erros na identificação de ave não é um deles, pelo menos espero.

Um dos meu problemas nas id's é que geralmente a minha boca é mais rápida que o meu cérebro, e já tive muitas vezes que voltar atrás nas id's.

Esta situação é diferente, eu simplesmente não posso garantir que os sturnus que considerei serem vulgaris em Setembro eram mesmo vul, e é no mínimo estranho que quando comecei a ser mais critico na identificação dos mesmos ter deixado de os ver e ter passado a ver unicolores malhados. Portanto o melhor é mandar os registos para o caixote.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 31, 2017 1:05 pm

pedro121 escreveu:quando comecei a ser mais critico na identificação dos mesmos ter deixado de os ver e ter passado a ver unicolores malhados.

É exactamente isto que eu estou à espera que aconteça com todos os observadores que passarem a estar mais atentos aos estorninhos durante o Verão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estorninhos - Página 3 Empty Re: Estorninhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos