eBird Espanha
+5
pedrocardia
Pedro Fernandes
lrodrigues
pedro121
Gonçalo Elias
9 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: eBird Espanha
Gonçalo Elias escreveu:Mas em Espanha não havia outra plataforma bastante popular, nomeadamente na Catalunha?
Mas que não era nacional, ou seja, em Espanha não havia uma plataforma que fosse usada por todos, havia plataformas "regionais".
Ao aparecer o eBird apareceu uma alternativa que tem mais recursos que as usadas anteriormente (tirando as derivadas do observado.org) e que não está associada a uma região.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pedro Ramalho escreveu:Mas realisticamente a expansão do eBird na Europa vai ser muito difícil, o mercado está saturado com outras plataformas o que dificulta, um observador não muda facilmente de plataforma.
concordo contigo, o que acontece e é um ponto a favor do ebird, é muitos observadores o usarem fora dos seus países. O que contribui um pouco para aumentar a cobertura
Gonçalo Elias escreveu:Mas em Espanha não havia outra plataforma bastante popular, nomeadamente na Catalunha?
a Catalunha (assim como em França) usa o ornitho a plataforma Suiça e vão continuar a usar, independentemente da SEO sugerir o eBird ou o Birdtrack
Abraço
Carlos
conspicillata- Número de Mensagens : 266
Local : Évora
Qual a plataforma mais utilizada na Escócia?
hugo_areal- Número de Mensagens : 117
hugo_areal escreveu:Qual a plataforma mais utilizada na Escócia?
no atlas usaram o Birdtrack à semelhança do resto do UK (assim como os dados que são cedidos para o EuroBirdPortal), mas não sei se têm outra plataforma
Carlos
conspicillata- Número de Mensagens : 266
Local : Évora
O uso do ebird em Espanha disparou nos últimos meses.
No entanto, muitos dos utilizadores, particularmente daqueles que ocupam as posições cimeiras, estão a dar ao site uma utilização "tipo bubo", isto é, como catálogo das suas observações antigas de raridades e não como base de dados das observações que habitualmente efectuam.
Não é que haja alguma coisa de errado aqui (o próprio ebird promove esse comportamento ao disponibilizar publicamente os rankings de espécies observadas), apenas noto o contraste com a utilização que é feita em Portugal.
No entanto, muitos dos utilizadores, particularmente daqueles que ocupam as posições cimeiras, estão a dar ao site uma utilização "tipo bubo", isto é, como catálogo das suas observações antigas de raridades e não como base de dados das observações que habitualmente efectuam.
Não é que haja alguma coisa de errado aqui (o próprio ebird promove esse comportamento ao disponibilizar publicamente os rankings de espécies observadas), apenas noto o contraste com a utilização que é feita em Portugal.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:O uso do ebird em Espanha disparou nos últimos meses.
As diferenças passam também porque a plataforma usada pelos principais listeiros Tugas para compararem as suas listas é o Bubo, e não o eBird, porque o eBird continua a ser pior que o Bubo, por não ser uma lista fechada, e não ser transparente.
Discussão antiga, mas basicamente o Bubo é para aquilo, o eBird adaptou-se para poder ser usado, mas continua pior.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim o eBird foi criado com outros objectivos e funciona bem em vários aspectos (mas não naqueles que mencionas).
Aqui na minha zona tenho notado o aumento do número de utilizadores porque cada vez fico mais para trás no top 100 .
Em 2017 no meu "distrito" (Comunidade Valenciana) fiquei em 26º com 125 espécies, já em 2018 apesar de ter aumentado o número de espécies para 131 a posição baixou para 34º. Mesmo assim a percentagem de observadores que usa o ebird não me parece muito grande. Há um hotspot muito bom aqui perto num parque natural que só abre ao sábado de manhã, quem vai lá é para ver aves, costuma haver sempre bastante gente, mas depois quando vou ver as listas novas do hotspot a minha é quase sempre a única para esse dia.
Em 2017 no meu "distrito" (Comunidade Valenciana) fiquei em 26º com 125 espécies, já em 2018 apesar de ter aumentado o número de espécies para 131 a posição baixou para 34º. Mesmo assim a percentagem de observadores que usa o ebird não me parece muito grande. Há um hotspot muito bom aqui perto num parque natural que só abre ao sábado de manhã, quem vai lá é para ver aves, costuma haver sempre bastante gente, mas depois quando vou ver as listas novas do hotspot a minha é quase sempre a única para esse dia.
luis correia- Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha
luis correia escreveu:Aqui na minha zona tenho notado o aumento do número de utilizadores porque cada vez fico mais para trás no top 100 .
Em 2017 no meu "distrito" (Comunidade Valenciana) fiquei em 26º com 125 espécies, já em 2018 apesar de ter aumentado o número de espécies para 131 a posição baixou para 34º.
Aconteceu-me o mesmo na província de Huelva (eu moro no Algarve mas perto da fronteira e vou muito a Huelva). Há um ano eu estava em primeiro, este ano com mais 30 espécies estou em 9º. O número de utilizadores aumentou muito.
luis correia escreveu:Mesmo assim a percentagem de observadores que usa o ebird não me parece muito grande. Há um hotspot muito bom aqui perto num parque natural que só abre ao sábado de manhã, quem vai lá é para ver aves, costuma haver sempre bastante gente, mas depois quando vou ver as listas novas do hotspot a minha é quase sempre a única para esse dia.
Exacto, o que acontece é que muitos utilizadores adicionaram todos os seus registos históricos de raridades (mesmo que se trate de observações feitas há 20 anos ou mais) e isso colocou-os em posições elevadas no ranking. Mesmo que não utilizem o ebird regularmente para registar observações correntes. Foi por isso que referi que estão a dar uma utilização "tipo bubo".
Página 2 de 2 • 1, 2
Fórum Aves :: eBird
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos