Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Concelhos com menos de 75 espécies

+8
Lars Gonçalves
Samuel Patinha
João Tomás
patriciaeluis
Flávio Oliveira
AndreVieira
pedro121
Gonçalo Elias
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Concelhos com menos de 75 espécies - Página 2 Empty Re: Concelhos com menos de 75 espécies

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 02, 2018 1:43 pm

Sátão saiu da lista.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Ir para o topo Ir para baixo

Concelhos com menos de 75 espécies - Página 2 Empty Re: Concelhos com menos de 75 espécies

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 21, 2019 3:29 am

Amares, Celorico de Basto, Penacova e Marco de Canaveses saíram da lista.

Paços de Ferreira entrou novamente para a lista Shocked
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por luis correia Dom Abr 28, 2019 4:42 am

Vou tomar como objectivo pessoal levar Castelo de Paiva até às 75 sp.
A casa dos meus pais é no concelho vizinho de Cinfães, mas sempre me considerei mais Paivense. Quando vou a Portugal tento sempre fazer umas listas por lá.
A cobertura é fraca lá, deve ter uma média de 10 listas por ano e para ajudar o habitat é quase todo pinhal/eucalipto.

Estive a ver no ebird e o concelho com mais espécies é Vila do Bispo com umas impressionantes 306 espécies, mais do que a maioria dos distritos (seria 7º se fosse um distrito).
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 28, 2019 5:20 am

luis correia escreveu:Vou tomar como objectivo pessoal levar Castelo de Paiva até às 75 sp.
A casa dos meus pais é no concelho vizinho de Cinfães, mas sempre me considerei mais Paivense. Quando vou a Portugal tento sempre fazer umas listas por lá.
A cobertura é fraca lá, deve ter uma média de 10 listas por ano e para ajudar o habitat é quase todo pinhal/eucalipto.

É um desafio interessante, e para conseguires encontrar espécies novas a melhor abordagem é tentares elaborar uma lista de espécies "prováveis".

Há aqui alguma subjectividade, mas numa abordagem grosseira eu diria que as espécies que ocorrem nos concelhos circundantes (os que fazem fronteira com Castelo de Paiva) são os candidatos mais evidentes.

luis correia escreveu:Estive a ver no ebird e o concelho com mais espécies é Vila do Bispo com umas impressionantes 306 espécies, mais do que a maioria dos distritos (seria 7º se fosse um distrito).

Tem a ver com a localização única a nível nacional e com o elevadíssimo esforço de observação que esse concelho tem durante a migração outonal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Dom Abr 28, 2019 3:10 pm

Gonçalo Elias escreveu:

luis correia escreveu:Estive a ver no ebird e o concelho com mais espécies é Vila do Bispo com umas impressionantes 306 espécies, mais do que a maioria dos distritos (seria 7º se fosse um distrito).

Tem a ver com a localização única a nível nacional e com o elevadíssimo esforço de observação que esse concelho tem durante a migração outonal.

Sim, mas mesmo assim, 306 não é assim tão grande, há pequeninos buracos, são poucos é verdade mas existem, algumas espécies escassas faltam, algumas raridades frequentes também, mas a realidade é que a cobertura é tão grande no Outono que com mais umas coisas que vão sendo vistas noutras alturas o resultado é quase perfeito.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por pedrocardia Dom Abr 28, 2019 7:46 pm

luis correia escreveu:Vou tomar como objectivo pessoal levar Castelo de Paiva até às 75 sp.

Olá Luís,

Conheço um pouquinho o concelho de Castelo de Paiva, tendo aí feito observação de aves no outono e inverno há uns 5 anos atrás.
É uma área claramente sub-explorada do ponto de vista da observação de aves.
Tendo em conta que está a decorrer o III Atlas das Aves Nidificantes era muito bom se conseguisse enriquecer as suas listas do eBird de Castelo de Paiva (mas não só) com os códigos de nidificação.

Chegar às 75 espécies pode ser difícil mas não impossível, particularmente se conseguir prospectar os habitats menos eucaliptizados ou menos dominados pelas acácias. Até pode ser que faça algumas descobertas engraçadas. Na margem N do douro, na zona de Sebolido, (Penafiel) há Melro-azul (Monticola solitarius). Quem sabe não descobre esta, e outras espécies escassas nesta região também em castelo de Paiva?

Boa sorte com as Aves (e com a meteorologia) !

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por luis correia Seg Abr 29, 2019 10:55 am

Olá Pedro,
Eu reparei que estás em 1o em registos em Castelo de Paiva, a ver se te apanho Cool
Foste fazer algum censo por lá ou apenas de passagem?

Ainda há muitas espécies que deveriam ser relativamente fáceis de ver por lá que ainda não foram registadas (andorinhão pálido, pintassilgo, andorinha dáurica, a maior parte das felosas...) é preciso é que hajam olhos para as ver. Melro azul nem me tinha passado pela cabeça, por acaso na margem à frente de Sebolido estão a construir um caminho pedestre de vários km que quero fazer quando estiver completo, a zona tem é bastante vegetação, o melro azul é mais de zonas com rocha exposta certo?

Por acaso não costumo usar muito os códigos reprodutores a não ser que veja ninhos ou ninhadas. Também se devem usar os códigos fora da época dos ninhos? Por exemplo ao ver um macho a cantar em habitat apropriado.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha

Mensagem por pedrocardia Ter Abr 30, 2019 2:53 am

Olá Luís,

Sim, já fiz algum trabalho de campo em Castelo de Paiva, por causa de uma linha eléctrica.
O melro-azul gosta de zonas de rocha mas pode ser que exista alguma naquele vale de um afluente do Douro a jusante do Paiva (falo de memória, não me recordo o nome).

Códigos de nidificação: estamos na época de reprodução, por isso faz todo o sentido usar e não te restrinjas apenas aos códigos de "Nidificação Confirmada".

Há um "crescendo" na confiança das evidências de nidificação que vão desde a categoria "Possível", passam pela "Provável" e terminam na "Confirmada". Todas estas categorias são úteis pois é muito improvável que consigamos sempre confirmar a nidificação de todas as espécies que realmente se estão a reproduzir numa determinada área.
Haverá sempre algumas espécies para as quais não vamos descobrir os ninhos, ou observar os juvenis recém-voadores, por exemplo porque o ninho foi predado.

Boa sorte!

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por Luis Reino Ter Abr 30, 2019 4:32 am

Penso que para Valença a situação pode mudar (se é que já não mudou!), pois tenho alguns dados para São Pedro da Torre (acho que está neste concelho e não no de Cerveira). Mas ainda não percebi se tenho que criar um Hotspot ou já existem disponíveis. Tenho alguns registos pessoais e com o Rufino, onde vimos um sibilatrix. A zona melhor é a de Arão.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Local : Fão, Esposende

http://www.lanius.blogspot.com

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 30, 2019 6:52 am

Luis Reino escreveu:Mas ainda não percebi se tenho que criar um Hotspot ou já existem disponíveis.

Nota que não é obrigatório haver hotspots para adicionares os dados, podes sempre inserir num ponto pessoal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Luis Reino Ter Abr 30, 2019 7:11 am

Gonçalo Elias escreveu:
Luis Reino escreveu:Mas ainda não percebi se tenho que criar um Hotspot ou já existem disponíveis.

Nota que não é obrigatório haver hotspots para adicionares os dados, podes sempre inserir num ponto pessoal.

Eu sei, mas neste caso justifica-se pois é uma zona muito interessante.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Local : Fão, Esposende

http://www.lanius.blogspot.com

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 04, 2019 12:08 am

Sobral de Monte Agraço saiu da lista
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Helder Vieira Qui Jul 04, 2019 6:34 am

pedrocardia escreveu:Olá Luís,

Sim, já fiz algum trabalho de campo em Castelo de Paiva, por causa de uma linha eléctrica.
O melro-azul gosta de zonas de rocha mas pode ser que exista alguma naquele vale de um afluente do Douro a jusante do Paiva (falo de memória, não me recordo o nome).

Será nas escarpas do vale do rio Mau?! Já vi lá de facto Mon sol... e um pretenso Cin cin a voar sobre o leito está-me atravessado na garganta. Este ano não deu para lá ir. Já agora, nessas escarpas há registos históricos de Bubo Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Samuel Patinha Qua Jul 10, 2019 4:45 pm

santa maria da feira =75

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 12, 2019 7:04 am

Pois, bem visto.

Fica a lista actualizada dos concelhos que com menos de 75 espécies:

AVEIRO
Castelo de Paiva - 72
Sever do Vouga - 63
Oliveira do Bairro - 62
São João da Madeira - 56

BRAGA
Vizela - 55

COIMBRA
Vila Nova de Poiares - 55

LISBOA
Arruda dos Vinhos - 74

PORTO
Paredes - 72
Felgueiras - 64

VILA REAL
Santa Marta de Penaguião - 72
Mesão Frio - 52

VISEU
Sátão - 74 (tinha saído mas voltou a entrar para a lista)
Tabuaço - 60

Total = 13 concelhos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Sex Jul 12, 2019 7:35 am

Gonçalo Elias escreveu:

AVEIRO
Castelo de Paiva - 72
Sever do Vouga - 63
Oliveira do Bairro - 62
São João da Madeira - 56

O pessoal de Aveiro.... Laughing Laughing
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 05, 2021 10:09 am

Eis a lista actualizada dos concelhos com menos de 75 espécies:

AVEIRO
Sever do Vouga - 69
São João da Madeira - 61

BRAGA
Vizela - 64

COIMBRA
Vila Nova de Poiares - 63

PORTO
Felgueiras - 73

VILA REAL
Mesão Frio - 55

VISEU
Sátão - 74

Total = 7 concelhos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo