Ajuda na ID - Santa Iria
+5
Paulo Lemos
PNicolau
pedrocardia
João Tomás
Teresa C
9 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ajuda na ID - Santa Iria
Hoje no Parque Ribeirinho, no Mouchão da Póvoa:
1 - Bonelli?
E o que é que está a fugir atrás dos patos-reais, dá para perceber?
2 - peneireiro-cinzento juvenil?
3 - ETAR - andorinha-das-barreiras?
1 - Bonelli?
E o que é que está a fugir atrás dos patos-reais, dá para perceber?
2 - peneireiro-cinzento juvenil?
3 - ETAR - andorinha-das-barreiras?
Teresa C- Número de Mensagens : 1947
Re: Ajuda na ID - Santa Iria
1 - calçada escura e aves x)
2 - concordo
3 - concordo
2 - concordo
3 - concordo
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Boa, mais uma parecida com as outras para me baralhar mais!João Tomás escreveu:1 - calçada escura e aves x)
Obrigada, João.
Eu concordo com Bonelli.
Pedro Cardia
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
pedrocardia escreveu:Eu concordo com Bonelli.
Pedro Cardia
Pedro que te levou a concordar com Bonelli? É só para perceber o que me induziu em erro (embora ache que já percebi porque não pode ser uma calçada).
O bordo posterior da asa é muito claro para uma calçada. As rémiges deviam ser bem mais escuras se fosse uma calçada.
E também a forma mais arredondada da asa é contra calçada.
Na minha experiência a calçada tem umas proporções mais próximas de Imperial do que de Bonelli.
Pedro
Na minha experiência a calçada tem umas proporções mais próximas de Imperial do que de Bonelli.
Pedro
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Sim bonelli
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigada pelos esclarecimentos!
pedrocardia escreveu:O bordo posterior da asa é muito claro para uma calçada. As rémiges deviam ser bem mais escuras se fosse uma calçada.
Pedro
Obrigado pela explicação Pedro.
As calçadas tem fortes marcações nas coberturas e ainda as luzes de aterragem. Uma águia com as partes superiores lisas não pode ser calçada.
PNicolau escreveu:As calçadas tem fortes marcações nas coberturas e ainda as luzes de aterragem. Uma águia com as partes superiores lisas não pode ser calçada.
De acordo, embora ache que as luzes de aterragem com estas fotos não fosse possível observar (caso existissem claro).
As patas. Até se vê a unha.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Paulo Lemos escreveu:As patas. Até se vê a unha.
??
Bem visto...posso acrescentar que o facto de a rapina apresentar penas no corpo é também um bom indicador para bonelli!!!
Tissot escreveu:Paulo Lemos escreveu:As patas. Até se vê a unha.
Bem visto...posso acrescentar que o facto de a rapina apresentar penas no corpo é também um bom indicador para bonelli!!!
Informa-te melhor, ou abre os olhos.
Apesar de não se ver a garra maior:
"They are very large structures for the size of the bird"
"The legs are long and feathered"
"They have a long hind claw and powerful feet"
"claw being very long, longer than that of the Imperial Eagle"
"They are very large structures for the size of the bird"
"The legs are long and feathered"
"They have a long hind claw and powerful feet"
"claw being very long, longer than that of the Imperial Eagle"
Paulo Lemos, menos alucinações por favor.
Identificar bonellis pela unha? Especialmente em fotos como esta? Só podes estar a gozar
Identificar bonellis pela unha? Especialmente em fotos como esta? Só podes estar a gozar
PNicolau escreveu:Paulo Lemos, menos alucinações por favor.
Desde que a foto revele o suficiente, é possível.
Mas neste caso, parece que mais uma vez "vocês" criam e seguem linhas isoladas que eu não criei. Acrescentei, apenas, mais uma apreciação ao conjunto, já adiantado noutras respostas.
Teresa: isto não foi no mesmo sitio, e eucalipto, onde foi fotografada uma ave parecida há meses, que ficou na duvida entre bonelli e imperial?
Paulo Lemos escreveu:Informa-te melhor, ou abre os olhos.
Primeiro como sabes o tamanho da ave? Há alguma ave/ramo de árvore das fotografias em sabes qual é o comprimento e que possas usar como referência? Eu não consigo ter essa percepção/noção de tamanhos, pelo menos para ter certezas do tamanho da ave de rapina quanto mais da garra, bico, etc... não consigo incluir essa característica na lista das que permitem identificar esta bonneli. Numa petinha-dos-prados o hallux sim, é diagnosticante. Agora aqui não!
Tal como disse antes, a garra conclusiva nem é visível. Portanto nem entendi onde queres chegar. Tamanho da ave como?! Proporções?
As Aquila são todas patudas, mas um perfil mais para o "açor/falcão" das bonelli, contrasta muita vezes com o facto de relativamente ainda mais patuda... os pés parecem pesados/extra demais para a ave. Ou não??!
Para mim, é só mais uma característica a apontar para a identificação de bonelli. Mas o que quero saber, é se isto aconteceu no mesmo sitio de uma ave fotografada pela autora há uns meses.
A outra ave ficou como imperial mas eu coloquei umas duvidas...
As Aquila são todas patudas, mas um perfil mais para o "açor/falcão" das bonelli, contrasta muita vezes com o facto de relativamente ainda mais patuda... os pés parecem pesados/extra demais para a ave. Ou não??!
Para mim, é só mais uma característica a apontar para a identificação de bonelli. Mas o que quero saber, é se isto aconteceu no mesmo sitio de uma ave fotografada pela autora há uns meses.
A outra ave ficou como imperial mas eu coloquei umas duvidas...
Então com a seguinte afirmação "Até se vê a unha." que querias dizer?
Que se vêem os pés!
E no post adiante, refiz:
De qualquer modo, mesmo que a maior garra da ave (> do que a de uma imperial em termos absolutos ) não seja essa visível, nas bonelli as outras garras também não são pequenas.
Não vejo destas aves com aparelhómetros zoom todos os dias... mas no ano passado vi uma jovem em caça, bem perto (contra faisões) e ficou bem clara a "patusidade" do animal em vôo. E, o jeito próprio que ele tem, para lidar com isso, nas manobras e ao descolar .
Não sou o único a fazer esse tipo de apreciação .
Agora, se acho que só esta apreciação, desta foto, chega para separar as 2 maiores espécies? Claro que não acho.
O tópico é este: https://aves.forumeiros.com/t22691-aguia-mouchao-da-povoa#127204
Não é o mesmo local e a mesma árvore?
E no post adiante, refiz:
Paulo Lemos escreveu:Apesar de não se ver a garra maior:
De qualquer modo, mesmo que a maior garra da ave (> do que a de uma imperial em termos absolutos ) não seja essa visível, nas bonelli as outras garras também não são pequenas.
Não vejo destas aves com aparelhómetros zoom todos os dias... mas no ano passado vi uma jovem em caça, bem perto (contra faisões) e ficou bem clara a "patusidade" do animal em vôo. E, o jeito próprio que ele tem, para lidar com isso, nas manobras e ao descolar .
Não sou o único a fazer esse tipo de apreciação .
Agora, se acho que só esta apreciação, desta foto, chega para separar as 2 maiores espécies? Claro que não acho.
O tópico é este: https://aves.forumeiros.com/t22691-aguia-mouchao-da-povoa#127204
Não é o mesmo local e a mesma árvore?
Tissot escreveu:Paulo Lemos escreveu:As patas. Até se vê a unha.
Paulo Lemos escreveu:Tissot escreveu:Paulo Lemos escreveu:As patas. Até se vê a unha.
Informa-te melhor, ou abre os olhos.
Paulo Lemos escreveu:PNicolau escreveu:Paulo Lemos, menos alucinações por favor.
Desde que a foto revele o suficiente, é possível.
Mas neste caso, parece que mais uma vez "vocês" criam e seguem linhas isoladas que eu não criei. Acrescentei, apenas, mais uma apreciação ao conjunto, já adiantado noutras respostas.
Mas...mas eu só segui a sua linha de raciocínio ao acrescentar, "apenas, mais uma apreciação ao conjunto, já adiantado noutras respostas." Julgo que para o caso em discussão é tão válida quanto a sua apreciação.
Mas calma, ninguém falou em imperial antes desta tua divagação. Portanto, achas que um comentário como o teu não ajuda mais a criar confusão do que a esclarecer?
Até se vê a garra. Até se vêem as asas e até se vêem as árvores. Boa.
Até se vê a garra. Até se vêem as asas e até se vêem as árvores. Boa.
Fixe! Vou passar a responder no vosso estilo de comentário, quando não concordar com alguma coisa que digam.
Eu até podia ter referido algo mais representativo, como por exemplo o padrão mais "miúdo" das remiges e retrizes.
Mas gosto do pormenor das patas .
O que poderá criar mais confusão, é a pergunta que deixei no ar (ou para o autor da foto).
Eu até podia ter referido algo mais representativo, como por exemplo o padrão mais "miúdo" das remiges e retrizes.
Mas gosto do pormenor das patas .
O que poderá criar mais confusão, é a pergunta que deixei no ar (ou para o autor da foto).
Página 1 de 2 • 1, 2