Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

3 participantes

Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 05, 2017 6:16 am

Imaginemos a seguinte situação: dois observadores, chamemos-lhes A e B, vão visitar um dado local. Começam a visita no mesmo ponto mas seguem em direcções opostas e por isso vão ver aves diferentes. Cada um faz uma hora de percurso, mas cobrindo uma zona diferente do outro.

No final juntam-se e calculam os totais.

Temos aqui um total de duas horas de amostragem feitas em simultâneo por dois observadores diferentes. Não é muito diferente de ter um observador a fazer um percurso de duas horas.

A minha questão é a seguinte: é admissível inserir uma única lista no eBird, com a duração de duas horas, indicando os dois observadores e somando os totais de ambos? Por exemplo, se o observador A tiver visto duas Pica pica no seu sector e o observador B tiver visto três Pica pica, teremos um total de 5 indivíduos desta espécie. É aceitável fazer isto desta forma?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por pedro121 Qua Abr 05, 2017 7:01 am

Não, nesse cenário não é aceitável, já que são listas completamente independentes. em zonas diferentes, por pessoas diferentes, com aves diferentes.

é aceitável com listas que são feitas parcialmente em conjunto, mas não num cenário em que os observadores nunca estiveram juntos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 05, 2017 7:13 am

pedro121 escreveu:é aceitável com listas que são feitas parcialmente em conjunto, mas não num cenário em que os observadores nunca estiveram juntos

Ah isso é interessante, então se fizerem meia hora em conjunto e depois meia hora separados, no final dá para somar tudo e meter 1h30m é isso?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por PNicolau Qua Abr 05, 2017 7:21 am

Hmmmm nao devia dar, sinceramente. Dividir o melhor possível.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por pedro121 Qua Abr 05, 2017 7:26 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:é aceitável com listas que são feitas parcialmente em conjunto, mas não num cenário em que os observadores nunca estiveram juntos

Ah isso é interessante, então se fizerem meia hora em conjunto e depois meia hora separados, no final dá para somar tudo e meter 1h30m é isso?

Bem, não é bem isso, eu não somaria as horas, isso iria alterar as estatísticas, se fazem meia hora em conjunto e meia hora separados o total continua a ser 1 hora.

Mas eu sou um bocado picuinhas nessas coisas e prefiro fazer listas separadas, porque vai haver sempre muitas alterações a fazer em listas combinadas com esse sistema.

Para alem das espécies vistas só por 1, tens que um dos observadores pode ver 100 pardais e o outro 1, e para pintassilgo o inverso.

portanto o realmente correcto seria fazer 1 lista para a meia hora, e duas separadas para a outra meia hora.

Não sendo feito isso, só se conta 1 hora, e soma-se as aves, com cuidado por causa das contagens duplicadas.

Isto acontece-me frequentemente no Espichel em que o pessoal dispersa, volta a juntar-se, dispersa outra vez, e no final faz-se uma lista conjunta. mas se começarmos as 8 e acabarmos as 11, o total é 2 horas, não é a soma do esforço individual.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 05, 2017 8:54 am

pedro121 escreveu:Bem, não é bem isso, eu não somaria as horas, isso iria alterar as estatísticas, se fazem meia hora em conjunto e meia hora separados o total continua a ser 1 hora.

Mas eu sou um bocado picuinhas nessas coisas e prefiro fazer listas separadas, porque vai haver sempre muitas alterações a fazer em listas combinadas com esse sistema.

Para alem das espécies vistas só por 1, tens que um dos observadores pode ver 100 pardais e o outro 1, e para pintassilgo o inverso.

portanto o realmente correcto seria fazer 1 lista para a meia hora, e duas separadas para a outra meia hora.

Não sendo feito isso, só se conta 1 hora, e soma-se as aves, com cuidado por causa das contagens duplicadas.

Isto acontece-me frequentemente no Espichel em que o pessoal dispersa, volta a juntar-se, dispersa outra vez, e no final faz-se uma lista conjunta. mas se começarmos as 8 e acabarmos as 11, o total é 2 horas, não é a soma do esforço individual.

ok entendo, a minha ideia de somar tudo era apenas o de obter um total mais realista do número de aves presentes numa dada zona. Nada mais que isso. Estou mais interessado nos números de aves que na duração da visita.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por pedro121 Qua Abr 05, 2017 9:26 am

Gonçalo Elias escreveu:
ok entendo, a minha ideia de somar tudo era apenas o de obter um total mais realista do número de aves presentes numa dada zona. Nada mais que isso. Estou mais interessado nos números de aves que na duração da visita.

Sim, mas mexendo nas horas alteras logo o nº de aves por hora, e a abundância.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 05, 2017 10:01 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
ok entendo, a minha ideia de somar tudo era apenas o de obter um total mais realista do número de aves presentes numa dada zona. Nada mais que isso. Estou mais interessado nos números de aves que na duração da visita.

Sim, mas mexendo nas horas alteras logo o nº de aves por hora, e a abundância.

Mas o meu raciocínio de base era este: dois observadores a fazer um percurso de uma hora cada, separadamente, é o mesmo (em número de aves por hora) que um observador fazer um percurso de duas horas. Portanto o número de aves por hora mantém-se correcto.

Se somar tudo e mantiver a hora total não somada, então de facto altero o número de aves por hora, mas isso já acontece na situação que descreveste acima "Isto acontece-me frequentemente no Espichel em que o pessoal dispersa, volta a juntar-se, dispersa outra vez, e no final faz-se uma lista conjunta."

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por pedro121 Qua Abr 05, 2017 1:18 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Mas o meu raciocínio de base era este: dois observadores a fazer um percurso de uma hora cada, separadamente, é o mesmo (em número de aves por hora) que um observador fazer um percurso de duas horas. Portanto o número de aves por hora mantém-se correcto.

Não, não é, são eventos separados, e não são comparáveis. Por varias razões, porque o percurso é diferente, logo o numero de aves e diversidade será provavelmente diferente, depois porque dois observadores que façam o mesmo percurso numa hora vão ter especies e totais diferentes, isto apesar do percurso ser igual e a hora também,

Aposto que se fizermos um percurso misto com floresta e campo em que vamos lado a lado durante uma hora, e em que não troquemos observações portanto façamos registos separados no final vais ter mais espécies e maior numero de indivíduos do que eu.

E isso agrava-se quantas mais variáveis existirem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista Empty Re: Juntar observações de duas pessoas diferentes numa única lista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos