Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies exóticas e rankings

+9
Tissot
AndreVieira
Mário Estevens
lrodrigues
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
Daniel Raposo
pedro121
PNicolau
13 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Qua Jul 05, 2017 6:41 am

Gonçalo Elias escreveu:
Não têm no ebird ou não têm na natureza?

Essa pergunta não faz sentido. Very Happy Very Happy [/quote]

Da tua resposta depreendo que todas as espécies para as quais haja formas domésticas têm essa opção disponível no eBird... rabbit [/quote]

Não, a pergunta não faz sentido porque as formas domesticas aparecem em cativeiro, não na natureza. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 05, 2017 6:44 am

pedro121 escreveu:Não, a pergunta não faz sentido porque as formas domesticas aparecem em cativeiro, não na natureza. Smile

Certo, o termo "natureza" foi mal utilizado, o que eu deveria ter perguntado é se para essas espécies não existe a variedade doméstica ou se ela existe mas não está disponível no eBird
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Qua Jul 05, 2017 6:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
Certo, o termo "natureza" foi mal utilizado, o que eu deveria ter perguntado é se para essas espécies não existe a variedade doméstica ou se ela existe mas não está disponível no eBird

Pois, a questão é pertinente, eu andei à procura de uma variedade domestica o outro dia para o Ganso-do-canada e não encontrei.

O cisne é o caso mais curioso, já que na pratica todos os cisnes existentes na Europa ocidental podem ser considerados de categoria C, e a espécie é super popular em cativeiro, mas apesar disso os cisnes-mudos são todos iguais, não existe variação significativa. Não foram alterados pela domesticação.

O mesmo se passa com os gansos-do-egipto, existe uma ou outra mutação em termos de cor, mas nenhuma raça domestica, na pratica não há formas domesticas.

Mas por exemplo, no Taeniopygia guttata há, mas o eBird não tem e daria jeito na Austrália, mas o Melopsittacus undulatus já tem e o Serinus canaria tambem bem como a Nymphicus hollandicus e curiosamente raramente é usada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por PNicolau Qua Jul 05, 2017 7:12 am

pedro121 escreveu:Mas por exemplo, no Taeniopygia guttata há, mas o eBird não tem e daria jeito na Austrália, mas o Melopsittacus undulatus já tem e o Serinus canaria tambem bem como a Nymphicus hollandicus e curiosamente raramente é usada.
Boa, nao sabia.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por AndreVieira Qua Jul 05, 2017 5:42 pm

Flávio Oliveira escreveu:Para complicar ainda mais o problema há ainda a questão das ilhas...

Nós, os ilheus, criámos algum problema???
tongue

AndreVieira

Número de Mensagens : 302
Idade : 49
Local : Faial - Açores
Data de inscrição : 29/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Qui Jul 06, 2017 3:04 am

AndreVieira escreveu:
Nós, os ilheus, criámos algum problema???
tongue

Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Qui Jul 06, 2017 3:15 am

Bem, o eBird tem um mecanismo para lidar com observadores muito problemáticos em termos de erros de identificação ou de registos inventados ou colocados em multiplos locais etc.

Os observadores que colocam o sistema de recolha de dados científicos em causa, e neste caso temos para mim uma situação em que isso pode estar a acontecer, são passiveis de serem colocados numa bolha.

O procedimento passa pelo revisor contactar a central, a central contacta o observador, se não for possível chegar a consenso, a central coloca o observador na bolha.

Uma vez na bolha o observador pode continuar a usar o eBird normalmente, mas todos os seus dados estão automaticamente excluídos de todo o output, fica tudo selado dentro da bolha.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Tissot Qui Jul 06, 2017 12:04 pm

pedro121 escreveu:Bem, o eBird tem um mecanismo para lidar com observadores muito problemáticos em termos de erros de identificação ou de registos inventados ou colocados em multiplos locais etc.

Os observadores que colocam o sistema de recolha de dados científicos em causa, e neste caso temos para mim uma situação em que isso pode estar a acontecer, são passiveis de serem colocados numa bolha.

O procedimento passa pelo revisor contactar a central, a central contacta o observador, se não for possível chegar a consenso, a central coloca o observador na bolha.

Uma vez na bolha o observador pode continuar a usar o eBird normalmente, mas todos os seus dados estão automaticamente excluídos de todo o output, fica tudo selado dentro da bolha.


Deixa ver se percebi bem...passamos a ter uma nova categoria de stringers, os bubbles stringers!!! Very Happy  Very Happy  Very Happy

Agora sem brincadeiras, muito mais problemático que os rankings ou a inserção de aves de capoeira, que por norma não são validadas, é o problema da inserção de dados por bubbles stringers. Espero que a implementação desta bolha venha a resolver alguns casos...assim de repente lembrei-me de dois casos para Portugal, nos distritos de Braga e Porto.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Sex Jul 07, 2017 4:58 am

Tissot escreveu:
Agora sem brincadeiras, muito mais problemático que os rankings ou a inserção de aves de capoeira, que por norma não são validadas, é o problema da inserção de dados por bubbles stringers. Espero que a implementação desta bolha venha a resolver alguns casos...assim de repente lembrei-me de dois casos para Portugal, nos distritos de Braga e Porto.

A questão do controle da qualidade dos dados está também na calha, o eBird cresceu exponencialmente nos últimos anos, devido as prioridades estarem muito viradas para tornar o sistema atractivo para todos os utilizadores independentemente do nível de conhecimentos e com isso não me refiro apenas à identificação, mas também a como inserir os dados.

Essa fase passou!

Para o sistema conseguir manter a credibilidade um maior rigor na inserção dos dados é necessário, e ferramentas para o controle disso mesmo estão na calha, bem como mudanças na politica de admissões.

O problema base do eBird é que é uma vitima do seu sucesso, quanto mais cresce, mais tem que fazer para continuar a evoluir de uma forma positiva.

Mas, eventualmente todas estas questões serão abordadas pela central, mas como qualquer assunto complexo, as soluções demoram tempo a serem desenvolvidas, testadas e implementadas.

E se há múltiplos assuntos a pedirem atenção urgente os recursos dividem-se e tudo demora mais tempo.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 4:19 pm

PNicolau escreveu: Tadorna ferruginea, Cygnus olor na Ponta da Erva, patos marufos mas que estejam em bando com outros selvagens

O que são patos "marufos"?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por PNicolau Seg Jul 10, 2017 4:21 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu: Tadorna ferruginea, Cygnus olor na Ponta da Erva, patos marufos mas que estejam em bando com outros selvagens

O que são patos "marufos"?
Patos duvidosos, falcata, dendrocopos, ferruginea, etc.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 4:22 pm

PNicolau escreveu:Patos duvidosos

ok entendido

PNicolau escreveu:falcata, dendrocopos, ferruginea, etc.

querias dizer dendrocygna?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por PNicolau Ter Jul 11, 2017 10:14 am

Ya, Dendrocygna. Essa é uma espécie muito interessante.. Seria giro apanhar uma, se voltar a aparecer, e fazer uma análise às penas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 10:21 am

PNicolau escreveu:Ya, Dendrocygna. Essa é uma espécie muito interessante.. Seria giro apanhar uma, se voltar a aparecer, e fazer uma análise às penas.

Por acaso foi falta de lembrança, nos nesse campo somos demasiado passivos, o pessoal do Uk está sempre a fazer isso para espécies de difícil id, ou para tentar determinar a origem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 7:05 pm

Boa noite a todos (a mensagem é destinada a somente alguns de vós),
Como já pude verificar sou obviamente referenciado neste tópico (não sei se é este o termo que se pode aplicar uma vez que é de uma forma indireta) por diversas vezes e por várias pessoas.
Vou tentar responder, recorrendo à citação, às partes que merecem alguma explicação de minha parte.
Espero que não levem a mal esta repreensão mas antes do mais gostava de vos sugerir que no futuro fossem mais directos e mencionassem mesmo o meu nome para tudo ser escrito de uma forma mais transparente (não sei como é relativamente aos outros observadores que indiretamente vocês também referem mas quanto a mim não há qualquer problema) ou então, agindo ainda de uma forma mais correcta, me "chamassem" para a conversa para que eu pudesse debater o assunto convosco de forma civilizada Wink
Na minha opinião na verdade o que poderiam ter feito para bem do Ebird, da plataforma no geral, seria atempadamente questionar-me sobre as observações e pedir que corrigisse ou pedir justificações tentando perceber o porquê de eu inserir determinados registos.
Pois bem, até há cerca de menos de uma semana não tinha recebido qualquer mensagem, qualquer informação, qualquer pedido de esclarecimento, qualquer aviso de que deveria corrigir algo para evitar entrar na tal "bolha". Se não fosse o Pedro Nicolau, a quem agradeço muito, ter gentilmente entrado em contacto comigo e ter-me ajudado e informado pela primeira vez do problema provavelmente no futuro eu iria sofrer as consequências de algo que poderia ser claramente evitado, e o próprio Ebird iria também perder de alguma forma tendo em conta que sou dos observadores que conheço um dos que mais ajuda o Ebird com a inserção de vários registos diariamente.
Desculpem por ser tão direto mas tenho alguma dificuldade em aceitar que quem se interesse verdadeiramente pela plataforma e esteja preocupado com a situação da mesma aja desta forma.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 7:45 pm

Bom, não sei se se estão a referir a mim quando dizem que há observadores que fazem tudo para ganhar uma pelágica mas só devo confessar uma coisa: eu até há bem menos de uma semana não fazia a menor ideia de que anualmente a SPEA dava um prémio ao top 15 de observadores nacionais. Assim sendo podem verificar que a minha atitude não está de todo relacionada com esse objectivo. No entanto, é algo sem dúvida interessante (uma pelágica para quem só fez uma em toda a sua vida à borla é maravilhoso) e que me pode levar a fazer o máximo para conseguir o tal lugar no top 15 (tentar observar e registar o máximo possível e não aldrabar, como alguns sugerem Very Happy ).
Gostavam então que elaborassem, é preciso ficar no top 15 de quê, de espécies ou de listas?
Obrigado Smile
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 7:47 pm

pedro121 escreveu:
Daniel Raposo escreveu:
pedro121 escreveu:Que eu saiba não há Anas rubripes no Koi Park.

E desde quando isso é impeditivo? Rolling Eyes
Mas colocar um anas rubripes é fazer uma coisa muito diferente, é esticar, é passar para o dark side. Twisted Evil Twisted Evil

Por isso não sei, estas questões serão resolvidas eventualmente pelo eBird, estão na calha, mas serão resolvidas a tempo? outra questão.
O Anas rubripes creio que talvez saibas Pedro mas fui eu que o observei.
A ave muito provavelmente não era oriunda do KOI Park, a menos que recentemente a tenham introduzido lá, mas todos o seu comportamento não tinha aspecto de tal. Estava num lago que é destinado aos Cygnus olor e estava inserida num banda com mais 7 patos-reais que quase seguramente não pertenciam ao local uma vez que alguns voavam pela zona. Deveria então ser uma fuga de cativeiro o tal Anas rubripes. Identifiquei-o na altura com base na cor e no grande contraste do corpo com a cabeça, caraterística super evidente quando na companhia dos outros patos. Removi o registo hoje, e porquê? Muito simplesmente não porque achasse que era uma ave cativa mas porque o meu conhecimento sobre aves domésticas não me permite distinguir completamente a espécie de eventuais híbridos e quem me alertou para a situação foi mais uma vez o Nicolau. Se consideravas que realmente isso se tratava de "fazer uma coisa muito diferente, é esticar, é passar para o dark side" poderias-me sem qualquer problema ter contactado e tentar perceber mais detalhes da minha observação. Seria mais fácil a comunicação Wink
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 7:50 pm

Daniel Raposo escreveu:
PNicolau escreveu:... E o problema é que os restantes observadores se sentem forçados a submeter as mesmas espécies só para não ficarem com 15-20 espécies a menos.


Sempre existiram e sempre vão existir pessoas sem espinha dorsal e esta nem será a pior trafulhice a ser feita no ebird. Não me parece sensato baixar ao nível desta gente.
Daniel, não leves a mal a repreensão mas gostava de pedir que evitasses no futuro usar termos tão agressivos como os que assinalei a negrito.
Eu sei perfeitamente que te estás a referir a mim embora possas preferir desmenti-lo publicamente. Contudo, mesmo se te estivesses a referir a outras pessoas também não seria correcto uma vez que ninguém merece ler tais comentários de alguém que nem sequer conhece.
A sério, desculpa por isto mas acho que todos temos a ganhar se o ambiente ficar melhor e se tudo, nomeadamente a linguagem com que se trata outras pessoas for mais calma e respeitosa Wink
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 11:39 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite a todos (a mensagem é destinada a somente alguns de vós),
Como já pude verificar sou obviamente referenciado neste tópico (não sei se é este o termo que se pode aplicar uma vez que é de uma forma indireta) por diversas vezes e por várias pessoas.
Vou tentar responder, recorrendo à citação, às partes que merecem alguma explicação de minha parte.
Espero que não levem a mal esta repreensão mas antes do mais gostava de vos sugerir que no futuro fossem mais directos e mencionassem mesmo o meu nome para tudo ser escrito de uma forma mais transparente (não sei como é relativamente aos outros observadores que indiretamente vocês também referem mas quanto a mim não há qualquer problema) ou então, agindo ainda de uma forma mais correcta, me "chamassem" para a conversa para que eu pudesse debater o assunto convosco de forma civilizada Wink
Na minha opinião na verdade o que poderiam ter feito para bem do Ebird, da plataforma no geral, seria atempadamente questionar-me sobre as observações e pedir que corrigisse ou pedir justificações tentando perceber o porquê de eu inserir determinados registos.
Pois bem, até há cerca de menos de uma semana não tinha recebido qualquer mensagem, qualquer informação, qualquer pedido de esclarecimento, qualquer aviso de que deveria corrigir algo para evitar entrar na tal "bolha". Se não fosse o Pedro Nicolau, a quem agradeço muito, ter gentilmente entrado em contacto comigo e ter-me ajudado e informado pela primeira vez do problema provavelmente no futuro eu iria sofrer as consequências de algo que poderia ser claramente evitado, e o próprio Ebird iria também perder de alguma forma tendo em conta que sou dos observadores que conheço um dos que mais ajuda o Ebird com a inserção de vários registos diariamente.
Desculpem por ser tão direto mas tenho alguma dificuldade em aceitar que quem se interesse verdadeiramente pela plataforma e esteja preocupado com a situação da mesma aja desta forma.

Certo, fica anotado para futura referencia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 11:42 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Bom, não sei se se estão a referir a mim quando dizem que há observadores que fazem tudo para ganhar uma pelágica mas só devo confessar uma coisa: eu até há bem menos de uma semana não fazia a menor ideia de que anualmente a SPEA dava um prémio ao top 15 de observadores nacionais. Assim sendo podem verificar que a minha atitude não está de todo relacionada com esse objectivo. No entanto, é algo sem dúvida interessante (uma pelágica para quem só fez uma em toda a sua vida à borla é maravilhoso) e que me pode levar a fazer o máximo para conseguir o tal lugar no top 15 (tentar observar e registar o máximo possível e não aldrabar, como alguns sugerem Very Happy ).
Gostavam então que elaborassem, é preciso ficar no top 15 de quê, de espécies ou de listas?
Obrigado Smile

Está penso eu tudo explicado no site da Spea
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 11:51 pm

Miguel Berkemeier escreveu:
O Anas rubripes creio que talvez saibas Pedro mas fui eu que o observei.
A ave muito provavelmente não era oriunda do KOI Park, a menos que recentemente a tenham introduzido lá, mas todos o seu comportamento não tinha aspecto de tal. Estava num lago que é destinado aos Cygnus olor e estava inserida num banda com mais 7 patos-reais que quase seguramente não pertenciam ao local uma vez que alguns voavam pela zona. Deveria então ser uma fuga de cativeiro o tal Anas rubripes. Identifiquei-o na altura com base na cor e no grande contraste do corpo com a cabeça, caraterística super evidente quando na companhia dos outros patos. Removi o registo hoje, e porquê? Muito simplesmente não porque achasse que era uma ave cativa mas porque o meu conhecimento sobre aves domésticas não me permite distinguir completamente a espécie de eventuais híbridos e quem me alertou para a situação foi mais uma vez o Nicolau. Se consideravas que realmente isso se tratava de "fazer uma coisa muito diferente, é esticar, é passar para o dark side" poderias-me sem qualquer problema ter contactado e tentar perceber mais detalhes da minha observação. Seria mais fácil a comunicação Wink

Uma pessoa que encontra um 1º para PTc em circunstancias em que pode haver duvidas sobre a origem do mesmo, pode fazer varias coisas, fazer uma lista do eBird e ocultar essa mesma lista, é uma delas, claro que fazendo isso torna mais difícil ser contactado a pedir detalhes da observação. Afinal listas ocultadas não fazem disparar alarmes, etc...

De qualquer modo a minha questão com os rubripes passa pela identificação, já é habito patos domésticos serem identificados como tal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por pedro121 Qua Jul 12, 2017 12:00 am

Miguel Berkemeier escreveu:
Daniel, não leves a mal a repreensão mas gostava de pedir que evitasses no futuro usar termos tão agressivos como os que assinalei a negrito.
Eu sei perfeitamente que te estás a referir a mim embora possas preferir desmenti-lo publicamente. Contudo, mesmo se te estivesses a referir a outras pessoas também não seria correcto uma vez que ninguém merece ler tais comentários de alguém que nem sequer conhece.
A sério, desculpa por isto mas acho que todos temos a ganhar se o ambiente ficar melhor e se tudo, nomeadamente a linguagem com que se trata outras pessoas for mais calma e respeitosa Wink

Very Happy Very Happy Nada mal, nada mal mesmo, até estou a ficar nostálgico, Estou a relembrar-me das míticas Clones Wars no Avespt, a long time ago, notem que foi muito antes do Star Wars I, alguns intervenientes eram efectivamente dotados no uso da palavra escrita. Tempos muito divertidos.

ps: se alguém se está a perguntar porque é que eu estou no forum a estas horas é porque não tem filhos...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Daniel Raposo Qua Jul 12, 2017 4:41 am

Miguel Berkemeier escreveu:Daniel, não leves a mal a repreensão mas gostava de pedir que evitasses no futuro usar termos tão agressivos como os que assinalei a negrito.Eu sei perfeitamente que te estás a referir a mim embora possas preferir desmenti-lo publicamente. Contudo, mesmo se te estivesses a referir a outras pessoas também não seria correcto uma vez que ninguém merece ler tais comentários de alguém que nem sequer conhece.
A sério, desculpa por isto mas acho que todos temos a ganhar se o ambiente ficar melhor e se tudo, nomeadamente a linguagem com que se trata outras pessoas for mais calma e respeitosa Wink

Repreensão...  Rolling Eyes  Laughing

Nessa frase eu referia-me a ti e a qualquer outra pessoa (infelizmente há mais) que use tais manigâncias. Costumo ser bastante directo no que tenho para dizer e o respeito não é algo que seja devido, tem de ser merecido. De resto, não estou disponível para entrar em bate-boca nem alimentar guerras neste espaço.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Miguel Berkemeier Qua Jul 12, 2017 5:41 am

Daniel Raposo escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Daniel, não leves a mal a repreensão mas gostava de pedir que evitasses no futuro usar termos tão agressivos como os que assinalei a negrito.Eu sei perfeitamente que te estás a referir a mim embora possas preferir desmenti-lo publicamente. Contudo, mesmo se te estivesses a referir a outras pessoas também não seria correcto uma vez que ninguém merece ler tais comentários de alguém que nem sequer conhece.
A sério, desculpa por isto mas acho que todos temos a ganhar se o ambiente ficar melhor e se tudo, nomeadamente a linguagem com que se trata outras pessoas for mais calma e respeitosa Wink

Repreensão...  Rolling Eyes  Laughing

Nessa frase eu referia-me a ti e a qualquer outra pessoa (infelizmente há mais) que use tais manigâncias. Costumo ser bastante directo no que tenho para dizer e o respeito não é algo que seja devido, tem de ser merecido. De resto, não estou disponível para entrar em bate-boca nem alimentar guerras neste espaço.

Certo, este espaço não é e nenhum outro espaço é o local ideal para alimentar guerras.
Mas ainda mais certo é que ficou aqui registado que efetivamente nunca reconheces a parte onde falhaste e não admites ao menos que poderias ter moderado a tua linguagem desrespeitosa (mas pedir desculpa, isso então... é impensável de tua parte, custa muito eu sei, mas eu respeito essa dificuldade).
Para todos os efeitos não te preocupes que quanto a mim independentemente da inexistência de respeito por mim de tua parte e da forma intempestiva com que escreves esses comentários eu mantenho todo o respeito por ti (mesmo tu não o merecendo) porque te tratas de um ser humano.
E porque na verdade acho que sei perdoar (mesmo que os outros não peçam perdão), ser tolerante e desejo que as relações entre as pessoas tendem para um caminho melhor Smile
Daí ter feito apenas uma repreensão ou, se preferires, uma sugestão, em vez de me ter simplesmente sentido ofendido (tinha perfeitas razões para o fazer, eu e todos os outros observadores que lessem isto e se "vissem" como referentes das tuas palavras).
Certamente tu próprio e outras pessoas aqui presentes como o Pedro Ramalho concordarão que termos como "pessoas sem espinha dorsal", "não descer ao nível esta gente" e outros altamente agressivos que eu nem citei não correspondem ao comportamento adequado entre observadores de aves, muito menos num espaço público. É só isto.
Quanto a mim cabe-me somente pedir desculpa a toda a gente que se sentiu ofendida, prejudicada ou perturbada de alguma forma (seguramente sentiram-se se não esta conversa não existia) e a todos os utilizadores do Ebird de uma forma geral pela inserção de registos de espécies exóticas, que não são claramente fugas, de minha parte. Mas não tenho o dever de vos dar qualquer satisfação sobre o assunto, só ao Pedro Nicolau, a quem já justifiquei e expliquei o motivo da inserção dos tais registos, e que foi a única pessoa que se mostrou realmente preocupada com o processo. Para todos os efeitos, só para acalmar um pouco as ânsias, os registos ou grande parte deles já foram eliminados com toda a concordância de minha parte.
Cabe-me então pedir desculpa, o que já fiz, e reconhecer que foi uma atitude errada e prejudicial à base de dados embora deva esclarecer que a sua base foi o desconhecimento do funcionamento da plataforma.
Um abraço
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Rogerio Qui Jul 13, 2017 1:53 am

Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite a todos (a mensagem é destinada a somente alguns de vós),
Como já pude verificar sou obviamente referenciado neste tópico (não sei se é este o termo que se pode aplicar uma vez que é de uma forma indireta) por diversas vezes e por várias pessoas.
Vou tentar responder, recorrendo à citação, às partes que merecem alguma explicação de minha parte.
Espero que não levem a mal esta repreensão mas antes do mais gostava de vos sugerir que no futuro fossem mais directos e mencionassem mesmo o meu nome para tudo ser escrito de uma forma mais transparente (não sei como é relativamente aos outros observadores que indiretamente vocês também referem mas quanto a mim não há qualquer problema) ou então, agindo ainda de uma forma mais correcta, me "chamassem" para a conversa para que eu pudesse debater o assunto convosco de forma civilizada Wink
Na minha opinião na verdade o que poderiam ter feito para bem do Ebird, da plataforma no geral, seria atempadamente questionar-me sobre as observações e pedir que corrigisse ou pedir justificações tentando perceber o porquê de eu inserir determinados registos.
Pois bem, até há cerca de menos de uma semana não tinha recebido qualquer mensagem, qualquer informação, qualquer pedido de esclarecimento, qualquer aviso de que deveria corrigir algo para evitar entrar na tal "bolha". Se não fosse o Pedro Nicolau, a quem agradeço muito, ter gentilmente entrado em contacto comigo e ter-me ajudado e informado pela primeira vez do problema provavelmente no futuro eu iria sofrer as consequências de algo que poderia ser claramente evitado, e o próprio Ebird iria também perder de alguma forma tendo em conta que sou dos observadores que conheço um dos que mais ajuda o Ebird com a inserção de vários registos diariamente.
Desculpem por ser tão direto mas tenho alguma dificuldade em aceitar que quem se interesse verdadeiramente pela plataforma e esteja preocupado com a situação da mesma aja desta forma.

Miguel , depois de ler atentamente este tópico fiquei exactamente com a mesma impressão , considero muito mais pedagógico que os revisores do Ebird chamem a atenção e formem os utilizadores da plataforma de uma forma mais ativa , já verifiquei que nalgumas regiões do território nacional essa preocupação existe .
O que é importante na minha opinião é formar manter e desenvolver os novos observadores , o que não se deve fazer é excluir , ridicularizar ou minimizar.
Obviamente que estou de acordo com as propostas apresentadas comprovando-se que o utilizador da plataforma é abusivo.

Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies exóticas e rankings - Página 3 Empty Re: Espécies exóticas e rankings

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos