Sylvia cantillans - taxonomia
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Sylvia cantillans - taxonomia
Segundo Shirihai & Sevensson (2018) as diferenças são super subtis. Parece que fotos da cauda são uteis para separar Sylvia moltoni de Sylvia cantillans. Mas não ajudam na separação de S. moltoni e S. iberiae que é o que interessa. O mesmos autores referem que as vocalizações são ligeiramente diferentes. No geral referem que só há segurança com bichos na mão.
A solução é esta:
https://conservationxlabs.com/dna-barcode-scanner
Edit:
Vai é ser lixado arranjar a amostra de DNA só com binóculos
A solução é esta:
https://conservationxlabs.com/dna-barcode-scanner
Edit:
Vai é ser lixado arranjar a amostra de DNA só com binóculos
Porque dizes isso? Se separam moltoni e cantillans, então separam também cantillans de iberiae.Mas não ajudam na separação de S. moltoni e S. iberiae que é o que interessa.
Os chamamentos de moltoni são muito diferentes de iberiae, e os de cantillans são algo diferentes. Já o canto parece-me ser bastante semelhante.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Porque dizes isso? Se separam moltoni e cantillans, então separam também cantillans de iberiae.Mas não ajudam na separação de S. moltoni e S. iberiae que é o que interessa.
Os chamamentos de moltoni são muito diferentes de iberiae, e os de cantillans são algo diferentes. Já o canto parece-me ser bastante semelhante.
Refiro-me apenas à cauda. Não sou eu que digo, vou transcrever que assim evitam-se interpretações erradas:
Shirihai e Svensson (2018) escreveu:
Cap. Western Subalpine Warbler
...
In the hand, and rarely in the field when a bird is preening, the tail pattern can be seen, differing in adults of both sexes between the two species in that Western has only a small and square white tip on the penultimate tail-feather (and rather limited amount of white on outermost), whereas adult Eastern has a long narrow white wedge along shaft on inner web of penultimate (and often extensive white on outermost). Some Eastern even have a narrow white wedge on the third outermost tail-feather. The tail pattern is less developed in juveniles (and is usually kept partly or wholly during first-winter), though still often possible to see a hint of a pale wedge in Eastern; however, some juveniles might be inseparable, even in the hand. (Note that Western Subalpine and Moltoni’s Warblers have very similar tail patterns.)
...
Cap. Moltoni's Warbler
...
In the hand, Eastern Subalpine in all post-juvenile plumages (and sometimes in juveniles, too) differs in having a long, narrow white wedge inside shaft on tip of r5 (sometimes a narrow but shorter wedge on r4), whereas Moltoni’s has a rather square, short white tip on r5 (sometimes rr4–5) if any.
...
Há tambem diferenças na plumagem, quando tiver tempo posso transcrever.
bem, com sorte um macho de Sylvia subalpina na primavera é fazível, eles são bastante diferentes, talvez até uma fêmea.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Mas Hugo, a cauda continua a ser importante para separar cantillans, que também interessa.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
De acordo!PNicolau escreveu:Mas Hugo, a cauda continua a ser importante para separar cantillans, que também interessa.
Estava a cingir-me à possibilidade avançada pelo Pedro:
Bem, das duas que "nunca" apareceram em Portugal, a mais provável será Sylvia moltoni, mesmo porque há registos em Marrocos, o que indica que segue uma rota ocidental, mas identificar uma? quando basicamente só os machos são identificáveis?
HL escreveu:De acordo!PNicolau escreveu:Mas Hugo, a cauda continua a ser importante para separar cantillans, que também interessa.
Estava a cingir-me à possibilidade avançada pelo Pedro:
Eu estou-me a concentrar na moltoni porque claramente passa no corredor ocidental, há vários registos em Espanha, nas iilhas baleares e na Catalunha, no ebird também há muita ave mal identificada, provavelmente por causa das cenas dos nomes científicos...
A oriental parece menos provavel já que segue o corredor oriental, o que implica ser mais provável aparecer no outono como juvenil...
Vamos ver, já tenho demasiados projectos em mão, mas porque não? estar atento a um macho de moltoni não custa.
Bem, parece que não foi desta, em Setembro há mais.
PNicolau escreveu:E bom, o split foi adoptado pelo IOC com base num novo estudo. Ainda não sei bem separar a oriental da nossa, especialmente noutras plumagens que a de macho adulto.
Confirma-se: a versão 10.2 do IOC já considera a Curruca iberiae.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
A Sylvia cantillans já não está a contar como espécie e sim como "other taxa".
Ver exemplo nesta lista que fiz ontem e que apesar de ter 20 espécies aparecem 19 +1.
https://ebird.org/portugal/checklist/S93248699
Vamos ver se os registos existentes não vão ter o mesmo tratamento que levaram os scirpaceus há uns anos...
Ver exemplo nesta lista que fiz ontem e que apesar de ter 20 espécies aparecem 19 +1.
https://ebird.org/portugal/checklist/S93248699
Vamos ver se os registos existentes não vão ter o mesmo tratamento que levaram os scirpaceus há uns anos...
Certo, eu sei disso, apenas estou curioso de ver qual vai ser o tratamento dados aos registos anteriores desta espécie.
Agora que chegaram as iberiae (ex-cantillans) o alerta Portugal Rarities começou a bombar novamente.
Aceitam-se apostas sobre quanto tempo irá passar até isto estar resolvido
Gonçalo Elias escreveu:Agora que chegaram as iberiae (ex-cantillans) o alerta Portugal Rarities começou a bombar novamente.
Como diria o outro, bombates.
Eu gostava de saber se alguém da coordenação recebe este alerta.
Samuel Patinha gosta desta mensagem
pedro121 escreveu:Eu gostava de saber se alguém da coordenação recebe este alerta.
A que coordenação te referes?
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Eu gostava de saber se alguém da coordenação recebe este alerta.
A que coordenação te referes?
Do eBird claro, pode-se dar o caso de nenhum usar este alerta e não estarem cientes da onda de reclamações que se gera.
pedro121 escreveu:Do eBird claro, pode-se dar o caso de nenhum usar este alerta e não estarem cientes da onda de reclamações que se gera.
Não me parece credível que a coordenação não esteja activamente envolvida no acompanhamento e na resolução dos escassos problemas que vão surgindo. Daquilo que já tive oportunidade de conhecer, existem todos os motivos para acreditar que se trata de uma equipa empenhada, coesa, trabalhadora e que aposta fortemente na comunicação com todas as partes envolvidas, respondendo prontamente a todas as solicitações
É certo que houve algumas dificuldades no passado, mas os activos tóxicos foram afastados e por isso neste momento não existe nenhum motivo para supor que as coisas não estejam a funcionar na perfeição
Página 2 de 2 • 1, 2