Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

3 participantes

Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Seg Ago 07, 2017 8:28 am

Boa tarde

Não sei se é neste tópico que devo tirar as minhas dúvidas, mas se não, agradecia que aceitassem o meu pedido de desculpas e simultaneamente que me fosse indicado qual o tópico correto.
Quanto ao assunto em epígrafe, a dúvida surgiu numa muito recente visita a Salreu numa jornada de observação com a minha esposa. A maioria dos patos tinha uma cor acastanhada e, não fora o espelho das asas e certas especificidades da espécie e julgaria poder tratar-se de outras espécies misturadas.
Por isso a pergunta que deixo é quando se inicia de facto a fase de eclípse desta espécie e quando termina.

Obrigado
Jorge Leitão
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 07, 2017 9:09 am

Olá Jorge,

A fase de eclipse dos anatídeos estende-se aproximadamente por todo o período de Verão (genericamente de Junho a Setembro) e durante esse período assemelham-se às fêmeas - esta semelhança é mais acentuada nos patos de superfície (género Anas) do que nos patos mergulhadores.

O tópico está bem aqui, mas se preferires posso transferi-lo para o subforum principal "Aves de Portugal".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Seg Ago 07, 2017 9:42 am

Olá Gonçalo

Muito grato quer pela resposta quer pela sugestão.
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 07, 2017 10:12 am

Feito
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Seg Ago 07, 2017 11:47 am

Ok. Obrigado uma vez Mais.

Jorge Leitão
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Alguns patos em fase de eclipse

Mensagem por Jorge Leitão Seg Ago 07, 2017 3:31 pm

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Z

                                                        Salreu - Estarreja
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por David Rodrigues Qua Ago 09, 2017 2:21 am

Para além dos adultos em eclipse, há os jovens que têm a plumagem semelhante às fêmeas...
Mais informações nas fotos de www.pt-ducks.com, especialmente no pato-real, frisada e pato-trombeteiro. A plumagem de eclipse é devido à "muda" das penas primárias ser simultânea e os patos ficarem cerca de 4 semanas sem voarem!
Já agora, nos machos de pato-real a fase de eclipse começa logo em abril-maio e a plumagem nupcial atinge o "seu melhor" em fins de outubro / princípios de novembro - a partir daí começa-se a notar o "desgaste" das penas e das cores...
Noutras espécies, mesmo em janeiro, por vezes mais tarde, ainda há machos que não têm plumagem nupcial completa - os machos de pato-trombeteiro são bons exemplos disso.

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Qua Ago 09, 2017 8:45 am

Boa tarde David Rodrigues,

Agradecendo o seu complementar esclarecimento, há uma questão que entretanto logo me assomou e cuja urgência na resposta agradecia.

1 - Esse período de 4 semanas em que as aves, nomeadamente a espécie Pato-real, estão condicionadas e não voam pode coincidir com a época da caça em Portugal?
2 - Mesmo coincidindo é permitido caçá-las?

Antecipadamente grato pela resposta
Jorge Leitão - Braga
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por David Rodrigues Qua Ago 09, 2017 5:58 pm

1 - Sim, com o período venatório - termo correto para quando se pode caçar;
2 - Não, em teoria... A caça às aves aquáticas começa no 3º domingo de agosto (o que está referido no pt-ducks - principio de setembro - atualmente só se aplica à Ria de Aveiro), para os patos-reais, galeirões e galinhas-d'água - para as outras espécies começa a 1 de outubro. Quando começava a 15 de agosto, mais de 50% das fêmeas adultas de pato-real estavam em muda ou ainda iriam fazer a muda!... Mesmo se todos os caçadores cumprissem as regras do Calendário Venatório (o que infelizmente não acontece...), em especial o fato de apenas poderem caçar à espera até 1 de outubro (logo só o que voa...), as fêmeas que acabam a muda estão muito magras e expõem-se mais à caça (querem recuperar a condição corporal rapidamente...), e acabam por morrer mais do que os machos - temos taxas de sobrevivência que provam isso. Desde à muitos anos que tento que a caça às aquáticas apenas comece no início de outubro. O melhor que consegui foi o principio de setembro a nível nacional (que os políticos trataram de reverter no ano das eleições seguintes... e mais tarde pseudo-conservacionistas inviabilizaram o começo em outubro...), e apenas tenho conseguido manter o início de setembro (este ano a 10), na Ria de Aveiro, no seguimento do acordo que tem sido estabelecido com e entre as zonas de caça locais, com o apoio das respetivas federações!
Já agora, Salreu como é conhecido hoje só existe pois está dentro duma zona de caça... Quando comecei a estudar os patos (1993...), chamava à Ria de Aveiro o "Vietname da caça aos patos" e Salreu era o expoente máximo disso... What a Face
E fico por aqui... Rolling Eyes

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Qui Ago 10, 2017 4:42 am

Bom dia David Rodrigues,

Uma vez mais agradeço as suas preciosas informações. Sou colunista sobre ambiente num jornal de Braga e necessitava desses esclarecimentos. A minha área de conhecimento está relacionada com o canto e vocalização das aves. Consultei já o site que me indicou mas contem muita informação que vai demorar ainda algum tempo para absorver.

Espero contar consigo para mais informações, colocando-me disponível dentro da área em que possuo mais conhecimento de campo.

Cumpeimentos,
Jorge Leitão
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por David Rodrigues Qui Ago 10, 2017 6:57 am

Jorge,

Deves também ver as publicações disponíveis em http://www.esac.pt/AvesAquaticasCinegeticas/, em especial a mais recente que aborda o tema: - Rodrigues, D., Figueiredo, M. & Fabião, A. 2012. Aves Aquáticas Cinegéticas: quais, como e quantas devem ser caçadas. 8pp. Resumos das Palestras da II Workshop Caça Menor (em CD). AEMV-UTAD e WAVES, Vila Real.

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Jorge Leitão Qui Ago 10, 2017 7:53 am

Boa tarde David,

Muito grato por me enviar mais esta fonte. Estou a adorar navegar por este mundo fantástico das espécies aquáticas.

Abraço
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos Empty Re: Fase de eclipse da espécie Pato-real Anas platyrhynchos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos