Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Código Reprodutor

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Luisfssantos Dom Dez 03, 2017 6:23 am

Boas,
Tenho vindo a usar mais o ebird estes dias e deparei-me com uma dúvida.
Se eu escutar um macho de uma ave a cantar, fora da época de reprodução, devo utilizar o código reprodutor (macho a cantar)? Ou apenas insiro nos detalhes?

Obrigado.
Luisfssantos
Luisfssantos

Número de Mensagens : 197
Idade : 33
Local : Silves
Data de inscrição : 19/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Re: Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Dez 04, 2017 12:52 pm

Olá Luís,

Fora da época de reprodução não se deve utilizar o 'Macho a cantar'. Podes consultar este artigo: http://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1006850-breeding-codes-behavior-codes?b_id=1928 . Os códigos deverão ser usados em época e habitat propícios, e em caso de dúvida é melhor não os utilizar. No caso de um macho a cantar fora de época, o que eu faço é geralmente adicionar nos comentários 'Dois machos a cantar' ou algo do género.

Boas observações,
Pedro

Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Re: Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 04, 2017 1:26 pm

Pedro Fernandes escreveu:Olá Luís,

Fora da época de reprodução não se deve utilizar o 'Macho a cantar'. Podes consultar este artigo: http://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1006850-breeding-codes-behavior-codes?b_id=1928  . Os códigos deverão ser usados em época e habitat propícios, e em caso de dúvida é melhor não os utilizar. No caso de um macho a cantar fora de época, o que eu faço é geralmente adicionar nos comentários 'Dois machos a cantar' ou algo do género.

bem, mas isso pressupõe que se sabe quando começa a nidificação... mas o estabelecimento de territórios começa muitas vezes em pleno Inverno, pelo menos no sul
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Re: Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Luisfssantos Seg Dez 04, 2017 4:12 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Fernandes escreveu:Olá Luís,

Fora da época de reprodução não se deve utilizar o 'Macho a cantar'. Podes consultar este artigo: http://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1006850-breeding-codes-behavior-codes?b_id=1928  . Os códigos deverão ser usados em época e habitat propícios, e em caso de dúvida é melhor não os utilizar. No caso de um macho a cantar fora de época, o que eu faço é geralmente adicionar nos comentários 'Dois machos a cantar' ou algo do género.

bem, mas isso pressupõe que se sabe quando começa a nidificação... mas o estabelecimento de territórios começa muitas vezes em pleno Inverno, pelo menos no sul

Exacto. Daí a minha dúvida. Mas vou fazer como o Pedro disse.
Obrigado.
Luisfssantos
Luisfssantos

Número de Mensagens : 197
Idade : 33
Local : Silves
Data de inscrição : 19/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Re: Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Dez 08, 2017 5:03 am

Verdade Gonçalo, não é uma coisa linear, e com alterações de ano para ano as coisas podem mudar. Penso que o melhor é ser prudente e tentar reportar dentro de datas conhecidas da bibliografia ou em caso de evidências mais fortes que apenas o canto.

Abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Código Reprodutor Empty Re: Dúvida Código Reprodutor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos