Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão sobre passeriformes migradores

3 participantes

Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Abr 23, 2018 2:50 pm

A migração primaveril na Caparica está ao rubro!
Ontem pela hora de almoço observei num sítio altamente movimentado e urbano, um relvado minúsculo (com cerca de 0,2 hectares) encostado às praias mais centrais da Costa, nada selvagem, apenas com poucos e pequenos Tamarix e loendros, 3 S. communis, 1 S. cantillans e 2 A. scirpaceus. Hoje de madrugada algumas aves ainda se mantinham. Nunca tinha observado Sylvias migradoras aqui nesta altura do ano e este era sem dúvida um dos sítios em que menos esperava encontrar. Achei realmente curioso, mas tendo em conta toda a mancha florestal que por toda esta área existe com habitat muito mais propício e vasto, elas terão aparecido ali devido à proximidade com o mar?
https://ebird.org/view/checklist/S44869013
https://ebird.org/view/checklist/S44869182


Última edição por Miguel Berkemeier em Ter Abr 24, 2018 4:39 pm, editado 1 vez(es)
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 23, 2018 3:10 pm

Miguel,

Eu não tenho nada contra que cries novos tópicos de espécie para partilhar factos relevantes ou observações interessantes de uma determinada espécie, como já fizeste para Calandrella e N. phaeopus.

No entanto, o presente tópico não é sobre Sylvia communis e sim sobre diversas observações tuas na Costa, envolvendo várias espécies diferentes. Para este tipo de observações em que misturas várias espécies, considero que um tópico de espécie não é o mais indicado. Sugiro que cries um tópico de local no qual podes juntar todas as observações interessantes que fazes na zona.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por PNicolau Seg Abr 23, 2018 3:27 pm

Também me parece mais adequado.

E já agora estes migradores estão a aparecer dados os ventos fortes de leste dos últimos dias. Quaisquer locais junto à costa são bons, e vários sítios estão a render.


Última edição por PNicolau em Seg Abr 23, 2018 3:29 pm, editado 1 vez(es)
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Abr 23, 2018 3:28 pm

Gonçalo Elias escreveu:Miguel,

Eu não tenho nada contra que cries novos tópicos de espécie para partilhar factos relevantes ou observações interessantes de uma determinada espécie, como já fizeste para Calandrella e N. phaeopus.

No entanto, o presente tópico não é sobre Sylvia communis e sim sobre diversas observações tuas na Costa, envolvendo várias espécies diferentes. Para este tipo de observações em que misturas várias espécies, considero que um tópico de espécie não é o mais indicado. Sugiro que cries um tópico de local no qual podes juntar todas as observações interessantes que fazes na zona.

Sim, tens razão!
Eu queria principalmente destacar a observação dos 3 S. communis juntos num espaço tão pequeno e "manhoso". Mas aproveitei para referir a observação das outras espécies, só que de facto estou a fugir ao tópico. Vou copiar isto para o tópico já existente da Caparica. De qualquer forma, há algum tópico sobre migração primaveril ou curiosidades sobre migração no geral? É que gostava mesmo de tentar perceber o porquê, se é que há, de aparecerem estas espécies e indivíduos todos num espaço de 0,2 hectares praticamente urbano e sem habitat quando por vezes frequento áreas muito maiores e mais selvagens, com vários km's até, com habitat muito melhor e mais propício e não vejo um único passeriforme migrador de passagem. E queria perceber se o facto de o relvado ser praticamente encostado à praia/mar poderá estar relacionado com isto.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por PNicolau Seg Abr 23, 2018 3:32 pm

Está relacionado com o facto da migração este ano ter ficado muito atrasada com a longa época de chuvas, o que concentrou os migradores em África. Ou seja, a passagem ficou muito mais concentrada para várias espécies e os ventos de leste fortes, em particular no estreito de Gibraltar, empurraram as aves para cá. O Algarve em particular tem estado pejado mas outros locais como o Cabo Espichel ou o Carvoeiro tiveram boas quantidades nos últimos dias. Qualquer local junto à costa serve.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 23, 2018 3:33 pm

Miguel Berkemeier escreveu:Eu queria principalmente destacar a observação dos 3 S. communis juntos num espaço tão pequeno e "manhoso". Mas aproveitei para referir a observação das outras espécies, só que de facto estou a fugir ao tópico. Vou copiar isto para o tópico já existente da Caparica.

parece-me bem

Miguel Berkemeier escreveu: De qualquer forma, há algum tópico sobre migração primaveril ou curiosidades sobre migração no geral?

há o tópico dos ventos de leste que pode ser apropriado para mencionar estas ocorrências

Miguel Berkemeier escreveu: É que gostava mesmo de tentar perceber o porquê, se é que há, de aparecerem estas espécies e indivíduos todos num espaço de 0,2 hectares praticamente urbano e sem habitat quando por vezes frequento áreas muito maiores e mais selvagens, com vários km's até, com habitat muito melhor e mais propício e não vejo um único passeriforme migrador de passagem.

Não sei o que entendes por "sem habitat", nota que durante a migração os bichos são muito menos selectivos quanto ao habitat que frequentam do que nos períodos de nidificação e invernada. Muitas vezes são arrastados para longe da sua rota habitual e por isso param onde calha, têm de se governar com as condições que houver no local. Repara que até podem ter sido bichos que foram parar ao meio do oceano, depois aterraram aí e poderão estar a tentar recuperar energias antes de seguir viagem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Abr 23, 2018 3:39 pm

PNicolau escreveu:Está relacionado com o facto da migração este ano ter ficado muito atrasada com a longa época de chuvas, o que concentrou os migradores em África. Ou seja, a passagem ficou muito mais concentrada para várias espécies e os ventos de leste fortes, em particular no estreito de Gibraltar, empurraram as aves para cá. O Algarve em particular tem estado pejado mas outros locais como o Cabo Espichel ou o Carvoeiro tiveram boas quantidades nos últimos dias. Qualquer local junto à costa serve.
Ok, muito obrigado pela info. É de aproveitar então!
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 23, 2018 3:49 pm

Então muda lá a informação para o outro tópico sff e depois eu apago este
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Abr 23, 2018 3:49 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Não sei o que entendes por "sem habitat", nota que durante a migração os bichos são muito menos selectivos quanto ao habitat que frequentam do que nos períodos de nidificação e invernada. Muitas vezes são arrastados para longe da sua rota habitual e por isso param onde calha, têm de se governar com as condições que houver no local. Repara que até podem ter sido bichos que foram parar ao meio do oceano, depois aterraram aí e poderão estar a tentar recuperar energias antes de seguir viagem.
Pois, epá, acredito nisso, tal como o ser humano quando está em viagem, cansado e esfomeado para onde tiver de ser para se alimentar (aquela analogia que uma vez fizeste). A questão é o porquê de ser ali, que é um espaço mesmo manhoso, minúsculo e altamente movimentado, quando a algumas dezenas de metros ao lado há uma área florestal bastante grande começando no jardim urbano, com diversidade de habitat e relativamente selvagem. Se calhar esses locais também estão pejados de aves só que como é uma área muito maior estão mais dispersos e difíceis de localizar. Ali no paredão esse relvado é o único espaço verde portanto à partida só poderiam estar ali. A questão é que para aparecerem aves interessantes ali (S. cantillans especialmente, que tem pouquíssimos registos aqui) acho que até numa floreira de um terraço qualquer pode aparecer uma raridade. Enfim, é algo que de facto não imaginava. Mas depois de há uns dias ter visto aqui uma coruja-do-nabal a voar por cima de uns prédios às 13h num dia de um sol fortíssimo penso que já tudo pode acontecer
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Abr 23, 2018 3:50 pm

PNicolau escreveu:Está relacionado com o facto da migração este ano ter ficado muito atrasada com a longa época de chuvas, o que concentrou os migradores em África. Ou seja, a passagem ficou muito mais concentrada para várias espécies e os ventos de leste fortes, em particular no estreito de Gibraltar, empurraram as aves para cá. O Algarve em particular tem estado pejado mas outros locais como o Cabo Espichel ou o Carvoeiro tiveram boas quantidades nos últimos dias. Qualquer local junto à costa serve.
Só uma coisa, isso também afetou de alguma forma as flammeus?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por PNicolau Seg Abr 23, 2018 3:54 pm

Não sei como estiveram os ventos nesses dias mas diria que não.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 24, 2018 2:26 pm

Miguel,

Tenho de insistir contigo: ou mudas o nome deste tópico para algo mais genérico ou então copias os conteúdos que te interessarem para o tópico da Costa e eu apago este.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Abr 24, 2018 4:40 pm

Afinal preferi alterar o título! Hei-de voltar a utilizar o tópico da Costa para divulgar registos mas deixei de usar aquilo há uma eternidade, tenho de ver como faço.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 24, 2018 4:59 pm

sim, já vi, o novo título parece-me bem
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre passeriformes migradores Empty Re: Questão sobre passeriformes migradores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos