Pato estranho na Taboeira Aveiro
+4
PNicolau
pedro121
Paulfer
Carlos
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Pato estranho na Taboeira Aveiro
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Repescando o tópico, era importante que os registos desta espécie fossem submetidos ao CPR para se ir construindo um histórico de avistamentos.
Submeter uma categoria E faz sentido?
Não teria mais lógica o CPR passar a espécie a cat. D?
Porque é que dizes que a espécie é categoria E? O CPR não pode passar nada a coisa nenhuma não havendo nenhum registo processado, não?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Repescando o tópico, era importante que os registos desta espécie fossem submetidos ao CPR para se ir construindo um histórico de avistamentos.
Submeter uma categoria E faz sentido?
Não teria mais lógica o CPR passar a espécie a cat. D?
Porque é que dizes que a espécie é categoria E? O CPR não pode passar nada a coisa nenhuma não havendo nenhum registo processado, não?
Claro que pode! Há várias espécies que estão na categoria B com zero registos processados, e com base em quê? Evidência histórica!
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Tenho estado fora da discussão, dado que não tenho conhecimentos suficientes para me pronunciar sobre o assunto, mas agora que se fala do registo no CPR pergunto:
Devo fazer ou não o registo no CPR?
Informo também que a ave não voltou a ser vista no local, nem por mim nem por outros observadores que foram ao local no dia seguinte, nomeadamente o Samuel Patinha e o Pedro Moreira.
Nota: com certeza que já viram, mas existem dois registos desta espécie na tabela de registos não publicados do CPR.
Cumprimentos
Informo também que a ave não voltou a ser vista no local, nem por mim nem por outros observadores que foram ao local no dia seguinte, nomeadamente o Samuel Patinha e o Pedro Moreira.
Nota: com certeza que já viram, mas existem dois registos desta espécie na tabela de registos não publicados do CPR.
Cumprimentos
Carlos- Número de Mensagens : 185
Local : Aveiro
Bem visto Carlos.
E agora eu pergunto ao Pedro R. - havendo um registo dado como aceite, existe base para passar a cat. D ou não?
E agora eu pergunto ao Pedro R. - havendo um registo dado como aceite, existe base para passar a cat. D ou não?
Gonçalo Elias escreveu:Bem visto Carlos.
Aceite como sendo da espécie em causa, a questão da proveniência é outra questão que será abordada no AO11.
Carlos escreveu:
Sim, deves, e porque? porque o que está em causa não é a identificação da espécie, mas sim verificar se há um padrão para o aparecimento desta espécie em Portugal ou não.
Assim, todos os indivíduos desta espécie que não sejam comprovadamente domésticos devem ser submetidos.
Gonçalo Elias escreveu:
Claro que pode! Há várias espécies que estão na categoria B com zero registos processados, e com base em quê? Evidência histórica!
Sim, mas aí há evidencias, certo? diga-se que é para isso mesmo que serve a categoria B.
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Bem visto Carlos.
Aceite como sendo da espécie em causa, a questão da proveniência é outra questão que será abordada no AO11.
Mas se o comité concluir que é um fatelóide, isto é um cat. E, inequívoco, o registo é publicado ou simplesmente descartado?
Por outras palavras, se a malta começar a submeter fugas esses registos são analisados?
Gonçalo Elias escreveu:
Mas se o comité concluir que é um fatelóide, isto é um cat. E, inequívoco, o registo é publicado ou simplesmente descartado?
Se for comprovadamente de cativeiro, como o Branta leucopsis que surgiu este ano o registo dessa ave será publicado mas não contabilizado por ser da categoria E. portanto para efeitos práticos não irá contar para nada.
Gonçalo Elias escreveu:Por outras palavras, se a malta começar a submeter fugas esses registos são analisados?
Nim, ou seja, à vários cenários:
a) espécies que não possam ocorrer de forma natural não serão analisados
b) espécies que ocorrem ou podem ocorrer de forma natural e em que o individuo em causa seja comprovadamente de cativeiro, não serão analisados, tipo cisne-mudo em parques de cidade.
c) espécies que ocorrem ou podem ocorrer de forma natural e em que o individuo em causa sejam provavelmente de cativeiro, podem ser analisados, mas o observador será informado de que o individuo em causa aparenta ser de cativeiro, tipo ter as penas da asa cortadas, se depois o CPR decidir que efectivamente é uma fuga, será colocado na categoria E e não será contabilizado.
D) espécies que ocorrem ou podem ocorrer de forma natural e em que o individuo em causa deixe o comité na duvida sobre a origem será publicado, e colocado na categoria D
E) Espécies que ocorrem ou podem ocorrer de forma natural e em que o individuo em causa não levante questões sobre a sua origem ser selvagem será publicado e contabilizado na categoria A ou C se for caso disso.
Última edição por pedro121 em Qua maio 09, 2018 3:11 pm, editado 1 vez(es)
pedro121 escreveu:
Se for comprovadamente de cativeiro, como o Branta leucopsis que surgiu este ano o registo dessa ave será publicado mas não contabilizado por ser da categoria E. portanto para efeitos práticos não irá contar para nada.
Posso estar enganado, mas isso é uma novidade, o CPR não publicava registos E.
pedro121 escreveu:Repescando o tópico, era importante que os registos desta espécie fossem submetidos ao CPR para se ir construindo um histórico de avistamentos.
A ocorrência de indivíduos de proveniência genuína é pouco provável, mas não impossível e era importante ir acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.
Assim de repente a ave da Ponta da Erva não foi submetida, mas não sei se apareceu mais alguma.
Para ajudar:
http://www.birds.pt/recent-sightings?lang=pt
http://www.spea.pt/fotos/editor2/noticiario_ornitologico_spea_n.427.pdf
http://www.spea.pt/fotos/editor2/noticiarioornitologicospeano550.pdf
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
Fixe. É impressão minha ou a ave do Parque das Nações parece estar anilhada?
Portanto a ave da Ponta da Erva andou de 14-mar a 17-abr ao que parece.
Portanto a ave da Ponta da Erva andou de 14-mar a 17-abr ao que parece.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:
Publicava, publicava...
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:
Publicava, publicava...
depois falamos, não vale a pena agora estar a contaminar mais o tópico.
PedroSeixas escreveu:Bom dia,
PNicolau - O que analisam nessa análise isotópica ?
Não tenho os meus livros comigo e estava a tentar descobrir na net algo sobre exemplares com a ponta do bico preto serem adultos ou apenas aparecer na época de reprodução. Logo já descubro.
Concordo com o Pedro Ramalho,provavelmente 99% fuga de cativeiro.
Voltando a este tópico queria apenas informar que estava intrigado com a ponta do bico não ser preto nesta ave e pensava que seria indicativo de se tratar de um juvenil, mas tenho agora a confirmação que os juvenis já têm a ponta do bico preto desde pequenos.
Página 2 de 2 • 1, 2