NFC (Nocturnal Flight Count)
+5
HL
cardosohelder
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
9 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: NFC (Nocturnal Flight Count)
Samuel Patinha escreveu:Paulo Alves escreveu:A partir da meia noite o resultado foi este:
Emberiza hortulana às 4h59 https://www.xeno-canto.org/433144
Costumas ter muitas hortulanas por aí ou estão só a migrar?
Vou registando amiúde a espécie na minha zona, tenho um ou outro registo em Mação de aves em migração.
Também no concelho do Gavião.
Curiosamente este é o meu primeiro registo para o concelho de Abrantes.
Muitas hortulanas não de certeza. Mesmo em migração serão incomuns presumo
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Ok, sendo assim faz mais sentidoPaulo Alves escreveu:Samuel Patinha escreveu:Paulo Alves escreveu:A partir da meia noite o resultado foi este:
Emberiza hortulana às 4h59 https://www.xeno-canto.org/433144
Costumas ter muitas hortulanas por aí ou estão só a migrar?
Vou registando amiúde a espécie na minha zona, tenho um ou outro registo em Mação de aves em migração.
Também no concelho do Gavião.
Curiosamente este é o meu primeiro registo para o concelho de Abrantes.
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
PNicolau escreveu:Muitas hortulanas não de certeza. Mesmo em migração serão incomuns presumo
Pois, ou os poucos registos reflexo da falta de prospeção? Pode ser que a gravação noturna nos dê algumas respostas.
https://soundapproach.co.uk/things-go-plik-night-part-one/
https://soundapproach.co.uk/things-go-plik-night-part-two/
Enviado pelo Topic'it
Links:
SoundApproach
Secção dedicada aos Night Flight Calls.
Este também é muito interessante: Flight Calls of Migratory Birds
SoundApproach
Secção dedicada aos Night Flight Calls.
Este também é muito interessante: Flight Calls of Migratory Birds
Esta madrugada não foi muito produtiva em flight calls.
Apenas uma hortulana às 2h47:
https://www.xeno-canto.org/433315
Apenas uma hortulana às 2h47:
https://www.xeno-canto.org/433315
temos de mudar o nome da hortulana para "escrevedeira-comum"
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25660
Gonçalo Elias escreveu:temos de mudar o nome da hortulana para "escrevedeira-comum" What a Face
Não sei como costuma ser por estas bandas mas nestes dias só não é a mais comum porque há o trigueirão x)
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Gonçalo Elias escreveu:temos de mudar o nome da hortulana para "escrevedeira-comum"
E se for antes para Escrevedeira-doméstica? lol
Bom, esta madrugada algo se passou lá fora.
Ouvindo as gravações só consigo imaginar um grupo de hortulanas pousadas no telhado do vizinho ou algo que o valha...
Na gravação das 5:02 são audíveis os diferentes calls da Sombria (e o vizinho de cima a tossir...).
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S48351813
Algumas surpresas no dia 25 de Outubro:
Lista
Um Ixobrychus às 2 da manhã e uma hortulana por volta das 6.
Lista
Os Erithacus e os T. philomelos não poderão ser aves locais? Ou o chamamento de migração é distintivo?
Paulo Alves escreveu:Algumas surpresas no dia 25 de Outubro:
Lista
Muito porreiro olha chegaste a perceber que era aquele som que colocaste nas ids?
Gonçalo Elias escreveu:Os Erithacus e os T. philomelos não poderão ser aves locais? Ou o chamamento de migração é distintivo?
Ambas as aves têm um flight call (que é o das gravações do Paulo) que podem fazer quando estão pousadas mas de noite os turdídeos tem mais o hábito de cantar. E além disso, porque fariam um único chamamento? E consegues perceber se aves estão ou não a voar...
Respondi no post respectivo.João Tomás escreveu:olha chegaste a perceber que era aquele som que colocaste nas ids?
Gonçalo Elias escreveu:Os Erithacus e os T. philomelos não poderão ser aves locais? Ou o chamamento de migração é distintivo?
João Tomás escreveu:Ambas as aves têm um flight call (que é o das gravações do Paulo) que podem fazer quando estão pousadas mas de noite os turdídeos tem mais o hábito de cantar. E além disso, porque fariam um único chamamento? E consegues perceber se aves estão ou não a voar...
Exacto, considerarei aves locais aquelas que estiverem a cantar, ou o chamamento "tic tic" do Pisco, por exemplo.
Nos casos apresentados na lista são chamamentos comuns em voo e principalmente aqueles que se ouvem de noite, em migração.
Uma nota, a gravação nocturna pode originar erros de contagem (as aves podem andar às voltas em zonas urbanas, atraídas pelas luzes, etc...) por isso tento ser conservador nas contagens de indivíduos em relação ao número de calls gravados.
Paulos Alves escreveu:Exacto, considerarei aves locais aquelas que estiverem a cantar, ou o chamamento "tic tic" do Pisco, por exemplo.
Nos casos apresentados na lista são chamamentos comuns em voo e principalmente aqueles que se ouvem de noite, em migração.
Pois. É comum ouvir-se ambas as espécies com as vocalizações de flight call durante o dia e pousadas, agora de noite nunca ouvi (fora da migração).
João Tomás escreveu:Ambas as aves têm um flight call (que é o das gravações do Paulo) que podem fazer quando estão pousadas mas de noite os turdídeos tem mais o hábito de cantar. E além disso, porque fariam um único chamamento? E consegues perceber se aves estão ou não a voar...
Creio (posso estar enganado) que nenhum dos nossos turdídeos canta de noite, excepto se houver luz artificial nas imediações.
Quando perguntei se podiam ser aves locais, eu estava a pensar em bichos a fugir de uma árvore para outra, por exemplo.
João Tomás escreveu:Paulos Alves escreveu:Exacto, considerarei aves locais aquelas que estiverem a cantar, ou o chamamento "tic tic" do Pisco, por exemplo.
Pois. É comum ouvir-se ambas as espécies com as vocalizações de flight call durante o dia e pousadas, agora de noite nunca ouvi (fora da migração).
@Paulo: o local onde fazes as gravações tem algum tipo de luz artificial?
Gonçalo Elias escreveu:Creio (posso estar enganado) que nenhum dos nossos turdídeos canta de noite, excepto se houver luz artificial nas imediações.
Quando perguntei se podiam ser aves locais, eu estava a pensar em bichos a fugir de uma árvore para outra, por exemplo.
Gonçalo Elias escreveu:@Paulo: o local onde fazes as gravações tem algum tipo de luz artificial?
Era muito tordo a voar de árvore em árvore a meio da noite...
Mais a sério, sim o local onde gravo tem luz artificial, mas não suporta uma população invernante de Tordos. Por isso é fácil de assumir que estão de passagem.
Quanto a Rabirruivos, Piscos e semelhantes a história é outra, no entanto, é fácil de perceber se a ave estava em voo pela gravação e pela frequência com que o som é gravado.
Se o "siii" do Pisco se repetisse ao longo de um largo período de tempo com segundos de intervalo assumiria que era uma ave às voltas, ou até pousada. Mas trata-se de um único call.
Gonçalo Elias escreveu:Creio (posso estar enganado) que nenhum dos nossos turdídeos canta de noite, excepto se houver luz artificial nas imediações.
Sim, quando falava da noite era com alguma iluminação
O MR alertou-me para a possibilidade de uma noite excelente para tordos mais logo. Vou deixar o gravador lá fora!
Paulo Alves escreveu:O MR alertou-me para a possibilidade de uma noite excelente para tordos mais logo. Vou deixar o gravador lá fora!
E já agora o que é uma boa noite para migração de tordos?
Vou estar atento também!
João Tomás escreveu:E já agora o que é uma boa noite para migração de tordos?
Em vez de 400 contas 4000?!
Enviado pelo Topic'it
Paulo Alves escreveu:Em vez de 400 contas 4000?! 😉
Enviado pelo Topic'it
Se houver lá no meio um pilaris e um torquatus era espectacular ehehehe
Tenho algumas dúvidas em relação a esta matéria e como resido a 1000m das salinas e ribeira do almargem, 1500m das salinas do forte do rato, julgo estar numa zona potencialmente boa e quero ver se consigo gravar alguma coisa. Esta noite em termos de brincadeira deixei o gravador (chinês barato) que ofereci ao meu miúdo a trabalhar até perto das 07h00. Esta noite vou fazer outras experiências mas mais a sério.
Por volta das 04H50 começam os galos das quintas aqui de perto, às 05h53 tenho o primeiro melro e às 06h04m tenho um registo que não sei o que é.
https://soundcloud.com/nelson-conceicao-195426735/201908150604-id-nfc/s-rOMBi
Segundo li e espero não ter interpretado mal os registos NFC devem ser feitos no crepúsculo astronómico (ebird), mas no https://www.trektellen.nl/static/doc/Protocol_for_standardised_nocturnal_flight_call_monitoring_v01.pdf diz que devem ser feitos no crepúsculo civil.
Qual a vossa opinião acerca desta matéria. E já agora sabendo eu que este não o local para ID's alguem me pode dizer o que foi que gravei?
Por volta das 04H50 começam os galos das quintas aqui de perto, às 05h53 tenho o primeiro melro e às 06h04m tenho um registo que não sei o que é.
https://soundcloud.com/nelson-conceicao-195426735/201908150604-id-nfc/s-rOMBi
Segundo li e espero não ter interpretado mal os registos NFC devem ser feitos no crepúsculo astronómico (ebird), mas no https://www.trektellen.nl/static/doc/Protocol_for_standardised_nocturnal_flight_call_monitoring_v01.pdf diz que devem ser feitos no crepúsculo civil.
Qual a vossa opinião acerca desta matéria. E já agora sabendo eu que este não o local para ID's alguem me pode dizer o que foi que gravei?
nfpconceicao- Número de Mensagens : 219
Local : Luz de Tavira
O call parece ser de uma límicola, alcaravão talvez... o corte parece-me muito justo, não há mais chamamentos antes/depois deste?
Quanto ao crepúsculo astronómico/civil, realmente vai depender do protocolo que estejas a seguir (ou o Trektellen ou o do ebird). Quando faço, sigo o protocolo do trektellen, por várias razões, mas principalmente por uma razão de facilitismo (em termos de horários).
Quanto ao crepúsculo astronómico/civil, realmente vai depender do protocolo que estejas a seguir (ou o Trektellen ou o do ebird). Quando faço, sigo o protocolo do trektellen, por várias razões, mas principalmente por uma razão de facilitismo (em termos de horários).
Só fez aquele call.
nfpconceicao- Número de Mensagens : 219
Local : Luz de Tavira
Página 2 de 3 • 1, 2, 3