Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Locais em portugal Continental para observar estas aves..

3 participantes

Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por João Dias Dom Out 21, 2007 5:35 am

Ola, alguém me sabe dizer um lugar favorável para ver estas espécies (descritas aqui em baixo) em Lisboa/Cascais?

E já agora estas espécies existem em Portugal: Trepadeira dos muros, o quebra - nozes e o Ampelis (tagarela-europeu)?

Lista:
Chapins
Trepadeiras
Pica-paus
Esturninhos
Diversas aves de rapina
bico grossudo, Cruza-bico, pintarroxo e outras especies de fringilideos


Obrigado

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Trepadeira-dos-muros

Mensagem por cdromai Dom Out 21, 2007 5:42 am

Olá!

Eu vi a trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) o 4 de Dezembro de 2005 em Miranda do Douro. Sei que há mais registos publicados no Anuário Ornitológico da SPEA: http://www.spea.pt/index.php?op=anuario#0

Cumprimentos,
Cosme Damián
cdromai
cdromai

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Re: Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por João Dias Dom Out 21, 2007 6:11 am

cdromai escreveu:Olá!

Eu vi a trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) o 4 de Dezembro de 2005 em Miranda do Douro. Sei que há mais registos publicados no Anuário Ornitológico da SPEA: http://www.spea.pt/index.php?op=anuario#0

Cumprimentos,
Cosme Damián

E uma ave muito rara mas nos livros e na net diziam que nao havia em Portugal também o livro que possuo já esta um bocado desactualizado.

Obrigado

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Re: Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 21, 2007 8:19 am

Olá joao,

Aqui vão algumas pistas sobre as aves que perguntas


joao.macarrony escreveu:Ola, alguém me sabe dizer um lugar favorável para ver estas espécies (descritas aqui em baixo) em Lisboa/Cascais?

Chapins - são relativamente comuns nos jardins públicos de Lisboa e arredores, Tapada da Ajuda por exemplo
Trepadeiras - trepadeira-comum existe nos mesmos locais dos chapins
Pica-paus - na serra de Sintra
Esturninhos - ocorre actualmente na cidade de Lisboa e também nos arredores; em novembro e dezembro há um grande dormitório de estorninho-malhado no Cais do Sodré
Diversas aves de rapina - em lisboa podes ver peneireiro, falcão-peregrino e buteo; procura junto aos pilares da ponte vasco da gama
bico grossudo, Cruza-bico, pintarroxo e outras especies de fringilideos - em Lisboa e arredores encontras pintassilgos, chamarizes e verdilhões, os outros são mais raros.


Obrigado


joao.macarrony escreveu:E já agora estas espécies existem em Portugal: Trepadeira dos muros, o quebra - nozes e o Ampelis (tagarela-europeu)?

Trepadeira dos muros é muito rara mas existem registos em Sintra (Praia da Ursa), Marvão (Castelo), Serra de Aire e Marão. Pessoalmente só via espécie uma vez, na Barragem de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), onde foi vista vários Invernos consecutivos.

Quebra-nozes é acidental, julgo que só existe um registo de 1964.

Tagarela nunca foi registado em estado selvagem, mas existem casos ed aves engaioladas cuja proveniência desconheço.

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Re: Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por João Dias Dom Out 21, 2007 12:15 pm

[quote="Gonçalo Elias"]Olá joao,

Aqui vão algumas pistas sobre as aves que perguntas


joao.macarrony escreveu:Ola, alguém me sabe dizer um lugar favorável para ver estas espécies (descritas aqui em baixo) em Lisboa/Cascais?

Chapins - são relativamente comuns nos jardins públicos de Lisboa e arredores, Tapada da Ajuda por exemplo
Trepadeiras - trepadeira-comum existe nos mesmos locais dos chapins
Pica-paus - na serra de Sintra
Esturninhos - ocorre actualmente na cidade de Lisboa e também nos arredores; em novembro e dezembro há um grande dormitório de estorninho-malhado no Cais do Sodré
Diversas aves de rapina - em lisboa podes ver peneireiro, falcão-peregrino e buteo; procura junto aos pilares da ponte vasco da gama
bico grossudo, Cruza-bico, pintarroxo e outras especies de fringilideos - em Lisboa e arredores encontras pintassilgos, chamarizes e verdilhões, os outros são mais raros.


Obrigado


joao.macarrony escreveu:E já agora estas espécies existem em Portugal: Trepadeira dos muros, o quebra - nozes e o Ampelis (tagarela-europeu)?C

Trepadeira dos muros é muito rara mas existem registos em Sintra (Praia da Ursa), Marvão (Castelo), Serra de Aire e Marão. Pessoalmente só via espécie uma vez, na Barragem de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), onde foi vista vários Invernos consecutivos.

Quebra-nozes é acidental, julgo que só existe um registo de 1964.

Tagarela nunca foi registado em estado selvagem, mas existem casos ed aves engaioladas cuja proveniência desconheço.

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Gonçalo

Muito obrigado pela resposta eu ja fui muitas vezes ma serra de sintra e nunca encontrei pica-paus Rolling Eyes Rolling Eyes


Obrigado

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Re: Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 21, 2007 1:08 pm

joao.macarrony escreveu:Muito obrigado pela resposta eu ja fui muitas vezes ma serra de sintra e nunca encontrei pica-paus Rolling Eyes Rolling Eyes

Os pica-paus não são fáceis de observar, porque são tímidos e se escondem no arvoredo.

Sugiro que comeces por aprender os chamamentos destas espécies, pois assim consegues localizá-los, assim é mais fácil saberes onde estão para ires à procura deles.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Locais em portugal Continental para observar estas aves.. Empty Re: Locais em portugal Continental para observar estas aves..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos