Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alertas para Portugal continental

+7
Lars Gonçalves
pedrocardia
PNicolau
pedro121
João Tomás
Gonçalo Elias
Pedro Fernandes
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Alertas para Portugal continental

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Mar 24, 2017 5:16 pm

Olá a todos,

Foi criado um alerta de raridades para Portugal continental— excluindo não só raridades insulares como também raridades regionais continentais. A instalação do alerta no eBird ainda está por concluir, mas o alerta já se encontra a funcionar e disponível através do seguinte link:

http://ebird.org/ebird/alert/summary?sid=SN52518&sortBy=obsDt&o=desc

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 24, 2017 5:48 pm

Excelentes notícias!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por João Tomás Sex Mar 24, 2017 6:11 pm

Que excelente invenção Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 2:02 am

Muito bom mesmo!!!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 3:40 am

Só para elaborar mais um pouco, este novo alerta funciona de modo diferente dos alertas já existentes.

Enquanto os actualmente existentes se baseiam no valor da espécie nos filtros, e sempre que uma espécie tiver valor zero no filtro dispara o alerta, este funciona com base numa lista de espécies, em que se aparecer alguma faz accionar o alarme.

Isto permite fazer um sistema de alertas para Portugal continental em que não aparecem as fugas de cativeiro (optou-se por manter o cisne-mudo e a tadorna ferruginea) e mais importante não aparecem as raridades locais e as chegadas precoces bem como os registos tardios.

Só são emitidos alertas para as espécies efectivamente raras, mas não é perfeito, é um compromisso, espécies muito escassas como o falcão-da-rainha ficaram de fora, mas algumas espécies muito comuns em cativeiro como o cisne-mudo ficaram incluídas.

Isto para dizer que o sistema em si parece-me bom, mas com o funcionamento podem ser necessários ajustes na lista de espécies.

A lista de espécies que serve de base ao alerta é muito abrangente com 734 taxa, tendo em conta que em Portugal apareceram até agora menos de 170 taxas raros é improvável que apareça 1 que não esteja na lista. Mas não é impossível. Smile





pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por João Tomás Sáb Mar 25, 2017 3:49 am

pedro121 escreveu:Só para elaborar mais um pouco, este novo alerta funciona de modo diferente dos alertas já existentes.

Enquanto os actualmente existentes se baseiam no valor da espécie nos filtros, e sempre que uma espécie tiver valor zero no filtro dispara o alerta, este funciona com base numa lista de espécies, em que se aparecer alguma faz accionar o alarme.

Isto permite fazer um sistema de alertas para Portugal continental em que não aparecem as fugas de cativeiro (optou-se por manter o cisne-mudo e a tadorna ferruginea) e mais importante não aparecem as raridades locais e as chegadas precoces bem como os registos tardios.

Só são emitidos alertas para as espécies efectivamente raras, mas não é perfeito, é um compromisso, espécies muito escassas como o falcão-da-rainha ficaram de fora, mas algumas espécies muito comuns em cativeiro como o cisne-mudo ficaram incluídas.

Isto para dizer que o sistema em si parece-me bom, mas com o funcionamento podem ser necessários ajustes na lista de espécies.

A lista de espécies que serve de base ao alerta é muito abrangente com 734 taxa, tendo em conta que em Portugal apareceram até agora menos de 170 taxas raros é improvável que apareça 1 que não esteja na lista. Mas não é impossível. Smile

Obrigado pela explicação Pedro. Agora sim, é um sistema de alerta de raridades Smile mas é de facto uma grande inovação.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 3:57 am

pedro121 escreveu:
Só são emitidos alertas para as espécies efectivamente raras, mas não é perfeito, é um compromisso, espécies muito escassas como o falcão-da-rainha ficaram de fora, mas algumas espécies muito comuns em cativeiro como o cisne-mudo ficaram incluídas.

pelo que percebi, são gerados alertas para raridades administrativas, é isso?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 5:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
pelo que percebi, são gerados alertas para raridades administrativas, é isso?

Sim, para espécies como mobelha-grande, larus argentatus etc, elas são raridades administrativas mas são raras, do mesmo modo está incluída a felosa-palida que não sendo uma raridade é mais rara que algumas.

Volto a dizer que o sistema não é perfeito e nem nunca será, as divisões são artificiais, e espécies que ficam do lado "errado" da linha divisória podem ter mais interesse que espécies que estejam no lado "certo".

Mas esse grupo de espécies é diminuto. Smile Smile

São o que eu chamo de espécies com interesse, espécies escassas, ou raras com muitos registos ou muito difíceis de ver que tecnicamente não são raridades nalguns casos nem raras são mas que tem interesse para os observadores que recebem o alerta.

Exemplos: Abetouro, Franga-de-agua-grande, falcão-da-rainha, felosa-palida, narceja-galega, Larus argentatus, mobelha-grandes, zarro-bastardo, vários taxa a nível de subespécie, enfim, aquelas aves que não sendo raridades são espécies em que pode haver interesse por parte dos observadores em irem sabendo de noticias.

De qualquer modo se um dia houver um consenso sobre quais as espécies de interesse que devem estar e as que não devem estar pode-se mudar.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 6:17 am

A partir do momento em que tu próprio admites que estão do lado errado, porque é que não se mudam já?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 6:26 am

Gonçalo Elias escreveu:A partir do momento em que tu próprio admites que estão do lado errado, porque é que não se mudam já?

LOL, eu não admiti nada, onde é que leste isso? (aparte eu sei onde leste, mas é figurativo não literal)

Havendo uma linha divisória vai haver dois lados, neste caso num dos lados ficam as espécies para as quais serão emitidos os avisos e no outro para as espécies para os quais não serão admitidos avisos.

Simples, não?

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 6:32 am

pedro121 escreveu:LOL, eu não admiti nada, onde é que leste isso? (aparte eu sei onde leste, mas é figurativo não literal)

Li aqui:
pedro121 escreveu:espécies que ficam do lado "errado" da linha divisória podem ter mais interesse que espécies que estejam no lado "certo".

Eu percebi que é figurativo, o que não percebi foi isto:

pedro121 escreveu:Havendo uma linha divisória vai haver dois lados, neste caso num dos lados ficam as espécies para as quais serão emitidos os avisos e no outro para as espécies para os quais  não serão admitidos avisos.

Porque é que a linha divisória não foi desde já ajustada para incluir essas espécies que tu próprio mencionas como tendo interesse?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 6:45 am

[quote="Gonçalo Elias"]
pedro121 escreveu:LOL, eu não admiti nada, onde é que leste isso? (aparte eu sei onde leste, mas é figurativo não literal)

Li aqui:
pedro121 escreveu:
Porque é que a linha divisória não foi desde já ajustada para incluir essas espécies que tu próprio mencionas como tendo interesse?

Porque algumas estão incluídas e outras não, ou seja já foi feito.

Pode é haver necessidade de alterar as coisas no futuro porque o interesse é relativo e muda.

Gaivota-de-bico-fino já teve interesse, etc...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 6:50 am

pedro121 escreveu:Porque algumas estão incluídas e outras não, ou seja já foi feito.

Mas pelo que percebi o critério foi discricionário uma vez que foram incluídas algumas não raridades...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 6:52 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Porque algumas estão incluídas e outras não, ou seja já foi feito.

Mas pelo que percebi o critério foi discricionário uma vez que foram incluídas algumas não raridades...

Sim, 3.

Felosa (menos de 1 registo por ano), Gaivota-de-bico-riscado e claro a minha preferida... Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 6:54 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Porque algumas estão incluídas e outras não, ou seja já foi feito.

Mas pelo que percebi o critério foi discricionário uma vez que foram incluídas algumas não raridades...

Sim, 3.

Felosa (menos de 1 registo por ano), Gaivota-de-bico-riscado e claro a minha preferida... Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta Very Happy Very Happy

Exacto, e continuo sem perceber porque é que as outras (que referiste) foram deixadas de fora.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 7:17 am

Gonçalo Elias escreveu:
Exacto, e continuo sem perceber porque é que as outras (que referiste) foram deixadas de fora.

Quais outras? diz exemplos?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 7:21 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Exacto, e continuo sem perceber porque é que as outras (que referiste) foram deixadas de fora.

Quais outras? diz exemplos?

Mas tu já as mencionaste acima!

pedro121 escreveu:
Exemplos: Abetouro, Franga-de-agua-grande, falcão-da-rainha, felosa-palida, narceja-galega, Larus argentatus, mobelha-grandes, zarro-bastardo, vários taxa a nível de subespécie, enfim, aquelas aves que não sendo raridades são espécies em que pode haver interesse por parte dos observadores em irem sabendo de noticias.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 7:23 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Exacto, e continuo sem perceber porque é que as outras (que referiste) foram deixadas de fora.

Quais outras? diz exemplos?

Mas tu já as mencionaste acima!

pedro121 escreveu:
Exemplos: Abetouro, Franga-de-agua-grande, falcão-da-rainha, felosa-palida, narceja-galega, Larus argentatus, mobelha-grandes, zarro-bastardo, vários taxa a nível de subespécie, enfim, aquelas aves que não sendo raridades são espécies em que pode haver interesse por parte dos observadores em irem sabendo de noticias.

Humm, parece que está a haver uma falha de comunicação.

Felosa-palida está
Larus argentatus está
Mobelha-grande está
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por PNicolau Sáb Mar 25, 2017 7:54 am

Falcão-da-rainha e Franga-d'água-grande na minha opinião deviam estar.
São objectivamente muito mais raros do que Larus argentatus ou Gavia immer.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 8:30 am

Estive a pensar um bocado no que seria um bom critério para inclusão de espécies nestes alertas e ocorreu-me que o seguinte critério seria bastante ajustado:

o alerta deve ser gerado para todas as espécies que um observador dificilmente vai conseguir encontrar sozinho

Elaborando um pouco. Imaginemos que eu quero fazer um Big Year (não, não estou a fazer Very Happy ).

Eu vou planear as minhas visitas e nesse planeamento eu sei que há espécies que mesmo não sendo comuns eu sei perfeitamente onde devo ir para as encontrar, por exemplo:
- Larus genei em Tavira ou Castro Marim
- Asio flammeus no Tejo
- Apus caffer na Mina de São Domingos
- Aquila adalberti em Castro Verde
- Turdus pilaris na serra da Estrela.
Em todos estes casos, a probabilidade de ver as espécies nos locais indicados (na época própria) é grande e se não conseguir à primeira tentativa, consigo à segunda ou à terceira.

Mas depois há um conjunto de espécies que não são raridades (formais) mas em que eu só por acaso vou tropeçar nelas. Alguns exemplos:
- Botaurus stellaris é um exemplo típico - posso ir trinta dias seguidos ao Tejo à procura de um Botaurus e não conseguir ver nenhum e nesse caso dava-me jeito saber se aparecer um no Sado ou no Mondego.
- Falco eleonorae é outro exemplo que se ajusta, se andar um em Sagres ou no Espichel dava-me jeito saber, caso contrário é muito fácil terminar o ano sem ver um
- Oceanodroma leucorhoa, este é ainda mais flagrante, no ano passado não apareceu um único em Portugal Continental? Se estivesse a haver uma boa passagem deles no Cabo Raso (ou se entrassem uns quantos pela lagoa de Óbidos, lol), era interessante receber essa informação sob a forma de alerta.
- Aythya marila é mais um caso de uma espécie em que eu dificilmente vou ver um se não souber onde está
Poderia dar mais exemplos, mas creio que estes ilustram bem o meu ponto.

Creio que uma abordagem deste tipo se ajustaria bastante àquilo que se pretende com este tipo de alerta.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por PNicolau Sáb Mar 25, 2017 9:07 am

Todas essas espécies para mim deviam estar no filtro.
Papagaio-do-mar e airo até certo ponto também, mas talvez sejam mais debatíveis.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 9:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Estive a pensar um bocado no que seria um bom critério para inclusão de espécies nestes alertas e ocorreu-me que o seguinte critério seria bastante ajustado:

o alerta deve ser gerado para todas as espécies que um observador dificilmente vai conseguir encontrar sozinho

Elaborando um pouco. Imaginemos que eu quero fazer um Big Year (não, não estou a fazer Very Happy ).

Eu vou planear as minhas visitas e nesse planeamento eu sei que há espécies que mesmo não sendo comuns eu sei perfeitamente onde devo ir para as encontrar, por exemplo:.

Convem lembrar que há mais alertas...

Obviamente que quem fizer um big year não precisa deste para nada!!

O alerta que vai usar é o precisa para portugal anual não o raridades, e depois a função alvo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 9:44 am

PNicolau escreveu:Todas essas espécies para mim deviam estar no filtro.
Papagaio-do-mar e airo até certo ponto também, mas talvez sejam mais debatíveis.

Se tens múltiplas ferramentas à tua disposição, não usas uma para todas as funções, usas as ferramentas adequadas a cada função....
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 25, 2017 9:50 am

Sim eu sei disso (aliás já estava à espera que apresentasses essa sugestão Smile ) mas se eu meter o "needs" anual e não tiver visto Emberiza cia, por exemplo, vou estar a receber diariamente um alerta de Emberiza cia. Não era bem essa a ideia...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 25, 2017 10:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Sim eu sei disso (aliás já estava à espera que apresentasses essa sugestão Smile ) mas se eu meter o "needs" anual e não tiver visto Emberiza cia, por exemplo, vou estar a receber diariamente um alerta de Emberiza cia. Não era bem essa a ideia...

Não vais receber diariamente, não são vistas diariamente, mas sim, nas primeiras 72 horas vais receber 3 emails bem cheios, mas havendo raridades, ao fim de 4 dias já vais estar acima das 150e com quase todas as residentes/invernantes comuns vistas.

Ao fim da 1ª semana vais estar quase limpo ou seja sem aves para ver, desde que haja raridades para ires ao Algarve, depois a partir dai é ir gerindo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alertas para Portugal continental Empty Re: Alertas para Portugal continental

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos