Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

argentatus?

+3
Gilberto Pinelas
pedro121
nuno dosantos
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

argentatus? Empty argentatus?

Mensagem por nuno dosantos Ter Dez 04, 2018 11:24 am

Hoje, Portimão
argentatus? Dsc_1011
argentatus? Dsc_1010
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720
Local : Portimão

Ir para o topo Ir para baixo

argentatus? Empty Re: argentatus?

Mensagem por pedro121 Ter Dez 04, 2018 12:32 pm

Micha? lol, a serio não sei, mas o meu palpite é micha 2º inverno, com uma muda estranha
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por nuno dosantos Ter Dez 04, 2018 1:08 pm

pedro121 escreveu:Micha? lol, a serio não sei, mas o meu palpite é micha 2º inverno, com uma muda estranha
Ok Pedro, obrigado
nuno dosantos
nuno dosantos

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Dez 05, 2018 7:35 am

Sim, argentatus.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Dez 05, 2018 9:10 am

Gilberto, podes fundamentar? Com isto não digo que é ou não é, porque na realidade não sei Smile

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 05, 2018 9:35 am

Com aquelas coberturas e terciárias eu não me atravesso. Nem sequer percebo se é um bicho deste ano ou de 2017...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Dez 05, 2018 10:55 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Gilberto, podes fundamentar? Com isto não digo que é ou não é, porque na realidade não sei Smile

Desta vez não irei aprofundar a minha opinião, Tiago. Não é porque não soubesse fazê-lo ou porque não mereças a minha atenção, mas estou um bocado cansado disto… No entanto, também seria indelicadeza da minha parte se não dissesse nada e, então, deixo-te um link para leres um bocadinho e um par de fotos para comparares e para perceberes porque se trata realmente de um 1 cy de “Larus argentatus”, quase a entrar no 2 cy. Está tudo aqui.

http://www.gull-research.org/

argentatus? 38A4187

argentatus? 6521836097-86e8c18a96-ohandsome boy names 2017

Ah, e espero que os teus/outros estudos estejam a correr de feição. Isso é que interessa!

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por nuno dosantos Qua Dez 05, 2018 11:06 am

Obrigado Gilberto e Helder, já agora deixo mais uma gaivota que me chamou a atenção no mesmo dia.
argentatus? Dsc_1012
nuno dosantos
nuno dosantos

Mensagem por pedro121 Qua Dez 05, 2018 12:14 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Sim, argentatus.

E porque não? é possivel
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Dez 05, 2018 12:16 pm

nuno dosantos escreveu:Obrigado Gilberto e Helder, já agora deixo mais uma gaivota que me chamou a atenção no mesmo dia.

Tens que tirar mais fotos em voo, mas eu vou tendencialmente concordar que pode ser.
pedro121
pedro121

Mensagem por nuno dosantos Qua Dez 05, 2018 1:37 pm

Eu sei Pedro está dentro das regras, mas desta vez não deu para mais fotos.
Obrigado
nuno dosantos
nuno dosantos

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Dez 05, 2018 1:50 pm

A segunda tem muito bom aspeto

Tiago Pina Guerreiro

Mensagem por PNicolau Qui Dez 06, 2018 5:57 am

Eu também acho que a primeira pode ser argentatus.
E a segunda não parece mal.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por nuno dosantos Qui Dez 06, 2018 12:14 pm

Obrigado Pedro Nicolau
Mais um ano ou dois e já começo a identificar estes bichos no campo sem ajuda Very Happy Very Happy Very Happy
nuno dosantos
nuno dosantos

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qui Dez 06, 2018 3:35 pm

Normalmente são as que nos chamam à atenção, mas nem sempre! Devem passar muitos juvenis despercebidos, e ao contrário, há muitas michas e fuscus manhosas Smile

Tiago Pina Guerreiro

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 06, 2018 4:37 pm

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Normalmente são as que nos chamam à atenção, mas nem sempre! Devem passar muitos juvenis despercebidos, e ao contrário, há muitas michas e fuscus manhosas Smile

Muito bem, resumiste perfeitamente a “guerra” que é encontrar, e identificar, juvenis/imaturos de argentatus no meio de um bando misto.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por nuno dosantos Qui Dez 06, 2018 5:42 pm

Helder Vieira escreveu:
Tiago Pina Guerreiro escreveu:Normalmente são as que nos chamam à atenção, mas nem sempre! Devem passar muitos juvenis despercebidos, e ao contrário, há muitas michas e fuscus manhosas Smile

Muito bem, resumiste perfeitamente a “guerra” que é encontrar, e identificar, juvenis/imaturos de argentatus no meio de um bando misto.
Ora...
nuno dosantos
nuno dosantos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Dez 09, 2018 10:57 am

Aproveitando este tópico, e porque ainda sinto alguma dificuldade com as argentatus de 1º Inverno, aproveito para vos perguntar quais as características que normalmente são mais seguras, na vossa opinião: terciárias? grandes coberturas? escapulares? um misto de tudo isto?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Mensagem por pedro121 Dom Dez 09, 2018 11:48 am

Gonçalo Elias escreveu:Aproveitando este tópico, e porque ainda sinto alguma dificuldade com as argentatus de 1º Inverno, aproveito para vos perguntar quais as características que normalmente são mais seguras, na vossa opinião: terciárias? grandes coberturas? escapulares? um misto de tudo isto?

cor, estrutura, janela, cauda
pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Dom Dez 09, 2018 11:51 am

Gonçalo Elias escreveu:Aproveitando este tópico, e porque ainda sinto alguma dificuldade com as argentatus de 1º Inverno, aproveito para vos perguntar quais as características que normalmente são mais seguras, na vossa opinião: terciárias? grandes coberturas? escapulares? um misto de tudo isto?

Eu procuro encontrar um misto de características, entre elas algumas que referiste. Terciárias com recortes a fazer lembrar "folhas de carvalho", com centros menos pretos; grandes coberturas tipo "teclas de piano", cor branco-preto alternada; cabeça mais arredondada; bico com ângulo gônico menos pronunciado; projecção primária mais curta; janela das primárias visível em voo... verdade seja dita que algumas destas características nem sempre aparecem em argentatus, ou então também podem surgir em michahellis.

O que procuras nas escapulares? Nestas penas ainda não percebi muito bem o que procurar... a questão das "âncoras" ainda não percebi muito bem.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Dez 09, 2018 11:52 am

Obrigado a ambos. Eu já andei a estudar o gull research sobre este assunto, mas como as argentatus são francamente raras nestas latitudes quase-magrebinas, tenho de me ir contentando com a teoria...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Helder Vieira Dom Dez 09, 2018 11:57 am

Por acaso a cauda esqueço-me muitas vezes de checkar, como os bichos levantam voo já é uma guerra para tentar segui-los (não perdê-los!) no meio de um bando, e tentar olhar para a janela. O bico também tenho ideia que pode ficar com a base mais pálida no final do 1º inverno.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Dez 17, 2018 10:23 am

Helder Vieira escreveu:

Eu procuro encontrar um misto de características, entre elas algumas que referiste. Terciárias com recortes a fazer lembrar "folhas de carvalho", com centros menos pretos; grandes coberturas tipo "teclas de piano", cor branco-preto alternada; cabeça mais arredondada; bico com ângulo gônico menos pronunciado; projecção primária mais curta; janela das primárias visível em voo... verdade seja dita que algumas destas características nem sempre aparecem em argentatus, ou então também podem surgir em michahellis.

O que procuras nas escapulares? Nestas penas ainda não percebi muito bem o que procurar... a questão das "âncoras" ainda não percebi muito bem.

Aqui, só uma pequena correção: nas grandes coberturas da asa em “argentatus”, o padrão não é designado como “tecla de piano”, isto aplica-se mais às “michahellis”, mas sim “tecla de piano/chave”, ou seja: o tal recorte do núcleo da pena pode começar na sua base sem entalhe, mas á medida que o núcleo se estende para a extremidade da mesma, este é entalhado e ou recortado como diz e muito bem o Hélder, tipo “folha de carvalho”. Ás vezes o entalhe é tão acentuado que o núcleo é seccionado e é formado apenas por um conjunto de losangos e ou triângulos encostados.

De grosso modo, nas escapulares procuramos também e essencialmente tons e padrões de penas frescas associado ás mudas. Em “argentatus”, eximindo alguns padrões de cor escura que algumas aves também apresentam, revelam-se tons mais acastanhados, amendoados, com núcleos mais claros/pálidos, ao invés das “michahellis” que apresentam normalmente tons mais escuros onde predominam os cinzentos e o preto.

As âncoras podem ser comuns, tanto em “argentatus” como em “michahellis”, sendo nestas uma característica mais associada á espécie…
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 17, 2018 11:22 am

Gilberto Pinelas escreveu:Aqui, só uma pequena correção: nas grandes coberturas da asa em “argentatus”, o padrão não é designado como “tecla de piano”, isto aplica-se mais às “michahellis”, mas sim “tecla de piano/chave”, ou seja: o tal recorte do núcleo da pena pode começar na sua base sem entalhe, mas á medida que o núcleo se estende para a extremidade da mesma, este é entalhado e ou recortado como diz e muito bem o Hélder, tipo “folha de carvalho”. Ás vezes o entalhe é tão acentuado que o núcleo é seccionado e é formado apenas por um conjunto de losangos e ou triângulos encostados.

De grosso modo, nas escapulares procuramos também e essencialmente tons e padrões de penas frescas associado ás mudas. Em “argentatus”, eximindo alguns padrões de cor escura que algumas aves também apresentam, revelam-se tons mais acastanhados, amendoados, com núcleos mais claros/pálidos, ao invés das “michahellis” que apresentam normalmente tons mais escuros onde predominam os cinzentos e o preto.

As âncoras podem ser comuns, tanto em “argentatus” como em “michahellis”, sendo nestas uma característica mais associada á espécie…

Gilberto, obrigado. Se for possível colocares aqui exemplos (imagens) de situações típicas, eu agradecia, pois ainda tenho alguma dificuldade com os primeiros invernos desta espécie. Isto porque as descrições são um bocado subjectivas e eu ainda não percebi muito bem qual é o tipo de "desenho" que se procura.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Dez 18, 2018 7:22 am

Larus argentatus 1cy em dezembro:

argentatus? HG-1-CY-escapulares-2-gera-o-1

argentatus? HG-1-CY-escapulares-2-gera-o-2

argentatus? HG-grandes-coberturas-2

argentatus? HG-grandes-coberturas

Larus michahellis 1 cy em dezembro:

argentatus? LM-escapulares-e-grandes-coberturas-1

argentatus? LM-grandes-coberturas-2photo upload url

Agora, nem tudo é assim tão simples, tão óbvio, de modo a chegarmos a uma ID segura. Existem variações que dão lugar a sobreposições e, aqui, ás vezes não chega olharmos apenas para estas características.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo