e-bird - registos não confirmados
+2
Tissot
Jaime Pires
6 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 1 de 1
e-bird - registos não confirmados
Provavelmente já foi colocada esta questão aqui.
Verifico que existem muitos registos não confirmados e não percebo porquê. Daí que fazia as seguintes perguntas:
1 - Há algum procedimento especial para resolver estas situações?
2- Devem as mesmas ficar assim no e-bird? Ou deverão os interessados "pessoa que reportou" e "responsável de verificação" procurar resolver o assunto?
3 - Será possível questionar o responsável de área sobre a razão da colocação dessa "não confirmação"?
4 - Por ultimo desejava saber se a situação de "unconfirmed" diz respeito à foto (s) colocada ou igualmente ao report a que se refere?
Obrigado...
Verifico que existem muitos registos não confirmados e não percebo porquê. Daí que fazia as seguintes perguntas:
1 - Há algum procedimento especial para resolver estas situações?
2- Devem as mesmas ficar assim no e-bird? Ou deverão os interessados "pessoa que reportou" e "responsável de verificação" procurar resolver o assunto?
3 - Será possível questionar o responsável de área sobre a razão da colocação dessa "não confirmação"?
4 - Por ultimo desejava saber se a situação de "unconfirmed" diz respeito à foto (s) colocada ou igualmente ao report a que se refere?
Obrigado...
Re: e-bird - registos não confirmados
https://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1055676-understanding-the-ebird-review-and-data-quality-process?b_id=1928
Jaime Pires escreveu:
Obrigado...
Quando é a foto o observador é informado de que a foto não é da espécie em causa, e o resto depende da resposta, não?
1º nalgumas dessas situações não foste contactado?
2º nalgumas dessas situações não foste contactado?
3º deduzo que não foste contactado?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Tissot - Eu conheço razoavelmente o processo e compreendo aquilo que ele diz e pede simultâneamente. E respeito.
Pedro -
1º - Fui contactado em muitas situações e tanto quando pude analisar essas estão todas resolvidas. Pode ter havido algum mail que tenha passado. Vou ter de olhar para ver isso.
2º - Idem
3º Nem sei quem pode (ou deve ) ser contactado. Até penso que isso não deveria partir de nós por uma questão de higiene, como se entende do "Understanding and review process".
Portanto deduzindo que não fui contactado, e antes de "alarmar" onde não se justifica haverá algo que se possa/deva fazer?
Vou fazer uma lista das mais antigas (algumas são do inicio do ano) e se não encontrar nenhum mail vou procurar saber quem é o revisor e procurar se ele enviou algum mail. Pode ter passado ou o mail pode ter-se extraviado...Mas vou ver se realmente não tenho nenhum mail (porque pode ser falta minha).
Para já obrigado. Quando tiver isto mais esclarecido volto aqui..
Obrigado
Pedro -
1º - Fui contactado em muitas situações e tanto quando pude analisar essas estão todas resolvidas. Pode ter havido algum mail que tenha passado. Vou ter de olhar para ver isso.
2º - Idem
3º Nem sei quem pode (ou deve ) ser contactado. Até penso que isso não deveria partir de nós por uma questão de higiene, como se entende do "Understanding and review process".
Portanto deduzindo que não fui contactado, e antes de "alarmar" onde não se justifica haverá algo que se possa/deva fazer?
Vou fazer uma lista das mais antigas (algumas são do inicio do ano) e se não encontrar nenhum mail vou procurar saber quem é o revisor e procurar se ele enviou algum mail. Pode ter passado ou o mail pode ter-se extraviado...Mas vou ver se realmente não tenho nenhum mail (porque pode ser falta minha).
Para já obrigado. Quando tiver isto mais esclarecido volto aqui..
Obrigado
Se entendes bem o processo, direi somente o seguinte.
Cada caso é um caso e o revisor age em conformidade com os dados disponíveis num dado momento.
Todo e qualquer registo é passível de ser questionado (mas nunca é eliminado, só o pode ser pelo próprio utilizador).
Os próprios revisores eBird não escapam a este escrutínio e também têm registos seus não disponibilizados publicamente.
Don't stress ...go birding!!!
Cada caso é um caso e o revisor age em conformidade com os dados disponíveis num dado momento.
Todo e qualquer registo é passível de ser questionado (mas nunca é eliminado, só o pode ser pelo próprio utilizador).
Os próprios revisores eBird não escapam a este escrutínio e também têm registos seus não disponibilizados publicamente.
Está bem.
Entretanto verifiquei que havia vários mails a que não tinha respondido e já o fiz. Vou aguardar um tempo para os revisores fazerem as correcções ou não se assim se justificar e depois volto a analisar.
A ideia é limpar as coisas para reduzir o impacto das situações não confirmadas.
Obrigado...
Entretanto verifiquei que havia vários mails a que não tinha respondido e já o fiz. Vou aguardar um tempo para os revisores fazerem as correcções ou não se assim se justificar e depois volto a analisar.
A ideia é limpar as coisas para reduzir o impacto das situações não confirmadas.
Obrigado...
Tissot escreveu:
Sim, o revisor de Leiria é um chato com os meus registos, tem literalmente dezenas de registos meus ocultos..
O revisor de Leiria deves ser tu, não? Eheheheh...Isso acontece com todos...revisores ou não.
Jaime Pires escreveu:O revisor de Leiria deves ser tu, não? Eheheheh...Isso acontece com todos...revisores ou não.
Sim, eu fui à semanas questionado sobre alguns registos meus, já com muitos meses no sistema, calhou que o revisor em causa os tinha deixado na prateleira já que eu tinha colocado a nota de fotos a adicionar e nunca mais o fiz.
Como por norma não vou ver se um registo meu aparece ou não nos mapas, depois não reparo nessas questões.
Já agora uma pergunta: recebemos sempre um mail a pedir esclarecimentos? Como estou a colocar dados muito antigos e em grande quantidade, disparam alguns filtros, mas até agora apenas recebi um pedido de esclarecimentos, pois enganei-me a meter um dado (erro com a localidade), mas na descrição percebia-se que era para outro, por isso foi fácil!
Não. Apenas quando o revisor assim entende que deve fazer.Luis Reino escreveu:Já agora uma pergunta: recebemos sempre um mail a pedir esclarecimentos?
HL escreveu:Não. Apenas quando o revisor assim entende que deve fazer.Luis Reino escreveu:Já agora uma pergunta: recebemos sempre um mail a pedir esclarecimentos?
Mas pode eliminar um registo 'sem dar cavaco'?
Os registos nunca são eliminados, ficam apenas escondidos. Este link, apesar de extenso, pode ajudar a esclarecer alguma dúvidasLuis Reino escreveu:Mas pode eliminar um registo 'sem dar cavaco'?
https://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1822748-ebird-review-standards
Nunca são eliminados pelo revisor, apenas o observador os pode eliminar.HL escreveu:Os registos nunca são eliminados, ficam apenas escondidos.
Luis Reino escreveu:
Mas pode eliminar um registo 'sem dar cavaco'?
Um revisor não afecta um registo, ou seja, faça o que faça o registo para o observador fica na mesma.
A única coisa que o revisor pode fazer é considerar que o registo não é publico.
Isso não afecta em nada os dados pessoais do observador, mas o registo não aparece nos mapas.
Pois mas eu entendo a dúvida do Luís: quando um filtro dispara e não recebemos qualquer mail, isso significa o quê?
Basicamente significa uma de três coisas:
1. O registo foi aprovado
2. O registo não foi aprovado
3. O revisor ainda não viu o registo
A situação 1 pode ser confirmada indo ver os mapas. Se o registo aparecer nos mapas, é porque foi aprovado.
Quanto às situações 2 e 3, só perguntando ao revisor.
A situação 1 pode ser confirmada indo ver os mapas. Se o registo aparecer nos mapas, é porque foi aprovado.
Quanto às situações 2 e 3, só perguntando ao revisor.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:Pois mas eu entendo a dúvida do Luís: quando um filtro dispara e não recebemos qualquer mail, isso significa o quê?
.
Sim, mas a situação 3 irá dar origem à 1 ou 2.
pedro121 escreveu:Sim, mas a situação 3 irá dar origem à 1 ou 2.
...ou não...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662